A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comportamento de compra Projeto 1820/09.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comportamento de compra Projeto 1820/09."— Transcrição da apresentação:

1 Comportamento de compra Projeto 1820/09

2 Introdução

3 Cenário Atualmente, muitas empresas estão acrescentando as vendas pela internet (e-commerce) às suas operações tradicionais no varejo. Outras têm ido além e estão se dedicando exclusivamente ao novo canal.

4 Cenário Penetração de Internet no Brasil
Brasil: a proporção de domicílios com acesso a internet é de 18%. Sudeste: 25% Sul: 20% Nordeste: 7% Norte: 7% Centro Oeste: 21% Classe A: 91% Classe B: 58% Classe C: 16% Classe D: 1% Fonte: Comitê Gestor da Internet Pesquisa Tic Tecnologia da Comunicação e Informação domicílios 2008

5 Fonte: e-bit Informação (www.ebitempresa.com.br)
Cenário Uso de Internet – e-commerce Faturamento no 1º.semestre 2009: R$ 4,8 bilhões (crescimento de 27% comparado ao mesmo período do ano passado). Esses números mostram que o e-commerce não pára de crescer e conquistar a confiança dos consumidores virtuais. Fonte: e-bit Informação (www.ebitempresa.com.br)

6 Ranking de produtos + vendidos – 1º semestre 2009
Cenário Uso de Internet – e-commerce Na metade do ano de 2008, eram 11,5 milhões de e-consumidores. Ranking de produtos + vendidos – 1º semestre 2009 (em Volume de Pedidos) Livros e Assinaturas de Revistas e Jornais Saúde, Beleza e Medicamentos Eletrodoméstico Informática Eletrônicos Fonte: e-bit Informação (www.ebitempresa.com.br)

7 É possível vender material de construção pela Internet?
Objetivos da Pesquisa Dentro disso, o objetivo deste estudo é avaliar o comportamento de compra dos consumidores de materiais de construção diante de novos canais de compra como internet e celular. É possível vender material de construção pela Internet? Questão chave a ser respondida: ?

8 Com quem falamos? Homens e mulheres acima de 18 anos;
Que freqüentam lojas de materiais de construção; Que acessam à internet Que tenham efetuado compra pela internet de qualquer tipo de produto nos últimos 12 meses.

9 Entrevistas Pessoais e Telefônicas
Metodologia e Amostra Pesquisa quantitativa através de: Entrevistas Pessoais e Telefônicas Amostra: 311 entrevistas: RJ MG PE PR SP RS BA Recife 10 % Nordeste Salvador 10 % BH 9 % Curitiba 10 % Sudeste RJ 11 % Sul Capital 22 % Interior 20 % Porto Alegre 10 % São Paulo Datas de campo: 12 a 26 de fevereiro de 2010.

10 Principais Resultados

11 Perfil dos Internautas Pesquisados
Sexo Idade (%) Média 40 anos Estado Civil Base: Amostra: Total (311)

12 Perfil dos Internautas Pesquisados
Trabalha Grau de Instrução Base: Amostra: Total (311)

13 Perfil dos Internautas Pesquisados
(%) Classe Social 88% Classe AB Renda Base: Amostra: Total (311)

14 Razões de ir à loja de materiais de Construção
(%) 74% Comprar produtos 7% 19% Ver novidades, lançamentos Pesquisar Base: Amostra: Total (311) 5. Normalmente você freqüenta lojas de materiais de construção para: LER AS OPÇÕES?

15 Realiza uma Pesquisa Prévia antes da decisão de compra de materiais de construção
(%) 87% Sim Não 13% Base: Amostra: Total (311) 9. Antes de decidir comprar material de construção você realiza pesquisa prévia?

16 Tipo de Pesquisa Prévia que realiza antes da decisão de compra de materiais de construção
(%) Preço Modelos Qualidade Lançamentos Inform. sobre decoração Inform. sobre instalação Prazo de entrega Marca Frete Base: Realiza pesquisa prévia: Total (311) 10. Que tipo de pesquisa prévia você realiza antes de decidir comprar material de construção? ESPONTÂNEO - RM

17 Forma como realiza a pesquisa prévia
(%) Base: Amostra: Total (270) 11.De que forma você realiza esta pesquisa prévia?

18 Forma como realiza a pesquisa prévia
(%) Base: Amostra: Total (270) 12.Qual destas formas é mais usada por você para realizar esta pesquisa prévia? 13.Qual destas formas é a principal, ou seja, mais usada por você para realizar esta pesquisa prévia?

19 Para qual finalidade utiliza a Internet
(%) Base: Amostra: Total (311) 14.Para qual finalidade utiliza a internet? 15. Para qual destas finalidades utiliza a internet? 16.Qual destas finalidades é a que você mais utiliza na internet?

20 Para qual finalidade utiliza a Internet
(%) Base: Amostra: Total (311) 14.Para qual finalidade utiliza a internet? 15. Para qual destas finalidades utiliza a internet? 16.Qual destas finalidades é a que você mais utiliza na internet?

21 Sites de Relacionamento
60% dos pesquisados fazem parte de sites de relacionamento, sendo: (%) Base: Utiliza a Internet para sites de relacionamento: Total (186) 16.a PARA AQUELES QUE UTILIZAM A INTERNET PARA SITES DE RELACIONAMENTO: Poderia me informar quais sites de relacionamento você faz parte?

22 25% utilizam os sites de relacionamento para obter informações, comentários ou dicas quando realiza uma compra ou escolhe um produto Base: Acessa sites de relacionamento: Total (186) 17. No momento de realizar uma compra ou escolher uma marca de qualquer tipo de produto, você utiliza os sites de relacionamento para obter informações, comentários ou dicas?

23 Sites onde realiza compra pela internet
(%) Base: Amostra: Total (311) 20. Quais são os tipos de sites onde você realiza compras em geral pela internet?

24 Conhecimento de sites de lojas de materiais de construção
Quais? (%) 45% Conhece 55% Não Conhece Base: Amostra: Total (311) 18. Conhece algum site de loja de material de construção? 19. Quais sites de lojas de material de construção costuma acessar?

25 Produtos que compra pela Internet
(%) Base: Amostra: Total (311) 21.Quais são os tipos de produtos que você compra pela internet? 22.Quais destes tipos de produtos você compra pela internet? 23.Qual destes que você mencionou é o tipo de produto que costuma comprar mais frequentemente pela internet?

26 Produtos que compra pela Internet
(%) Base: Amostra: Total (311) 21.Quais são os tipos de produtos que você compra pela internet? 22.Quais destes tipos de produtos você compra pela internet? 23.Qual destes que você mencionou é o tipo de produto que costuma comprar mais frequentemente pela internet?

27 Produtos que compra pela Internet
(%) Base: Amostra: Total (311) 21.Quais são os tipos de produtos que você compra pela internet? 22.Quais destes tipos de produtos você compra pela internet? 23.Qual destes que você mencionou é o tipo de produto que costuma comprar mais frequentemente pela internet?

28 Tipos de produtos de uma loja de material de construção que compra pela internet
9% dos pesquisados efetivaram alguma compra pela internet de material de construção. Ferramentas manuais e elétricas Uttensílios domésticos (panelas, copos, vassouras, etc) Elétrica (plugs, tomadas, chveiros, torneiras) Tintas, impermeabilizantes, produtos para pintura

29 69% comprariam material de construção pela internet.
91% dos pesquisados não efetivaram compra de material de construção pela internet. Destes, 31% manifestaram que não comprariam material de construção pela internet 69% comprariam material de construção pela internet. ou seja,

30 Tipos de produtos de uma loja de material de construção que compraria pela internet
69% dos pesquisados não efetivaram compra de material de construção pela internet, mas... comprariam: (%) Base: Aqueles que não compraram mais comprariam material de construção pela internet (196) 29.Quais são os tipos de produtos de uma loja de material de construção que você compraria pela internet?

31 Tipos de produtos de uma loja de material de construção que compraria pela internet
69% dos pesquisados não efetivaram compra de material de construção pela internet, mas... comprariam: (%) Base: Aqueles que não compraram mais comprariam material de construção pela internet (196) 29.Quais são os tipos de produtos de uma loja de material de construção que você compraria pela internet? 30.Quais desses tipos de produtos de uma loja de material de construção que você compraria pela internet?

32 Tipos de produtos de uma loja de material de construção que não compraria pela internet
(%) Porém, estes mesmos que manifestaram interesse, apontam certa restrição a algumas categorias de produtos: Base: Aqueles que não compraram mais comprariam material de construção pela internet (196) 31.Qual desses produtos de material de construção que você citou, não compraria de jeito nenhum pela internet?

33 “Não da para tocar o produto/ examinar”
Razões para não realizar compra de materiais de construção pela internet (%) Visualização das características dos produtos/ funcionalidade Prazos Motivos pessoais Contato com profissionais/ vendedores Preços/ descontos/ promoções Confiabilidade Outras menções “Não dá para conferir a procedência/ durabilidade/ resistência/ qualidade” “Não mostra com clareza os produtos/ não dá para ver bem o que está se comprando/ visualizar os detalhes/ pode ser diferente do que está na tela” “Não da para tocar o produto/ examinar” 32.Por que não realiza compras de material de construção pela internet? EXPLORAR E APROFUNDAR AS RAZÕES

34 Concordância com os Atributos
(%) PRODUTOS Concordo totalmente +concordo Eu compraria pela Internet.... Base: Amostra: Total (311) 33.O quanto você concorda ou discorda de cada uma das frases que vou ler em relação a compras em lojas de materiais de construção?

35 Concordância com os Atributos
(%) ATITUDES Concordo totalmente +concordo Base: Amostra: Total (311) 33.O quanto você concorda ou discorda de cada uma das frases que vou ler em relação a compras em lojas de materiais de construção?

36 Gostaria de receber mensagens das lojas de materiais de construção contendo informações sobre produtos e promoções? (%) De que forma? 87% Outras formas: Total % Celular 9 Correio/ correspondência 5 Folhetos 1 Jornal Telefone fixo Base: Amostra: Total (311) 34. Gostaria de receber mensagens das lojas de materiais de construção contendo informações sobre produtos e promoções? 35.SE SIM-> De que forma gostaria de receber pelo celular, pelo ou outro meio?

37 Comportamento de compra de material
de construção para os próximos 3 anos (%) Usará a loja como local de compra Comprará pela internet Comprará por telefone Comprará por celular Base: Amostra: Total (311) 36.Nos próximos 3 anos você fará as compras de material de construção e produtos para casa: Ler as opções (RM)

38 Comportamento de compra de material
de construção para os próximos 3 anos (%) Usará a loja como local de compra Comprará pela internet Comprará por telefone Comprará por celular Base: Amostra: Total (311) 36a. Qual destas formas de compra de material de construção será a principal nos próximos 3 anos? (RU)

39 Forma como o uso da internet poderia
ajudar as lojas de material de construção (%) Base: Amostra: Total (311) 37.Em sua opinião, de que forma o uso da internet poderia ajudar as lojas de materiais de construção? 38.Qual destes aspectos que vou ler você acredita que o uso da internet poderia ajudar as lojas de materiais de construção?

40 Principais Descobertas

41 Alguns pontos de reflexão
O hábito de compra de materiais de construção por internet ainda é baixo, mesmo entre os já usuários de e-commerce, mas pode ser estimulado. Esses usuários já ultrapassaram o receio de compra por internet por falta de confiança no sistema (fazem compras, acessam conta bancária). E compram produtos de alto valor: eletrodomésticos, eletroeletrônicos e informática.

42 Então por que não materiais de construção?
Alguns pontos de reflexão Então por que não materiais de construção? Hoje o uso da internet para materiais de construção restringe-se à pesquisa de preços. Será que falta estímulo a este consumidor? Será que os lojistas estão preparados para fazer vendas por internet?

43 “ Não dá para visualizar a procedência, qualidade..”
Alguns pontos de reflexão O desafio está em minimizar as resistências deste consumidor e oferecer as condições para uma boa experiência de compra : “ Não dá para visualizar a procedência, qualidade..”  o aval da marca pode ser fundamental “Não é possível manusear o produto, tirar dúvidas com o vendedor...” Trabalho integrado entre sites e lojas Sites indicando as lojas mais próximas Catálogos apoiando o site Atendimento on line para dar suporte de vendedores Divulgação do site

44 Alguns pontos de reflexão
Para finalizar, o e-commerce de materiais de construção encontra-se numa fase embrionária mas uma vez iniciado esse caminho, não tem volta. Importante as lojas iniciarem um cadastro de de clientes e prospects A pesquisa indica que as lojas não devem deixar de existir mas precisam realizar um trabalhar integrado com os sites.

45


Carregar ppt "Comportamento de compra Projeto 1820/09."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google