A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Campus Party 2009 Prof. Dr. Luciano Gamez

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Campus Party 2009 Prof. Dr. Luciano Gamez"— Transcrição da apresentação:

1 Campus Party 2009 Prof. Dr. Luciano Gamez lucianogamez@gmail.com

2 Brasil - líder em mídias digitais no mundo 40 milhões de brasileiros online Campeão mundial de tempo médio de navegação residencial (22 h/mês) Redes sociais 73% dos usuários de Orkut 2 o país em usuários de Skype 1 º país com versão local do Second Life (3 º em usuários) 2 º país onde as crianças mais possuem amigos virtuais 70% navegam com freqüência na Internet Conexões de banda larga: 7 milhões de acessos (crescimento de 36% ano) Brasil - líder em mídias digitais no mundo

3 Os avanços da tecnologia Internet, redes sem fio, computação móvel, Web2.0, banda larga... LMS (Sistemas gerenciadores de aprendizagem) ex: Blackboard, Moodle… PLE (Personal Learning Environments) – ambientes pessoais de aprendizagem Webcast, TV digital, wikis, blogs, podcast, second life, comunidades virtuais …

4 Privilegiar as teorias de aprendizagem mais contemporâneas Maximizar os processos de ensino e aprendizagem Novos cenários pedagógicos Manter os alunos ativos e participantes durante toda a disciplina Incentivar a discussão através da linguagem escrita e uso de imagens Construção coletiva e compartilhada do conhecimento Conhecimento criado através da interação, da comunicação e da troca de informações entre todos os participantes Criar a comunidade de aprendizagem Aprendizado ativo Alunos trabalham em projetos, em grupo Assistem e participam das aulas pela Internet Usam a Internet para complementar as informações das aulas Usos de diversas estratégias e atividades: Estudo dirigido, Dramatizações, Estudo de Casos, Jogos, Enquetes.... Objetivos da aplicação das TEs

5 Competências do “novo aluno” Formar cidadãos atuantes e comprometidos com uma nova dinâmica social Auxiliar o aluno a tornar-se mais autônomo na solução de problemas, responsável e crítico Visão multidisciplinar A capacidade de gerar resultados por meio de equipes virtuais Fornecer alternativas de utilização das novas ferramentas da web 2.0 Objetivos da aplica ç ão das TEs Além da avalanche tecnológica, o que mudou?

6 Possibilidades de aplicações na área Pedagógica: pensando na Web 2.0 Aprendemos com e através das interações com os outros, enquanto fazemos coisas reais A Internet está ajudando na transformação do modelo de mídia de massa para um modelo no qual as pessoas podem criar conteúdos on line, freqüentemente utilizando conteúdos pré- existentes A evolução da Internet pode facilitar este avanço, na medida em que ferramentas como Blogs e Wikis permitem o compartilhamento e a criação da informação de uma forma muito fácil

7 Fonte: Hoper Consultoria Cenário Ensino Superior

8 Cenário da EaD no Brasil O EAD no Brasil está em expansão EAD cresce 55% ao ano, nos últimos 4 anos Um em cada 73 brasileiros faz um curso a distância Previsão de Investimentos do MEC R$ 1,2 bilhão (1999-2008) UAB – Universidade Aberta do Brasil Em 2007, investimento de R$167 milhões (6x mais do que o valor investido em 2006) 70 IES públicas participantes Hoje: 62 pólos – 75.000 alunos e-Tec Brasil – Escola Técnica Aberta do Brasil - implantar 1.000 pólos de educação a distância para o ensino técnico de nível médio em todo o país, nos próximos quatro anos Fonte: ABRAEAD/2007

9 Cenário da EaD no Brasil O EAD no Brasil está em expansão EAD cresce 55% ao ano, nos últimos 4 anos Um em cada 73 brasileiros faz um curso a distância Previsão de Investimentos do MEC R$ 1,2 bilhão (1999-2008) UAB – Universidade Aberta do Brasil Em 2007, investimento de R$167 milhões (6x mais do que o valor investido em 2006) 70 IES públicas participantes Hoje: 62 pólos – 75.000 alunos e-Tec Brasil – Escola Técnica Aberta do Brasil - implantar 1.000 pólos de educação a distância para o ensino técnico de nível médio em todo o país, nos próximos quatro anos Fonte: ABRAEAD/2007

10 REGIÃO % em 2004 % em 2007 Região Norte3,712,5 Região Nordeste18,78,2 Região Centro-Oeste7,611,1 Região Sul1730,3 Região Sudeste5337,8 Fonte: ABRAED 2008 EAD em números no Brasil

11 2004200520062007 EVOLUÇÃO NO PERÍODO 2004 A 2007 EM % EVOLUÇÃO NO ANO EM% IES credenciadas ou com cursos autorizados 16621730,72253,725714,254,8 Número de alunos nas instituições 309.957504.20462,6778.45854,4972.82624,9213,8 Fonte: ABRAED 2008 Instituições credenciadas e cursos autorizados972.826 Educação corporativa (41 empresas)582.985 Senai53.304 Sebrae218.575 Senac29.000 CIEE148.199 Fundação Bradesco164.866 Secretaria de EaD do Ministério da Educação8.552 Governo do Estado de São Paulo119.225 Fundação Telefônica9.000 Fundação Roberto Marinho22.553 TOTAL 2.504.483 Credenciamento EAD 2,5 milhões de brasileiros estudaram por Educação a Distância em 2007 2/3 das instituições que ministram EAD têm credenciamento federal

12 20042.0052.0062007 Evolução no período (2004-2007) Nível de CredenciamentoNúmero de Alunos% Total Federal (Graduação e Pós-graduação) 159.366300.826575.709727.657+ 356% Estadual (Educação Básica, Técnicos e o de Jovens e Adultos – EJA) 150.571203.378202.749245.169+ 62,8% Total geral309.957504.204778.458972.826 + 213% Fonte: ABRAED 2008 Alunos EAD

13 Mídias utilizadas em instituições que ministram EAD Material impresso...77,1% E-learning.............. 62,9% CD.......................... 49,3% Vídeo...................... 45% DVD....................... 37,1% A mídia mais utilizada E-learning............... 33,6% Material impresso.. 30,7% Satélite.................. 4,3% CD........................... 4,3% Fonte: ABRAED 2008 Mídias EAD

14 Básica/Técnica: 55,6% homensGraduação/pós: 45% homens 22,9% - entre 30 e 34 anos 50% mais de 30 anos 56% ganham até 3 s.m. Fonte: ABRAED 2008 Perfil dos Alunos EAD

15 Fatores que motivaram o abandono: 1.Decepcionou-se com o método; 2.Não teve tempo; 3.Curso difícil/não entedia bem; 4.Material/recursos ruins; 5.Problemas com localização/atividades presenciais. Entre os evadidos:  85% abandonaram no início  91,2% não chegam a metade do curso  Pesou: isolamento (falta de interação / falta de costume com o método)  Necessidade: Maior relacionamento das instituições com os alunos Fonte: ABRAED 2008 Evasão

16 Alunos Protagonistas Co-construtor Empreendedor Prof. Tutor Mediador Facilitador Orientador Prof. Conteudista Arquiteto Do conhecimento Coordenador Curso Gestor Mídias/Recursos Coordenador Pedagógico Desenhista Educacional (Diretrizes) Direção Administradores Iniciativa Organização Empenho Dinamismo Comunicabilidade Socialização Pesquisa Redação Estratégias Condução Cumprimento dos objetivos Educação Comunicação Visão PrincípiosAgentesPerfil Estrutura de apoio EAD

17 Avaliação Implementação Desenvolvimento Design Instrucional Modelo ADDIE (FILATRO, 2008) Análise Identificação Especificação Produção Ação Reflexão Concepção Execução Problema Educacional Solução Educacional Design fino das unidades de ensino Desenho Instrucional de Disciplinas

18 Modelagem instrucional da disciplina Mapear conteúdos para produção didática Seleção de mídias didáticas Blackboard Objetos de Aprendizagem Fórum Chat Wiki Blog Objetos de Informação Planejamento didático e pedagógico Calendário Avisos Correio Definição de estratégias e atividades de aprendizagem Design Instrucional Especificação

19 Redesenho Instrucional Desenvolver Objetos de Aprendizagem e Informação Implementar estratégias comunicacionais e atividades de aprendizagem Ferramentas de Comunicação Alimentar as ferramentas da plataforma Habilitar mídias didáticas Desenvolvimento Produção Produção textual Atividades Materiais Storyboard Quiz Produção Externa Produção Interna Validação

20 Qualquer recurso digital que possa ser reutilizado com fins educacionais Incluem-se: filmes, simulações, textos pequenos, módulos inteiros, avaliações, figuras, cursos inteiros... Conteúdos educacionais (MEC): http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/midia/c hamadapublica.wmv http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/midia/c hamadapublica.wmv Objetos de Aprendizagem (LO)

21 Aplicação da proposta Publicação Execução Acompanhamento Unidades de aprendizagem Upload de arquivos Configuração Implementação Ação Atividades propostas Interação Mediação Monitoramento Participação ativa Relatórios do sistema

22 Efetividade da solução proposta Avaliação dos resultados Revisão de estratégias Efetividade da aprendizagem Plataforma Redesenho Adequação do DI Ação Avaliação Reflexão Adequação da solução educacional


Carregar ppt "Campus Party 2009 Prof. Dr. Luciano Gamez"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google