A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Liselena Farias Terek PCNP Ciencias da Natureza Química.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Liselena Farias Terek PCNP Ciencias da Natureza Química."— Transcrição da apresentação:

1 Liselena Farias Terek PCNP Ciencias da Natureza Química

2 Compreender a importância histórica dos metais no desenvolvimento das civilizações. Estudo dos metais visando a construção de conceitos químicos de maneira contextualizada e interelacionada com as questões tecnológica, ambientais e sociais. Entender as propriedades dos metais com estreita relação de sua aplicabilidade no cotidiano e sistema produtivo.

3 Precauções: Cuidado com choques elétricos: Quando do manuseio do aparelho de condutibilidade elétrica. Ao testar o aparelho unindo os fios desencapados. Cada vez que for limpar os terminais com palha de aço, desligar da tomada o aparelho.

4 Condutibilidade elétrica Ligas metálicas Condutores e isolantes elétricos Ligação metálica Propriedades físicas Simbologia química Modelo atômico

5 Quais os materiais utilizados? Complete a tabela indicando os materiais que permitem que a lâmpada acenda ou não: O aço pintado conduz a corrente elétrica? O que apresentam em comum os materiais que conduzem a corrente elétrica? Acende a lâmpadaNão acende a lâmpada

6 Compare o latão e o aço: o que apresentam em comum? O que são ligas metálicas? Compare a condutibilidade elétrica da água do mar com a dos metais que permitam que a lâmpada acenda? Por que alguns materiais não conduzem a corrente elétrica como nos metais?

7 Corrosão dos metais Emprego dos metais no cotidiano ( Construção de tabelas do tipo) metaisAlguns usossímbolo Ourojóias, uso dentário, dispositivos eletrônicos Au Pratajóias, utensílios de casaAg Ferroaço, uso em construção, máquinas Fe Alumínioutensílios de casa, fabricação de aviões, em construção Al Cobrefios elétricosCu Mercúriotermômetros, dentário, em lâmpadas Hg urâniousinas e armas nuclearesU

8 Objetivo: Compreender o conceito de densidade e verificar a densidade de alguns metais.

9 Recomendações Técnicas: Organize grupos de no máximo 4 alunos. Oriente os alunos para anotarem a massa da amostra, o volume inicial da água na proveta antes da adição da amostra na água. A amostra deverá ter diâmetro menor do que o de uma proveta de 25mL. O volume inicial da água deve ser tal que possa cobrir totalmente a amostra. Auxilie os alunos a organizarem uma tabela para anotação dos dados.

10

11 Quais metais você conhece e para que são utilizados? Como podemos identificar os metais? Você já deve ter ouvido falar que o ferro é mais denso do que o alumínio. Como você explica este fato? Você já se questionou por que um prego afunda na água do mar e um navio flutua? Por que o tronco de uma árvore, mais pesado do que o pedregulho, bóia na água ao passo que o pedregulho afunda nela? Compare os valores obtidos da densidade do metal por você obtida com a tabela a seguir e identifique este metal.

12 METALDENSIDADE (g/cm 3 )METALDENSIDADE (g/cm 3 ) Alumínio2,7Mercúrio13,5 Chumbo11,3Níquel8,9 Cobre8,9Ouro19,3 Estanho7,2Platina21,4 Ferro7,8Prata10,5 Magnésio1,7Titânio4,5 Tabela 1- Densidade de alguns metais. (Handbook of Chemistry and Physics).

13 Densidade dos metais densidadeextensão Propriedades específicas (dureza; P.F, PE) Massa e volume

14 Aplicações do metais na sociedade de acordo com a densidade. Substituição dos metais por outros materiais, tais como: plásticos, destacando os aspectos positivos e negativos. Reciclagem de metais Dilatação térmica dos metais. Os metais e o meio Ambiente

15 Objetivo: Interação dos metais com outras substâncias e o problema da corrosão. Classificar metais segundo sua reatividade, através da reação com ácido (HCl)

16 Precauções e recomendações técnicas: Orientar o aluno : A respeito das técnicas e regras de segurança no manuseio do HCl. Para observar com detalhes os metais: cor, brilho, maleabilidade, et. Identificarem cada tubo de ensaio e o respectivo metal. Colocarem ao mesmo tempo os metais nos tubos de ensaio. Não inalaram os vapores desprendidos pelo experimento. Cuidados com o descarte dos materiais..

17 Reação dos metais com ácido

18 O que aconteceu? Ocorreu uma transformação química? Qual a evidência? Que gás liberou? Qual o nome deste gás? O que aconteceu com o metal? O que tem na solução após a interação do metal com o ácido? O que provocou a formação do gás? Por que o H 2 não ficou na solução?

19 Uma pessoa resolveu colocar na sua casa de praia um portão de ferro enquanto que seu vizinho optou por um portão de alumínio. Qual dos dois você considera que fez a melhor opção? Justifique sua resposta. Muitos acabamentos metálicos de ferro, como os de portões, grades, recebem antes da pintura uma camada de zarcão. Qual a finalidade desta camada? Justifique. Você já deve ter tido contato com: uma colher de aço, uma medalha de bronze, um utensílio de latão. O que significa para você as palavras aço, bronze e latão?

20 Reatividade dos metais com ácido Transformações químicas Oxidação/ redução corrosão Rapidez da reação Reações exotérmicas Reatividade/T abela periódica

21 tuboMetalTransformação com HCl (aq) Rapidez da reação Sugestão de tabela para organização dos dados

22 Discussões: Mg (S) + HCl (aq.) MgCl 2 (aq.) + H 2(g) Zn (S) + HCl (aq.) ZnCl 2 (aq.) + H 2(g) Fe (S) + HCl (aq.) FeCl 2 (aq.) + H 2(g) Cu (S) + HCl (aq.) x Ordem crescente de reatividade: Mg>Zn>Fe>Cu


Carregar ppt "Liselena Farias Terek PCNP Ciencias da Natureza Química."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google