A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PESQUISA E TRATAMENTO DE INFORMAÇÃO É um processo que visa 4 objectivos principais:  Tornar o aluno um consumidor crítico de produtos de informação; 

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PESQUISA E TRATAMENTO DE INFORMAÇÃO É um processo que visa 4 objectivos principais:  Tornar o aluno um consumidor crítico de produtos de informação; "— Transcrição da apresentação:

1 PESQUISA E TRATAMENTO DE INFORMAÇÃO É um processo que visa 4 objectivos principais:  Tornar o aluno um consumidor crítico de produtos de informação;  Familiarizar o aluno com técnicas de resolução de problemas;  Tornar o aluno competente na utilização de métodos de trabalho eficazes;  Desenvolver a autonomia do aluno. BIBLIOTECA ESCOLAR

2 CURRÍCULO NACIONAL DO ENSINO BÁSICO Competências Gerais “À saída da educação básica, o aluno deverá ser capaz de: (1) Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano; (5) Adoptar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos visados; (6) Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável; (7) Adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões; (8) Realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa; (9) Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns.” 6 em 10 BIBLIOTECA ESCOLAR

3 COMPETÊNCIA 6 BIBLIOTECA ESCOLAR

4 QUE TRABALHOS DE PESQUISA «ENCOMENDAMOS» AOS NOSSOS ALUNOS? Apresenta um trabalho sobre … A Biografia do Autor X A Poluição O que fazem os nossos alunos?  Vão à ENCICLOPÉDIA: fotocopiam/copiam à mão/passam no computador… Fernando Pessoa, poeta português (Lisboa, 1888 – id., 1935) inventou biografias distintas e cujas poesias são, na forma e no conteúdo, outras vozes de que se valeu para transmitir a heterogeneidade de sua riqueza interior. BIBLIOTECA ESCOLAR

5  Vão à Internet: vão a um motor de busca/copiam o conteúdo do sítio ou simplesmente imprimem. BIBLIOTECA ESCOLAR

6 OS MAIS SOFISTICADOS… POLUIÇÃO: O HOMEM É O GRANDE VILÃO Veja só que coisa triste: o homem é o único ser vivo que destrói o ambiente em que vive. Nenhum outro habitante do planeta polui o ar, contamina a água, devasta florestas... As cidades são os centros de trabalho e moradia da maioria das pessoas do mundo. Algumas chegam a ter milhões de habitantes! Para abastecer e abrigar esse mundão de gente, consumimos energia, exploramos muitos recursos naturais e produzimos um montão de lixo. É aí que mora o problema. A ação do homem é perigosa pois é feita em grandes proporções. A fumaça das indústrias, das queimadas e dos carros das grandes cidades enchem o céu de gases tóxicos. Os esgotos não-tratados e o lixo produzido por indústrias e por milhões de pessoas contaminam a água e o solo.aráguaenergialixocarrosesgotossolo BIBLIOTECA ESCOLAR

7 AS 6 ETAPAS DE UM PROCESSO DE PESQUISA 1. IDENTIFICARO TEMA / PROBLEMA 2. PROCURAR AS FONTES DE INFORMAÇÃO 3. SELECCIONAROS DOCUMENTOS 4. RETIRAR A INFORMAÇÃO DOS DOCUMENTOS 5. TRATARA INFORMAÇÃO 6. COMUNICARA INFORMAÇÃO / PRODUTO FINAL BIBLIOTECA ESCOLAR

8 Quando o professor dá instruções para a realização de um trabalho de pesquisa… Deve orientar os alunos da forma o mais concreta possível… Na definição do tema - questões gerais, aspectos particulares, pontos de interesse do aluno; Na localização da Informação - estratégias de busca; sugestão de fontes; No uso da Informação - como seleccionar; elaborar sínteses, fichas de leitura, esquemas; Na forma do Produto Final – estrutura do trabalho; orientações para a apresentação. BIBLIOTECA ESCOLAR

9 COMO FAZER ? 1. Fornecer o tema sob a forma de problema Em vez de “A POLUIÇÃO DA ÁGUA” → Como convencer as pessoas de que a poluição da água é uma questão que nos deve preocupar a todos? 2. Elaborar guiões de pesquisa muito explícitos com tema; subtemas dicas de consulta – requer que o professor conheça os recursos ao alcance do aluno: biblioteca escolar, outras bibliotecas, internet… indicações precisas quanto ao produto final / estrutura do trabalho BIBLIOTECA ESCOLAR

10 3. Fornecer pistas concretas aos alunos: livros, sítios Os alunos precisam de compreender que não são premiados pela “caça” à fonte, mas sim pela forma como tratarão a informação e a apresentarão. 4. Impor a variedade de fontes consultadas Requerer que os alunos consultem três (ou mais) tipos de fonte. Por exemplo: uma Enciclopédia, um sítio na Internet e um Jornal (ou Revista). As fontes terão de constar da bibliografia do trabalho. 5. Definir um prazo final, mas também prazo(s) intermédio(s) um mês para conclusão do trabalho na primeira quinzena deve trazer o material recolhido, ou dúvidas, ou um esboço, etc. BIBLIOTECA ESCOLAR

11 6. Trabalhar com os alunos as etapas do processo de pesquisa Cada etapa pode ser trabalhada na aula. EX: ETAPA 4 – RETIRAR A INFORMAÇÃO DE DOCUMENTOS. Selecção de palavras-chave, conceitos nucleares;. Anotação de informações para realizar sínteses;. Aprender a fazer uma transcrição / citação ETAPA 6 – COMUNICAR /PRODUTO FINAL. É a etapa em que o aluno passa de investigador a COMUNICADOR, e deveria envolver competências particulares: - obrigar o aluno a formular uma apresentação útil, compreensível, e de preferência original; - implicar um envolvimento pessoal do aluno com o tema; - conduzir o aluno a uma avaliação pessoal do conjunto do seu trabalho. _________________________________________________________________ BIBLIOTECA ESCOLAR

12 … ETAPA 6 – COMUNICAR / PRODUTO FINAL É fundamental variar a forma do produto final que se pede ao aluno e complementar o tradicional trabalho escrito com outras actividades:. Guião para apresentação oral, debate, mesa redonda;. Cartaz, painel…. Reportagem jornalística, crónica, entrevista…. Maqueta, apresentação audiovisual…. Dossiê temático, fotográfico, exposição…. Relatos, páginas de diário, ficção histórica… BIBLIOTECA ESCOLAR

13 . Assumem-se como autores de trabalhos pelo facto de fazerem uma “formatação” – autores da forma e não do conteúdo. O QUE FAZEM OS NOSSOS ALUNOS PERANTE OS TRABALHOS «ENCOMENDADOS»?. Continuam a não se envolver pessoalmente com os temas.. Desenvolvem pouco posicionamento crítico face à informação recolhida.. Continuam a não distinguir “sítio” de “motor de busca”.. Continuam a não saber fazer citações, notas, indicações de bibliografia.. Continuam a não conseguir elaborar correctamente uma introdução ou uma conclusão. CONTINUAM SEM PERCEBER PARA QUE SERVE O TRABALHO DE PESQUISA BIBLIOTECA ESCOLAR

14 Não podemos esquecer…. A diversidade e quantidade de informação disponível na sociedade actual.. A evolução da informação a um ritmo impossível de controlar.. Os novos esforços de descodificação e assimilação que se exigem a cada pessoa. QUALQUER PROFESSOR PODE AJUDAR A CRIAR UM ALUNO… que se afogue no grande mar da informação… que aprenda a surfar no mar da informação! BIBLIOTECA ESCOLAR


Carregar ppt "PESQUISA E TRATAMENTO DE INFORMAÇÃO É um processo que visa 4 objectivos principais:  Tornar o aluno um consumidor crítico de produtos de informação; "

Apresentações semelhantes


Anúncios Google