A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundamentos de Informática 1ºSemestre Aula 1 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundamentos de Informática 1ºSemestre Aula 1 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA."— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos de Informática 1ºSemestre Aula 1 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS

2 Uma abordagem inicial... o O computador está em todos os lugares diariamente para as mais variadas tarefas. Ele executa instruções com linguagem de máquina, fornecendo como resultado informações processadas.

3 Uma abordagem inicial... o Para tanto, existem dois elementos marcantes no processamento de informações: o Dados – considerados como todas as entradas no computador que não tem sentido sem o processamento; o Informação – considerados como os dados processados, reorganizados de maneira significativa sobre uma empresa, uma pessoa, etc.

4 Uma abordagem inicial... o Tanto os dados como a informação estão presentes nos mais variados sistemas que utilizamos com o computador. Tarefas variadas podem ser executadas com o uso de computadores que vão desde aplicativos para desenho, jogos, mecânica, animações, programação, automatização de tarefas industriais, processamento geográfico, REDES, etc.

5 A história o O início - O primeiro mecanismo foram os dedos. No entanto, não havia ainda um processo para armazenar informações. Veio, então, a representação de ossos, palitos e da escrita.

6 A história o Ábaco – O Ábaco (desenvolvido pelos babilônios, mas atribuído aos chineses), simples, sistemático, rápido, ainda hoje é bastante usado.

7 A história o Pascaline - É atribuído a Blaise Pascal ( ) a construção, em 1642 da primeira máquina de calcular, a Pascaline, que consistia de um conjunto de rodas dentadas e engrenadas entre si, e que fazia somente adição e subtração.

8 A história o Tear Mecânico - Em 1801, Joseph Marie Jacquard inventou um tear mecânico que utilizava uma maquina leitora de cartões perfurados.

9 A história o Máquina Analítica - Em 1822, Charles Babbage projetou a Máquina Diferencial que resolvia polinômios e logaritmos. Em 1833 desenvolveu a Máquina Analítica, que definiu os conceitos básicos do computador, tais como memória, programação, sequência de informações e cartão perfurado.

10 A história o Z1 - Z2 - Z3 - Em 1943, o alemão Konrad Zuse, criou uma calculadora mecânica que chamou de Z1. Em 1940, utilizando eletricidade, criou o Z2, o primeiro computador eletro-mecânico do mundo. Em 1943 criou o Z3, o primeiro computador programável do mundo. Construído com relés eletromagnéticos, o Z3 era capaz de memorizar 64 palavras e podia realizar divisões, multiplicações e tirar raízes quadradas em 3 minutos.

11 A história o MARK- I - O primeiro computador moderno, construído em 1943 com base em relés eletromecânicos e regido pelos primeiros princípios de Babbage.

12 A história o ENIAC (Eletronic Numerical Integrator And Calculator) - Desenvolvido durante o período de 1943 a 1946, com o objetivo de acelerar os cálculos de tabelas para dirigir a pontaria da artilharia americana na 2º guerra mundial. O ENIAC era mais uma calculadora eletrônica do que um computador. Pesava 30 toneladas e possuía válvulas e realizava cálculos por segundo. Para ligá-lo, consumiam- se watts de energia. E sua memória tinha capacidade de 80 caracteres de informação.

13 A história o O Eniac contém a arquitetura básica de um computador, empregada até hoje: omemória principal, memória auxiliar (onde são armazenados os dados), unidade central de processamento (o “cérebro" da máquina, que executa todas as informações) e dispositivos de entrada e saída de dados que atualmente permitem a ligação de periféricos.

14 A história – O Salto... o Transistor - Em 1947, John Bardeen, Walter Brattain e William Shokcley, inventaram o transistor (dispositivo eletrônico semicondutor), nos laboratórios Bell nos Estados Unidos. Ele tinha a mesma função da válvula, porém com um consumo muito menor de energia e o tamanho mais reduzido. o Chip - Jack St. Clair Kilby, engenheiro da Texas Instruments, reuniu em 1958 uma série de transistores em um único semicondutor.

15 A história – O Salto... o Microchip - Em 1970 a Intel cria o microchip, com apenas 5 cm de largura, com capacidade de armazenamento que antes era necessário 2 m² de superfície. o Arpanet - Surge o embrião em 1969, com o nome de Arpanet, interligando bases militares nos Estados Unidos. Mais tarde daria origem à Internet. o - Surge em 1971, em 1972 o é escolhido para compor os endereços.

16 A história – O Salto... o Apple II - Em 1977 surge o Apple II, o 1º microcomputador com grande êxito comercial, criado por Steve Jobs e Wozniak. o PC - Em agosto de 1981 a IBM lança no mercado o computador pessoal PC (Personal Computer). o Portáteis - O primeiro microcomputador portátil pesava 11 kg, foi apresentado por Adam Osborne também em 1981.

17 A história – O Salto... o Macintosh - A Apple lança em 1984 o Macintosh, um microcomputador com algumas inovações, como o mouse, o monitor de alta resolução e um ambiente gráfico. Os vídeos touch screen (sensíveis ao toque), chegam ao mercado também em 1985, uma inovação da norte-americana Zenith. o Pentium - A Intel lança seu novo processador. Tem 3,1 milhões de transistores em o Xadrez - Em 1997, um computador da IBM, o Deep Blue, ganha do campeão mundial de xadrez Gary Kasparov.

18 Tipos de Computadores o Os computadores podem ser classificados quanto a sua capacidade de processamento (porte) em: oSupercomputadores: Utilizados para simulações científicas, como a fabricação de um automóvel ou um avião, capazes de realizar centenas de bilhões de operações por segundo. oGrande porte (mainframes): Computadores que gerenciam grandes organizações, como bancos, indústrias, etc.

19 Tipos de Computadores oServidores: computadores que, assim como os mainframes, também gerenciam os fluxos de informações dentro de organizações, porém numa escala menor. oPequeno porte (microcomputadores): computadores pessoais, também chamados de PC (sigla criada pela IBM para Personal Computer ), utilizados no trabalho ou em casa para os mais variados fins, como redigir textos, navegação na Internet, trabalhos gráficos, etc.

20 Vamos ao trabalho...


Carregar ppt "Fundamentos de Informática 1ºSemestre Aula 1 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google