A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os Esquimós.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os Esquimós."— Transcrição da apresentação:

1 Os Esquimós

2 Localização e Habitação
 Os esquimós localizam-se no Leste da Sibéria, no Norte do Alasca e do Canadá e da Gronelândia. Nessas regiões o Inverno é longo e bastante rigoroso.  No Verão, quase todos os esquimós vivem em tendas feitas de pele de caribu ou de foca. No Inverno, moram em casas feitas de turfa (agregado de restos de vegetais)  Quando viajam, constroem casas de gelo em forma de cúpulas que servem de abrigos temporários, os iglus.  Apenas os do centro do Canadá e os das ilhas do Norte desse país usam as casas de gelo, chamadas iglos, como abrigos permanentes de inverno. Estes são construídos com a neve endurecida em blocos, pelo efeito do vento e do frio.

3 Mapa das regiões esquimó

4 Os iglos

5 Vila esquimó

6 Comunidade esquimó

7 Alimentação As terras do norte por serem muito frias não são favoráveis ao crescimento de plantas, portanto estas não têm grande relevância na alimentação dos esquimós.  Estes alimentam-se maioritariamente dos animais que caçam e pescam, como foca, a morsa e a baleia, e ainda de aves e do urso polar. Tudo é aproveitado nos animais.  O povo esquimó alimenta-se a base de carne crua. Aliás, o seu nome significa mesmo comedores de carne crua.  Comem peixe rico em ómega 3, pois este permite que o sangue circule mais fluidamente tornando mais fácil o equilíbrio da temperatura no corpo. Caça à baleia.

8 Refeição de uma família esquimó

9 Meio de transporte Os esquimós usam os cães como meio de transporte:
para arrastarem trenós e embarcações; na caça ao urso branco; para defenderem os seus acampamentos e as suas manadas de caribous (renas norte-americanas) dos predadores. O trenó mede de 3 a 10 metros de comprimento. Husky – raça de cão comum em climas frios.

10 Trenó puxado por cães

11 Vestuário Os esquimós vestem-se com as peles dos animais, porém, ao contrário dos outros povos, eles usam a pele voltada para dentro, de forma a mantê-la mais próxima ao corpo e promover um aquecimento mais adequado. Mulher com traje traicional.

12 Vestuário esquimó

13 Língua esquimó As línguas esquimó-aleútes constituem um conjunto de idiomas falados na Groenlândia, no Árctico canadiense, no Alasca e em partes da Sibéria. Geralmente, são divididas em três principais dialectos: O inuíte, falado no norte do Alasca, Canadá e Groenlândia O yupik, falado no oeste e sudoeste do Alasca, e na Sibéria. O aleúte, falado nas ilhas Aleutas e nas ilhas Pribilof.

14 Costumes/curiosidades
São conhecidos por serem um povo solidário, acolhedor e pacífico. São um povo nómada.

15 As principais actividades das mulheres em contexto doméstico são costurar e cozinhar. Por sua vez, os homens dedicam-se a preparar os seus utensílios para caçar e pescar focas e baleias Para se cumprimentar, os esquimós tocam-se uns nos outros com a pontinha do nariz. Eles recorrem ao nariz, pois é uma das únicas partes do corpo que não fica coberta de roupas. A estatura dos esquimós é pequena, os homens medem, em média, 1,60 m e as mulheres 10 cm menos. Os corpos são fortes e os membros curtos. Têm traços físicos mongóis.

16

17


Carregar ppt "Os Esquimós."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google