A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto 1820/09 Comportamento de compra. Introdução.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto 1820/09 Comportamento de compra. Introdução."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto 1820/09 Comportamento de compra

2 Introdução

3 3 Cenário Atualmente, muitas empresas estão acrescentando as vendas pela internet (e-commerce) às suas operações tradicionais no varejo. Outras têm ido além e estão se dedicando exclusivamente ao novo canal.

4 4 Penetração de Internet no Brasil Fonte: Comitê Gestor da Internet Pesquisa Tic Tecnologia da Comunicação e Informação domicílios 2008 Cenário Brasil: a proporção de domicílios com acesso a internet é de 18%. Sudeste: 25% Sul: 20% Nordeste: 7% Norte: 7% Centro Oeste: 21% Classe A: 91% Classe B: 58% Classe C: 16% Classe D: 1%

5 5 Faturamento no 1º.semestre 2009: R$ 4,8 bilhões (crescimento de 27% comparado ao mesmo período do ano passado). Fonte: e-bit Informação (www.ebitempresa.com.br) Cenário Uso de Internet – e-commerce Esses números mostram que o e-commerce não pára de crescer e conquistar a confiança dos consumidores virtuais.

6 6 1° 2° 3° 4° 5° Na metade do ano de 2008, eram 11,5 milhões de e- consumidores. Fonte: e-bit Informação (www.ebitempresa.com.br) Cenário Uso de Internet – e-commerce Livros e Assinaturas de Revistas e Jornais Saúde, Beleza e Medicamentos Informática Eletrodoméstico Eletrônicos Ranking de produtos + vendidos – 1º semestre 2009 (em Volume de Pedidos)

7 7 Objetivos da Pesquisa Dentro disso, o objetivo deste estudo é avaliar o comportamento de compra dos consumidores de materiais de construção diante de novos canais de compra como internet e celular. Questão chave a ser respondida: Questão chave a ser respondida: É possível vender material de construção pela Internet?

8 8 Homens e mulheres acima de 18 anos; Que freqüentam lojas de materiais de construção; Que acessam à internet Que tenham efetuado compra pela internet de qualquer tipo de produto nos últimos 12 meses. Com quem falamos?

9 9 quantitativa Pesquisa quantitativa através de: Entrevistas Pessoais e Telefônicas Metodologia e Amostra 311 entrevistas: Amostra: 311 entrevistas: Datas de campo: 12 a 26 de fevereiro de Curitiba 10 % RJ MG PE PR SP RS BA Salvador 10 % Recife 10 % Porto Alegre 10 % BH 9 % RJ 11 % Capital 22 % Interior 20 % Nordeste Sudeste Sul São Paulo

10 Principais Resultados

11 11 Perfil dos Internautas Pesquisados (%) Sexo Idade Estado Civil Base: Amostra: Total (311) Média 40 anos

12 12 Perfil dos Internautas Pesquisados TrabalhaGrau de Instrução Base: Amostra: Total (311)

13 13 (%) Classe Social Renda Base: Amostra: Total (311) Perfil dos Internautas Pesquisados 88% Classe AB

14 14 5. Normalmente você freqüenta lojas de materiais de construção para: LER AS OPÇÕES? (%) Base: Amostra: Total (311) Razões de ir à loja de materiais de Construção74% Comprar produtos Ver novidades, lançamentos 7% Pesquisar 19%

15 15 (%) 9. Antes de decidir comprar material de construção você realiza pesquisa prévia? Base: Amostra: Total (311) Realiza uma Pesquisa Prévia antes da decisão de compra de materiais de construção 87% 13% Sim Não

16 16 (%) 10. Que tipo de pesquisa prévia você realiza antes de decidir comprar material de construção? ESPONTÂNEO - RM Base: Realiza pesquisa prévia: Total (311) Preço Modelos Qualidade Lançamentos Inform. sobre decoração Inform. sobre instalação Prazo de entrega Marca Frete Tipo de Pesquisa Prévia que realiza antes da decisão de compra de materiais de construção

17 17 11.De que forma você realiza esta pesquisa prévia? (%) Forma como realiza a pesquisa prévia Base: Amostra: Total (270)

18 18 12.Qual destas formas é mais usada por você para realizar esta pesquisa prévia? 13.Qual destas formas é a principal, ou seja, mais usada por você para realizar esta pesquisa prévia? (%) Forma como realiza a pesquisa prévia Base: Amostra: Total (270)

19 19 14.Para qual finalidade utiliza a internet? 15. Para qual destas finalidades utiliza a internet? 16.Qual destas finalidades é a que você mais utiliza na internet? Para qual finalidade utiliza a Internet Base: Amostra: Total (311) (%)

20 20 14.Para qual finalidade utiliza a internet? 15. Para qual destas finalidades utiliza a internet? 16.Qual destas finalidades é a que você mais utiliza na internet? Para qual finalidade utiliza a Internet Base: Amostra: Total (311) (%)

21 21 16.a PARA AQUELES QUE UTILIZAM A INTERNET PARA SITES DE RELACIONAMENTO: Poderia me informar quais sites de relacionamento você faz parte? Base: Utiliza a Internet para sites de relacionamento: Total (186) Sites de Relacionamento 60% dos pesquisados fazem parte de sites de relacionamento, sendo: (%)

22 No momento de realizar uma compra ou escolher uma marca de qualquer tipo de produto, você utiliza os sites de relacionamento para obter informações, comentários ou dicas? Base: Acessa sites de relacionamento: Total (186) 25% utilizam os sites de relacionamento para obter informações, comentários ou dicas quando realiza uma compra ou escolhe um produto

23 Quais são os tipos de sites onde você realiza compras em geral pela internet? Base: Amostra: Total (311) Sites onde realiza compra pela internet (%)

24 Conhece algum site de loja de material de construção? Base: Amostra: Total (311) (%) Conhecimento de sites de lojas de materiais de construção 19. Quais sites de lojas de material de construção costuma acessar? Quais? 55% Conhece Não Conhece 45%

25 25 Produtos que compra pela Internet (%) 21.Quais são os tipos de produtos que você compra pela internet? 22.Quais destes tipos de produtos você compra pela internet? 23.Qual destes que você mencionou é o tipo de produto que costuma comprar mais frequentemente pela internet? Base: Amostra: Total (311)

26 26 Produtos que compra pela Internet (%) 21.Quais são os tipos de produtos que você compra pela internet? 22.Quais destes tipos de produtos você compra pela internet? 23.Qual destes que você mencionou é o tipo de produto que costuma comprar mais frequentemente pela internet? Base: Amostra: Total (311)

27 27 Produtos que compra pela Internet (%) 21.Quais são os tipos de produtos que você compra pela internet? 22.Quais destes tipos de produtos você compra pela internet? 23.Qual destes que você mencionou é o tipo de produto que costuma comprar mais frequentemente pela internet? Base: Amostra: Total (311)

28 28 Tipos de produtos de uma loja de material de construção que compra pela internet 9% dos pesquisados efetivaram alguma compra pela internet de material de construção. F erramentas manuais e elétricas E létrica (plugs, tomadas, chveiros, torneiras) Ut tensílios domésticos (panelas, copos, vassouras, etc) T intas, impermeabilizantes, produtos para pintura

29 29 91% dos pesquisados não efetivaram compra de material de construção pela internet. Destes, 31% manifestaram que não comprariam material de construção pela internet ou seja, 69% comprariam material de construção pela internet.

30 30 29.Quais são os tipos de produtos de uma loja de material de construção que você compraria pela internet? Tipos de produtos de uma loja de material de construção que compraria pela internet 69% dos pesquisados não efetivaram compra de material de construção pela internet, mas... comprariam: (%) Base: Aqueles que não compraram mais comprariam material de construção pela internet (196)

31 31 29.Quais são os tipos de produtos de uma loja de material de construção que você compraria pela internet? 30.Quais desses tipos de produtos de uma loja de material de construção que você compraria pela internet? Tipos de produtos de uma loja de material de construção que compraria pela internet Base: Aqueles que não compraram mais comprariam material de construção pela internet (196) (%) 69% dos pesquisados não efetivaram compra de material de construção pela internet, mas... comprariam:

32 32 31.Qual desses produtos de material de construção que você citou, não compraria de jeito nenhum pela internet? Tipos de produtos de uma loja de material de construção que não compraria pela internet (%) Porém, estes mesmos que manifestaram interesse, apontam certa restrição a algumas categorias de produtos: Base: Aqueles que não compraram mais comprariam material de construção pela internet (196)

33 33 32.Por que não realiza compras de material de construção pela internet? EXPLORAR E APROFUNDAR AS RAZÕES Razões para não realizar compra de materiais de construção pela internet Não dá para conferir a procedência/ durabilidade/ resistência/ qualidade Não mostra com clareza os produtos/ não dá para ver bem o que está se comprando/ visualizar os detalhes/ pode ser diferente do que está na tela Não da para tocar o produto/ examinar (%) Visualização das características dos produtos/ funcionalidade Prazos Motivos pessoais Contato com profissionais/ vendedores Preços/ descontos/ promoções Confiabilidade Outras menções

34 34 33.O quanto você concorda ou discorda de cada uma das frases que vou ler em relação a compras em lojas de materiais de construção? Base: Amostra: Total (311) Concordância com os Atributos (%) PRODUTOS Concordo totalmente +concordo Eu compraria pela Internet....

35 35 33.O quanto você concorda ou discorda de cada uma das frases que vou ler em relação a compras em lojas de materiais de construção? Base: Amostra: Total (311) Concordância com os Atributos (%) ATITUDES Concordo totalmente +concordo

36 Gostaria de receber mensagens das lojas de materiais de construção contendo informações sobre produtos e promoções? 35.SE SIM-> De que forma gostaria de receber pelo celular, pelo ou outro meio? Outras formas:Total % Celular9 Correio/ correspondência5 Folhetos1 Jornal1 Telefone fixo1 Base: Amostra: Total (311) Gostaria de receber mensagens das lojas de materiais de construção contendo informações sobre produtos e promoções? (%) De que forma? 87%

37 37 36.Nos próximos 3 anos você fará as compras de material de construção e produtos para casa: Ler as opções (RM) Usará a loja como local de compra Comprará pela internet Comprará por telefone Comprará por celular Base: Amostra: Total (311) Comportamento de compra de material de construção para os próximos 3 anos (%)

38 38 36a. Qual destas formas de compra de material de construção será a principal nos próximos 3 anos? (RU) Usará a loja como local de compra Comprará pela internet Comprará por telefone Comprará por celular Base: Amostra: Total (311) Comportamento de compra de material de construção para os próximos 3 anos (%)

39 39 37.Em sua opinião, de que forma o uso da internet poderia ajudar as lojas de materiais de construção? 38.Qual destes aspectos que vou ler você acredita que o uso da internet poderia ajudar as lojas de materiais de construção? Forma como o uso da internet poderia ajudar as lojas de material de construção (%) Base: Amostra: Total (311)

40 Principais Descobertas

41 41 Alguns pontos de reflexão O hábito de compra de materiais de construção por internet ainda é baixo, mesmo entre os já usuários de e-commerce, mas pode ser estimulado. Esses usuários já ultrapassaram o receio de compra por internet por falta de confiança no sistema (fazem compras, acessam conta bancária). E compram produtos de alto valor: eletrodomésticos, eletroeletrônicos e informática.

42 42 Então por que não materiais de construção? Hoje o uso da internet para materiais de construção restringe-se à pesquisa de preços. Será que falta estímulo a este consumidor? Será que os lojistas estão preparados para fazer vendas por internet? Alguns pontos de reflexão

43 43 O desafio está em minimizar as resistências deste consumidor e oferecer as condições para uma boa experiência de compra : Não dá para visualizar a procedência, qualidade.. o aval da marca pode ser fundamental Não é possível manusear o produto, tirar dúvidas com o vendedor... Trabalho integrado entre sites e lojas Sites indicando as lojas mais próximas Catálogos apoiando o site Atendimento on line para dar suporte de vendedores Divulgação do site Alguns pontos de reflexão

44 44 Para finalizar, o e-commerce de materiais de construção encontra-se numa fase embrionária mas uma vez iniciado esse caminho, não tem volta. Importante as lojas iniciarem um cadastro de e- mail de clientes e prospects A pesquisa indica que as lojas não devem deixar de existir mas precisam realizar um trabalhar integrado com os sites. Alguns pontos de reflexão

45 45


Carregar ppt "Projeto 1820/09 Comportamento de compra. Introdução."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google