A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os transportes do Porto A cidade do Porto é conhecida pelos seus transportes, entre quais os eléctricos, os autocarros, os comboios... Vamos dar-lhe.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os transportes do Porto A cidade do Porto é conhecida pelos seus transportes, entre quais os eléctricos, os autocarros, os comboios... Vamos dar-lhe."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Os transportes do Porto A cidade do Porto é conhecida pelos seus transportes, entre quais os eléctricos, os autocarros, os comboios... Vamos dar-lhe a conhecer fundamentalmente o carro eléctrico, desde a sua pré-história até ao dos nossos dias e venha conhecer os mais extraordinários segredos sobre estes fantásticos transportes. Sabia que antes de 1878 eram utilizados carros eléctricos puxados por mulas? Então mude de slide e veja a nossa apresentação.....

4 A máquina a vapor da CCFP Em 27 de Julho de 1878 a Companhia Carris de Ferro do Porto adoptou o sistema de tracção (acção de uma força que desloca um móvel), até A máquina a vapor foi introduzida por haver necessidade de algum motor de tracção mais económico do que o animal. Assim, a máquina a vapor foi aplicada nas linhas de Tramway.

5 Fizeram-se em 1877, na linha da Foz, as primeiras experiências com uma locomotiva, que foi enviada directamente da Alemanha, da casa Henschei & Sohn de Cassel uma locomotiva para tramway. As locomotivas Rapidamente a CCFP obteve 4 locomotivas destas que trabalharam durante o Verão no percurso para a Foz. Em toda a Península Ibérica, esta companhia foi a primeira a usar a tracção a vapor das linhas Férreas Americanas. Tudo isto tornou a CCFP uma grande companhia.

6 O carro “eléctrico 100” é aberto e apenas protegido por cortinas. Circulou entre 1910 até 1928 na cidade do Porto. Nesta cidade apenas circularam dois destes modelos e eram muitas vezes utilizados, durante o Verão, para o transporte de turistas que iam para as praias. Variedade de carros!!! Só um dele sobreviveu a um incêndio, tendo ficado agora num museu, como peça de colecção.

7 O “carro 8”- o “ americano” foi testado pela primeira vez, nos Estados Unidos da América. Em 1860, a Inglaterra importou exemplares. Assim alguns países da Europa começaram a ter alguns destes veículos, como por exemplo Portugal. Este carro foi adquirido em 1872, ano em que começou a circular no Porto. A variedade de carros Era puxado por duas ou mais parelhas de mulas, dependendo da inclinação da rua e transportava doze pessoas. À noite, era iluminado por velas de estearina e com o passar dos tempos utilizou-se o petróleo na sua iluminação.

8 A variedade de carros O carro eléctrico “315”, também conhecido por “Fumista”, pois os passageiros podiam fumar no seu interior e tinha 28 bancos de palhinha. Foi restaurada em 1990/1991. O carro eléctrico “163” tinha 22 lugares de modelo “risca ao meio”. Este veiculo teve 2 numerações: 163 e 107. O “carro eléctrico 282” era designado pelo nome de “Belga”. Construído na Bélgica, este veículo de grandes dimensões tinha 11,65 metros de comprimento e 2,47 metros de largura.

9 O “carro eléctrico 500” –Foi o último a ser construído na CCFP, em Em 1967 cortaram a circulação do carro, visto que havia um problema técnico que o impedia.Foi restaurado em Esta viatura foi protagonista de um acidente em Dezembro de 1911 e o inacreditável é que morreram apenas 14 pessoas! Tinha 40 lugares sentados e era considerado o mais elegante de todos.

10 No museu do carro eléctrico do Porto está em exposição um raro exemplar do “Carro Americano”, que tem imensa importância na história do eléctrico, por ter dado inicio à exploração da rede de transportes públicos do Porto. Também lá estão presentes o “carro 22”, o “carro 269”, o “373”, o “288” e outros mais modernos como o famoso “500”. Venha e conheça este museu, onde poderá gozar a surpresa que os habitantes do Porto tiveram ao ver pela primeira vez um carro eléctrico a motor !!! NO MUSEU DO CARRO ELÉCTRICO

11 O museu do carro eléctrico encontra-se sinalizado a partir da rua do campo alegre. Está aberto da terça-feira à sexta-feira, das 9:30 até às 12:30. Aos sábados, domingos e feriados abre desde as 15:00 às 19:00. Este museu tem um pequeno parque de estacionamento de acesso gratuito e a entrada para a exposição principal está adaptada a visitantes em cadeiras de rodas. Caso necessitar de um acompanhamento especial, pode contactar o museu através do número ou Informação

12 O museu do carro eléctrico abriu ao público em Duas vezes por ano são promovidos por ele 2 desfiles:um diurno e outro nocturno.O museu expõe também peças que estão associadas aos carros, como os chassis, os painéis de passes e os painéis de fotografias. O eléctrico era, portanto, um símbolo importante que caracterizava a cidade do Porto Muitos eléctricos facilitaram a vida portuense e este museu guardou-os e preservou-os, para anualmente realizar um cortejo que começa em Massarelos e vai pela Marginal até à Foz. As Colecções

13 As camionetas, que tinham como função transportar passageiros, entraram em concorrência com os carros eléctricos, embora apenas a CCFP tivesse permissão para o fazer. Mas, as camionetas começaram a trabalhar com a participação da Câmara, e isso provocou um grande prejuízo à CCFP. Em 1967, o autocarro assumiu definitivamente como principal responsável dos transportes públicos da cidade. Hoje em dia, este continua a ser um dos transportes mais utilizados. Autocarros!!!

14 Os comboios Para além dos eléctricos e autocarros, o comboio também teve grande distinção na história portuguesa. A primeira linha férrea foi inaugurada a 28 de Outubro de 1856 e ligava Lisboa ao Carregado. Na sua inauguração estava dentro do comboio el-rei D. Pedro V e durante esta viagem este transporte ia largando várias carruagens por não aguentar com o seu peso. Só depois é que os comboios foram sendo aperfeiçoados. Em 1870 os caminhos de ferro chegaram finalmente ao Porto. Vamos agora falar-vos duma nova companhia que apareceu no primeiro de Janeiro de 1947 no Porto, chamada Companhia dos Caminhos de Ferro do Porto (C.P.) Esta reorganizou a primitiva companhia de Via Larga e de Via Esterita e assumiu em 1951 o controlo da Companhia Beira Alta.

15 Trabalho feito por: Pedro Cardoso Gonzaga Ricardo Jorge Clemente João Pedro Bastos


Carregar ppt "Os transportes do Porto A cidade do Porto é conhecida pelos seus transportes, entre quais os eléctricos, os autocarros, os comboios... Vamos dar-lhe."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google