A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IMPLEMENTAÇÃO COMPUTACIONAL DE UM SIMULADOR DE DINÂMICA MOLECULAR BASEADO EM TÉCNICAS DE AGLOMERAÇÃO DE PARTÍCULAS Jéssika da Rocha Silva Orientador: William.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IMPLEMENTAÇÃO COMPUTACIONAL DE UM SIMULADOR DE DINÂMICA MOLECULAR BASEADO EM TÉCNICAS DE AGLOMERAÇÃO DE PARTÍCULAS Jéssika da Rocha Silva Orientador: William."— Transcrição da apresentação:

1 IMPLEMENTAÇÃO COMPUTACIONAL DE UM SIMULADOR DE DINÂMICA MOLECULAR BASEADO EM TÉCNICAS DE AGLOMERAÇÃO DE PARTÍCULAS Jéssika da Rocha Silva Orientador: William Wagner Matos Lira Coorientador: Diogo Tenório Cintra Maceió, dezembro de 2011

2 MOTIVAÇÃO Alguns modelos numéricos como o Método dos Elementos Finitos e o Método dos Elementos de Contorno são amplamente usados em engenharia para analisar meios contínuos, porém, em diversas aplicações é necessário avaliar meios discretos. Isso vem transformando o MED em uma promissora ferramenta de estudo. Sua formulação clássica propõe que as partículas sejam representadas por discos ou esferas rígidas, no entanto existe a necessidade de se trabalhar com meios discretos cujos objetos envolvidos tenham formas arbitrárias.

3 OBJETIVOS Este trabalho propõe o desenvolvimento de um sistema computacional que simule de forma simplificada alguns processos envolvidos em reações químicas. Parte-se do fato de que estas reações acontecem quando diferentes reagentes combinam-se para formar produtos através do choque entre moléculas. As moléculas são idealizadas como um aglomerado de átomos, assim possuem formas geométricas arbitrárias.

4 METODOLOGIA O Método dos Elementos Discretos é um modelo numérico desenvolvido para simular o comportamento de meios particulados. O comportamento do meio descontínuo é controlado pelas interações entre cada partícula, assim como interações entre as moléculas de uma substância gasosa ou líquida com paredes. O Método de Dinâmica Molecular, assim como o MED é um método de simulação de meios discretos levando em conta as posições e velocidades do sistema químico a ser analisado. As colisões entre as moléculas podem ser simuladas de forma semelhante ao contato entre as partículas no MED, através de relações de força-deslocamento.

5 METODOLOGIA Mas é preciso tomar o cuidado de considerar que ao trabalhar com moléculas é preciso avaliar além de deslocamento, velocidade e aceleração variáveis como temperatura, pressão e concentração, que podem influenciar na velocidade das moléculas no sistema e, portanto, na simulação. A implementação computacional do aglomerado de partículas deverá ser feita em linguagem C++. O MED não tem uma formulação para trabalhar com temperatura e campos de energia, mas pretende- se usá-lo considerando essas variáveis.

6 RESULTADOS ESPERADOS E pretende-se implementar o aglomerado de partículas no software DEMOOP, para que a formulação empregada possa ser usada em modelos numéricos em maiores escalas. A pesquisa ainda está em fase de estudo, mas espera-se contribuir para melhorar a formulação do Método dos Elementos Discretos.

7 AGRADECIMENTOS Jéssika da Rocha Silva William Wagner Matos Lira Nome do coorientador


Carregar ppt "IMPLEMENTAÇÃO COMPUTACIONAL DE UM SIMULADOR DE DINÂMICA MOLECULAR BASEADO EM TÉCNICAS DE AGLOMERAÇÃO DE PARTÍCULAS Jéssika da Rocha Silva Orientador: William."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google