A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª Vivian Zaboetzki Dutra. É a introdução de um cateter ou sonda através da uretra, até a bexiga. Motivos: Colher urina asséptica para exames laboratoriais;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª Vivian Zaboetzki Dutra. É a introdução de um cateter ou sonda através da uretra, até a bexiga. Motivos: Colher urina asséptica para exames laboratoriais;"— Transcrição da apresentação:

1 Profª Vivian Zaboetzki Dutra

2 É a introdução de um cateter ou sonda através da uretra, até a bexiga. Motivos: Colher urina asséptica para exames laboratoriais; Esvaziar a bexiga na retenção urinária.; Facilitar o controle rigoroso da diurese; A sondagem vesical deve ser realizada com técnica rigorosamente asséptica.

3

4 Introduzir uma sonda através da narina, até que esta alcance o estômago. Objetivos: Alimentar um paciente incapaz de fazê-lo por via oral; Realizar lavado gástrico, principalmente nos casos de ingestão de produtos tóxicos; Injetar contraste para realização de exames radiológicos; Aliviar distensão gástrica. – Aspiração e lavado gástrico Remover o conteúdo estomacal. – Ingestão de produtos tóxicos, exceto nos casos de derivados do petróleo e produtos ácidos ou cáusticos; – Sangramento gástrico.

5

6

7

8 Introduzir uma sonda através da boca da criança, até que esta alcance o estômago. A principal vantagem na utilização dessa técnica é a possibilidade de manter livres as narinas, facilitando o processo respiratório.

9

10

11 Os pulmões são estruturas elásticas contidas dentro da caixa torácica. São revestidos por um saco seroso, a pleura, que se divide em dois folhetos sendo um aderido ao pulmão, pleura visceral, e outro aderido à parede torácica, pleura parietal. Entre esses dois folhetos existe um espaço virtual que contém líquido. Sempre que houver um acúmulo de qualquer substância no espaço interpleural a expansão pulmonar fica prejudicada. Drenagem de tórax é a introdução de um tubo o espaço interpleural com o objetivo de retirar ar, líquido ou secreção aí existente. Durante a troca, remoção ou manuseio o frasco do dreno deve permanecer pinçado.

12

13

14

15 Os drenos com aspiração por sanfona são utilizados para retirar líquido (sangue ou exsudado) de feridas cirúrgicas. São instalados pelo médico em bloco cirúrgico e, devido ao vácuo formado pela sanfona, fazem uma aspiração suave. – Esvaziamento do dreno com aspiração por sanfona

16


Carregar ppt "Profª Vivian Zaboetzki Dutra. É a introdução de um cateter ou sonda através da uretra, até a bexiga. Motivos: Colher urina asséptica para exames laboratoriais;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google