A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Jyg8001a.ppt1 Os fatos sobre o novo Influenza H1N1Fonte U. S. Centers for Disease Control and Prevention.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Jyg8001a.ppt1 Os fatos sobre o novo Influenza H1N1Fonte U. S. Centers for Disease Control and Prevention."— Transcrição da apresentação:

1 jyg8001a.ppt1 Os fatos sobre o novo Influenza H1N1Fonte U. S. Centers for Disease Control and Prevention

2 jyg8001a.ppt2 Novo Influenza H1N1 O novo H1N1 (referido como gripe suína inicialmente) é um novo virus que possui a habilidade de disseminação pessoa-pessoa O governo dos EUA declarou emergencia à saude publica neste país em resposta à epidemia Objetivos de resposta do CDC: Reduzir a transmissão e gravidade da doença Prover informações para auxiliar os profissionais de saúde, oficiais de saude pública e publico geral das dificuldades identificadas com esta emergência

3 jyg8001a.ppt3 Novo Influenza H1N1 Primeiros casos detectados em abril de 2009 em San Diego e Imperial County na Califórnia e em Guadalupe County no Texas. Disseminação rápida e atualmente está presente no país como um todo. No Brasil a disseminação é contida com esforços nas fronteiras. Relatos recentes mostram que o esforço é relevante porém não é ausente de brechas (Uruguaiana/RS).

4 jyg8001a.ppt4

5 5 Novo Influenza H1N1 Plano Brasileiro de Preparação para uma pandemia de influenza Gerais Reduzir os efeitos da disseminação de uma cepa pandêmica do vírus influenza sobre a morbimortalidade da população brasileira; Reduzir as repercussões de uma pandemia de influenza na economia e no funcionamento dos serviços essenciais do país

6 jyg8001a.ppt6 Novo Influenza H1N1 Específicos Retardar a introdução e a disseminação de uma cepa pandêmica entre a população brasileira; Reduzir a morbidade, principalmente das formas graves da doença, e a mortalidade por influenza; Fortalecer a infra-estrutura do país para lidar com situações de emergência epidemiológica em doenças de transmissão respiratória; Fortalecer os mecanismos de cooperação e articulação técnica entre as distintas esferas da Administração Federal direta ou indiretamente envolvidas com a resposta rápida e efetiva às emergências em Saúde Pública; Desenvolver e ou fortalecer os mecanismos jurídicos e político-gerenciais necessários para apoiar o processo de tomada de decisão nas situações de emergência em Saúde Pública; Desenvolver e ou fortalecer os mecanismos de cooperação com centros de produção de conhecimento científico e tecnológico para estudar aspectos particulares das intervenções propostas (eficácia e efetividade de uma nova vacina, resistência aos antivirais, efetividade do uso de antivirais em situação pandêmica, eventos adversos, etc.); Desenvolver e ou fortalecer os mecanismos de cooperação internacional

7 jyg8001a.ppt7 Novo Influenza H1N1 Rio Grande do Sul: Uruguaiana: - gestante de 36 anos - morreu no dia 16 de julho - menina de 5 anos - morreu em 15 de julho - caminhoneiro Dirlei Pereira, 35 - morreu dia 16 de julhogestante5 anosDirlei Pereira Santa Maria: - serralheiro de 40 anos - morreu dia 17 de julho - homem de 26 anos - morreu dia 13 de julho - homem de 31 anos - morreu no início de julhode 40 anos26 anos31 anos Passo Fundo: - comerciante de 42 anos - morreu dia 8 de julho - homem de 31 anos - morreu dia 8 de julho - caminhoneiro Vanderlei Vial, primeira vítima da doença no país - morreu em 28 de junho42 anos31 anosVanderlei Vial

8 jyg8001a.ppt8 Novo Influenza H1N1 São Paulo Osasco: - rapaz de 21 anos - morreu dia 11 de julho - menina de 11 anos - morreu dia 30 de junho21 anos11 anos Botucatu: - homem de 28 anos - morreu dia 10 de julho28 anos Rio de Janeiro - mulher de 37 anos - morreu dia 13 de julho.37 anos

9 jyg8001a.ppt9 Novo Influenza H1N1 CDC: Novos casos são esperados bem como mais hospitalizações e óbitos para os próximos dias e meses. Influenza é sempre sério – anualmente nos EUA ocorrem aproximadamente 36,000 óbitos e mais de 200,000 hospitalizações. Esta epidemia tem potencial para tornar-se tão séria quanto a forma sazonal Por conta de ser um novo vírus grande parte da população não tem imunidade contra e a doença pode ser mais grave e ter mais dispersão.

10 jyg8001a.ppt10 Sinais e sintomas Sintomas do novo S-OIV em pessoas são similares aos associados à forma sazonal. Febre * Tosse Irritação na garganta Coriza ou nariz entupido Dores musculares Dor de cabeça Calafrios Fadiga Soma-se: vômitos (25%) e diarréia (25%) em taxas mais altas que na forma sazonal

11 jyg8001a.ppt11 Como o H1N1 se dissemina? Acredita-se que da mesma forma que a cepa sazonal Primariamente através de gotículas e aerossois Tossir Espirrar Tocar estas gotículas, tocar outras pessoas, objetos e depois tocar membranas mucosas (boca, nariz e olhos) sem antes lavar as mãos.

12 jyg8001a.ppt12 Podemos nos infectar comendo carne de porco? Não, Esta forma de disseminação não é viável para este vírus Você NÃO se infectará comendo carne de porco ou outros produtos derivados desde que propriamente manipulados nos padrões de higiene.

13 jyg8001a.ppt13 O que você pode fazer para evitar a infecção Não há vacina disponível contra este virus até o presente. [Austrália em teste e Japão] Entretanto ações diárias previnem a disseminação.

14 jyg8001a.ppt14 Siga estes passos diariamente: Lave suas mãos frequentemente com sabão e agua morna, especialmente após tossir ou espirrar, por aproximadamente segundos Lenços a base de alcool ou geis sanitizantes também são efetivos

15 jyg8001a.ppt15 Cubra seu nariz e boca quando tossir ou esprirrar com um lenço. Use lenços descartáveis. Evite tocar seus olhos, nariz ou boca. Evite contato com pessoas doentes. Siga estes passos diariamente:

16 jyg8001a.ppt16 Caso fique doente… Fique em casa por 7 dias após seus sintomas começarem ou até não apresentar mais sintomas pro 24 horas no mínimo. Se estiver doente limite seu contato com outras pessoas o máximo possível.

17 jyg8001a.ppt17 Atente para sinais e sintomas A grande maioria das pessoas pode se recuperar em casa mas observe sinais de gravidade indicadores de atenção médica. Em adultos: Dificuldade para respirar ou falta de fôlego Dor ou pressão no peito ou abdomen Tontura repentina Confusão Vomitos presistentes ou graves Sintomas similares à gripe melhoram e então retornam com piora no quadro de febre e tosse.

18 jyg8001a.ppt18 Atente para sinais e sintomas em crianças Se uma criança ficar doente e exibir estes sintomas procure atenção médica. Respiração rápida ou dificuldade ao respirar Pele com tonalidade acinzentada Não ingere fluídos adequadamente Vomitos persistentes ou agravados Não desperta ou não interage Irritabilidade, não quer ser segurada Sintomas similares à gripe melhoram e então retornam com piora no quadro de febre e tosse.


Carregar ppt "Jyg8001a.ppt1 Os fatos sobre o novo Influenza H1N1Fonte U. S. Centers for Disease Control and Prevention."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google