A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Hipnose Científica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Hipnose Científica."— Transcrição da apresentação:

1 Hipnose Científica

2 Uma maneira de facilitar a melhoria humana

3 É além: uma Medicina Alternativa
É um procedimento médico e ético, podendo ser exercido por psicólogos, médicos, odontólogos e demais profissionais de melhoria de performance, com curso superior e/ou em formação, da área humana, desde que devidamente qualificados em curso para esse fim.

4 O que é e para que serve?

5 A definição científica é: um estado modificado da consciência.

6 Como ciência serve para que as pessoas permitam-se viver com mais qualidade.
É utilizada nas mais diversas áreas: Médica  Esportiva Odontológica  Profissional Psicológica  Pediátrica Educacional  Entre outras

7 Então não se trabalha só com as dificuldades, com a patologia?
Não! Antigamente os profissionais eram formados somente para tratar a doença, as dificuldades, a patologia e muitos ainda hoje estão com o seu foco concentrado nessa direção, perdendo mercado, dinheiro e auto-realização. Hoje, mesmo as pessoas saudáveis e que se cuidam bem, querem crescer, querem ter melhoria de performance (já fazem bem alguma coisa e sabem que podem melhorar).

8 Então não se trabalha só com as dificuldades, com a patologia?
É ai também que a hipnose tem colaborado! A melhoria de performance passa a ser o principal pano de fundo com esses profissionais. É possível potencializar a motivação, o bem estar, a persistência. Torna-se fácil redirecionar o foco de cada um para seus objetivos. Através do inconsciente se reprograma os novos recursos para que se chegue aonde quiser, com mais facilidade e num período de tempo menor.

9 Por que alguns profissionais e clientes têm medo da hipnose?
Primeiro porque Freud a utilizou e depois a abandonou. Ele foi o único terapeuta que nunca foi terapeutizado (muitas das suas dificuldades nunca foram resolvidas). Alguns professores nas faculdades sem saber usar, porque não aprenderam, preferem botar a culpa em Freud; No passado e ainda hoje muitos charlatães usam e abusam da hipnose;

10 Por que alguns profissionais e clientes têm medo da hipnose?
Os produtores cinematográficos preferem dar o enfoque sensacionalista e pernicioso para a hipnose; Muitos profissionais conhecem pouco da hipnose e temem aplicá-la, preferindo uma posição neutra.

11 HISTÓRIA DA HIPNOSE (resumo)
No Egito Antigo está registrada nos Templos do sono. Na Índia, Pérsia, Caldéia, China, etc. O Termo Hipnose Moderna foi criado em 1815 pelo Médico Franz Antoni Mesmer. O Médico James Braid em 1860 comprovou a Hipnose como fenômeno Neuro-fisiológico.

12 HISTÓRIA DA HIPNOSE (resumo)
Em 1904 – Dr. Hypolite B.: Faculdade de Medicina, na França realizou cirurgias c/ analgesias e anestesias por hipnose. Em 1925 o Dr. J. Breuer deu continuidade a hipnose na medicina. Em 1939 Dr. S. Freud utiliza-a na melhoria da histeria feminina e depois abandona.

13 HIPNOSE CIENTÍFICA NO BRASIL
Em 1888 o Dr. Francisco Fajardo faz sua tese de Doutorado com a Hipnose na Faculdade de Medicina do RJ. Em 1891 na Bahia, na Faculdade de Medicina: De novo hipnose como Tese de Doutorado do Dr. A. F. Magalhães. Em 1916 na Faculdade de Medicina do RJ, o Dr. C. N. Guimarães também faz sua Tese de Doutorado no uso da hipnose. Em 1973 a Faculdade de Medicina da USP inicia o pleno uso da hipnose pelo Instituto de Psiquiatria. Em 1974 a Faculdade de Medicina da USP de novo, o Dr. A. C. Moraes Passos faz sua Tese de Doutorado mostrando a eficácia do hipnose.

14 HIPNOSE CIENTÍFICA NO BRASIL
No início dos anos 80 Myron Saling e Mauricio de Souza com outros amigos fundaram a SOHIPAR – Sociedade de Hipnologia do Paraná, pra estender para todo Sul do País entre médicos, dentistas e psicólogos, através do Curso Básico de Hipnose Científica. Em 1993 na PUC/RJ a Dra. Ruth Nogueira aplica a Hipnose na Obstetrícia. Em 2003 o Dr. Marlus V.C. Ferreira, lança uma das obras mais completas sobre a hipnose científica, com o título: Hipnose na Prática Clínica - Editora Atheneu, SP. Em 2004 o Dr. Myron e Maurício criaram o Curso Avançado em Hipnose Científica, através da SOHIPAR - uma ESPECIALIZAÇÃO – com encontros mensais, num fim de semana, durante um ano.

15 Pressupostos básicos na Hipnose Científica:
Todas as pessoas são hipnotizáveis; Os hipnólogos conhecem as técnicas de indução e facilitam as pessoas para que elas se beneficiem; São as pessoas que se permitem ser hipnotizadas. Portanto, as pessoas se curam; O contato direto com o inconsciente é freqüente; Após cada sessão o inconsciente continua agindo em benefício da própria pessoa; Os resultados são mais rápidos, mais eficazes, mais duradouros e menos onerosos. “Ninguém pode lhe dar conselhos mais sábios que você mesmo”. (Cícero)

16 Na prática, como isso acontece?
Através de técnica de indução, atingindo níveis de aprofundamento, onde é realizado um trabalho espontâneo através do inconsciente, ou conduzido, atendendo aos interesses do hipnotizado.

17 O que é profundidade? É o nível atingido pelas ondas cerebrais com a redução das batidas cardíacas, onde as pessoas apresentam maior suscetibilidade aos comandos, sugestões e permissões internas para sua própria melhoria, comparadas ao seu estado normal de vigília.

18 E como se sabe dos Níveis de profundidade no transe hipnótico?
Através de testes e sinais físicos observáveis, nos quatro níveis que são: LEVE - Apresenta uma ciclagem cerebral entre 13 e 8 ondas por segundo, o equivalente a estado Alfa no alfabeto grego; MÉDIA – Apresenta a ciclagem cerebral entre 7 e 4, o equivalente a o estado Teta; PROFUNDA – com uma ciclagem cerebral entre 4 e 1 equivalente ao estado Delta; SONAMBÚLICA – com uma ciclagem entre 1 e 0,5, o equivalente ao estado Ômega.

19 Hipnose e Sono então não são as mesmas coisas?

20 Não! O termo H I P N O S E é de origem grega, que significa:
Hypnos = sono Anesis = Relax físico e mental O Inconsciente dorme nunca! Ele é sábio e age por prioridade. E a base da HIPNOSE CIENTÍFICA é ter acesso a esse lado humano chamado inconsciente (inconsciente coletivo, individual, sistema autônomo que mantém a vida) para gerar melhorias. Isso é muito diferente do sono fisiológico, espontâneo, com seus sonhos e pesadelos que aliviam a psiquê para o dia seguinte. De acordo com Jung: “Não vemos o mundo como ele é. O mundo é como nós o vemos. A mente é programável e reprogramável.

21 Então, as pessoas podem se reprogramar?
Sim! Ninguém tem que continuar sendo o que é a vida inteira. O dia-a-dia pode fazer as pessoas se tornarem melhores ou piores. A hipnose é o melhor recurso para ajudar na transformação das pessoas no crescimento pessoal e profissional.

22 Legislação Geral Decreto de 22/07/61 - assinado pelo Presidente Jânio Quadros – Proibia o uso em espetáculos de qualquer tipo ou forma, em clubes, auditórios, palcos ou estúdios de rádio e televisão. Foi revogado pelo Fernando Collor com o Decreto 11 de 19/01/1991.

23 NO BRASIL A HIPNOTERAPIA foi reconhecida e aprovada!
Pelo Conselho Federal de Medicina – CFM, Código de Ética , no Capítulo VI , Art. 62, 63 e 64 em – Sociedade de Hipnose Médica do Rio de Janeiro SOHIMERJ; A Lei da Odontologia foi de 24/08/1966, Art. 6o. Par. I-VI, regulamentando o exercício da Hipnose na profissão; Já o Conselho Federal de Psicologia - CFP, fez a aprovação em , com a Resolução 013/00. Desde 1964 o Decreto de 21 de Janeiro regulamenta a Lei de 27/08/1962, que permitia a Psicologia utilizar a Hipnose como recurso auxiliar do trabalho do Psicólogo.

24 A prática da HIPNOSE é exercida pelos Profissionais da Área Humana!
Os que têm decretos são os que trabalhavam mais com as enfermidades:  Médicos – Decreto n° 3 268/57;  Psicólogos – Decreto n° /61;  Odontólogos – Decreto n° 5 081/66; Os demais dependem de seus Conselhos com a nova visão de Melhoria de Performance.

25 Antigamente: Dizia que algumas pessoas são hipnotizáveis;
Dizia-se que as pessoas hipnotizáveis apresentavam um dos cinco sinais: 1) lóbulo da orelha colado; 2) pomo de Adão ressaltado; 3) curvas laterais nos lábios – coringa; 4) olhar de Cristo – parte branca dos olhos; e 5) cabelos loiros. J.Kennedy reunia todos esses sinais simultaneamente! Hoje sabemos que todos as pessoas são hipnotizáveis, só depende dela querer e do hipnólogo utilizar técnica adequada.

26 Afinal, onde tem sido mais aplicada a hipnose?
Na área médica – potencializando o medicamento, cirurgia sem anestesia química, reprogramando a forma de falar e pensar do médico e dos pacientes, entre outras maneiras; Na área odontológica – extração sem anestesia química, eliminando o medo de dentista, aceleração na recuperação de cirurgias, etc.; Na área psicológica – eliminando traumas, potencializando bem-estar e estudos, tratamento de vícios, melhoria de performance, entre outros; Na área esportiva – com preparação de atletas para competições, eliminação de medos, potencializando resistência, reprogramando forma de pensar, entre outras maneiras mais;

27 Afinal, onde tem sido mais aplicada a hipnose?
Na área de enfermagem – eliminando a dor, acelerando a recuperação, a cura e a cicatrização num menor espaço de tempo, etc.; Na Educação – com superaprendizagem, aumentando a concentração e a memória, reduzindo estresse, se preparando melhor para provas, etc.; Na criminalística – desvendando crimes, localizando objetos, etc.; Na nutrição – reprogramando obesos, terceira idade mais saudáveis, potencializando alimento e força de vontade, entre outras;

28 Afinal, onde tem sido mais aplicada a hipnose?
Na Parapsicologia – eliminando traumas, recuperando doentes, melhorando o bem-estar das pessoas, melhoria de performance, etc. Na pediatria – com soluções noturnas – hipnopedia para qualquer dificuldade na criança, além da terapia com a recuperação rápida.

29 E se quiser fazer somente terapia através da hipnose?
São muitos os profissionais que fizeram o curso de Hipnose Científica e hoje trabalham com resultados surpreendentes. Os hipnoterapeutas que fizeram o Curso Avançado de Hipnose Científica são os mais indicados, porque são profissionais que possuem o equivalente ao Pós-graduação.

30 Por que um curso Avançado de Hipnose Científica?

31 Porque a sua utilidade e abrangência vão muito além do que se imagina e os profissionais da área humana precisam ser bem treinados para saber fazer com consciência e convicção!

32 São 73 temas de aprofundamento, dos quais destacamos:
Diversos Métodos de Indução; Rememorização e Revivescência – Regressão; Gênese das Enfermidades; Aplicações da Hipnose; Hipno-psico-neuro-endócrino Imunologia; Profilaxia do Casal Gestante; Prontificação para Aprovação no Vestibular; Parapsicologia; Geriatria, Pacientes Terminais e Coma; Distúrbios Sexuais; Hipnopedia; Dermatologia – manifestações – HELP-ME; Tricofagia – arrancar e comer os cabelos; Hipnose Transpessoal; Suicidas; Hipnose no Pré, Per e Pós-operatório; Hipnose na Criminalística; Hipnose na Impotência e no Vaginismo; Enurese e Ecoprese; Tratamento da Obesidade; Eliminação do Vício do Tabagismo; Conduto Terapêutico para Livrar-se das Drogas; Analgesia e Anestesia; Tratamento do Alcoolismo; Síndrome de SAD; Paciente Bipolar (maníaco e depressivo); Falar em Público; Hipnose à distância.

33 Já aconteceu algum curso Avançado?
Sim! Em Curitiba (PR) aconteceu uma turma de Agosto de 2006 a Julho de 2007, envolvendo médicos, psicólogos, parapsicólogos, nutricionista e Professora de educação física. Até maio/06 duas turmas foram formadas em Passo Fundo – RS, sob a coordenação da Clínica TAO, com a Dra. Marinete Gaviolli.

34 A Sociedade de Hipnologia do Paraná - SOHIPAR
Fundada no início do anos oitenta; Realizou muitos cursos básicos de Hipnose para mais de mil médicos, dentistas, psicólogos, dentre outros profissionais da área humana através dos seus fundadores Myron Saling e Mauricio de Souza; Teve sede própria, graças aos trabalhos não remunerados dos dois fundadores; Tinha reuniões as quartas-feiras, das 20 às 22hs sempre com a “casa cheia” - presença entre 30 e 50 profissionais; Chegou a ter mais de dez sociedades fundadas no Sul do país atuante, com encontros e congressos; Chegou a ter mais de 20 mil dólares em caixa, além da sede própria; Nos últimos anos em que outros colegas foram designados para a direção da SOHIPAR, ela vem se tornando inoperante e com dificuldades; Hoje, não tem sede e está presente através dos profissionais.

35 Hoje a hipnose na vida Empresarial
Reduz o estresse de todos os colaboradores; Potencializa a performance dos cargos estratégicos; Aguça a concentração na tomada de decisão; Desenvolve a capacidade de pensar e melhora a criatividade nas equipes; Melhora o Relacionamento, elimina o conflito e cria sinergia; Facilita o cumprimento das metas, dentre outras aplicabilidade.

36 Hipnose e suas derivações

37 Debates – desativado. Parte do site consta no

38 Referências bibliográficas:
Ferreira, Marlus Venícius Costa. Hipnose na prática clínica. São Paulo: Atheneu, 2000; Guyonnaud, Jean Paul. Adormecer pela Hipnose e esclarecer pela Sofrologia. 2. ed. São Paulo: Organização Andrei, 1981; Damásio, Antonio. O mistério da consciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2002; Izquierdo, Iván. Questões sobre memória. São Leopoldo/RS: Unisinos, (Coleção Aldus 19); Lent, Roberto. Cem bilhões de neurônios – conceitos fundamentais de neurociência. São Paulo: Atheneu, 2004; Jaffe, Aniela. Memórias, sonhos e reflexões de Carl Gustav Jung. São Paulo: Nova Fronteira, 1989; Ostronder, Sheila; LYNN, Schroedes. Superaprendizagem pela Sugestiologia. Rio de Janeiro: Record, 1978; Souza, Mauricio. Ajudando na melhoria do seu filho – Pescador de Sonhos. Curitiba: Gráfica Amaro, 2006; Saling, Myron e Mauricio de Souza. Prontificação para aprovação no Vestibular e em Concursos. Curitiba: Gráfica Vicentina Editora Ltda, 2006; Benson, Herbert e Marg Stark – Medicina Espiritual – O Poder Essencial da Cura – Editora Campus


Carregar ppt "Hipnose Científica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google