A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO José Carlos Souza - Psiquiatra, Doutor em Saúde Mental (Unicamp), PhD da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO José Carlos Souza - Psiquiatra, Doutor em Saúde Mental (Unicamp), PhD da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa."— Transcrição da apresentação:

1 QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO José Carlos Souza - Psiquiatra, Doutor em Saúde Mental (Unicamp), PhD da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e Professor da UCDB

2 Qualidade de Vida (QV) é a percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive; e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações (OMS, 1994).

3 TRABALHO = TRIPALIUM TRABALHO =HUMANIZAÇÃO

4 Apologia à “dedicação exaustiva”, aos workaholics, ao trabalho como prioridade (um mal necessário), à abdicação do lazer, como conseqüência o estresse. ANOS DE 1980

5 Busca-se um maior equilíbrio entre trabalho e lazer para que se atinja uma melhor QV. Extrapolam-se os limites da instituição, busca-se o bem estar geral da pessoa, em todos os seus ambientes. DIAS ATUAIS

6 O Trabalho é um campo que tem sido estudado por diversos ramos das ciências, sendo uma área multidisciplinar.

7 ... e caminha para a análise da dinâmica dos processos mentais, verificando a interface evolutiva entre os objetivos do indivíduo, da organização e do grupo de trabalho (VÉZINA, 1996). O estudo da inter-relação entre Trabalho e os processos de Saúde/Doença questiona a inteligibilidade da origem organizacional dos transtornos mentais...

8 Se o trabalhador se desespera com a falta de sentido da vida presente, é porque ao longo de sua existência o sentido de sua vida lhe foi roubado.

9 Esgotada sua força de trabalho, sente-se um pária e é comum escutá-lo agradecendo a aposentadoria como um favor ou esmola... A degradação senil começa prematuramente com a degradação da pessoa que trabalha, seja operário, médico, esportista... (BEAUVOIR, 1976).

10 Walton (1973) acredita que a expressão da QV tem sido usada para descrever certos valores ambientais e humanos negligenciados pelas sociedades industriais, em favor do avanço tecnológico, da produtividade industrial e do crescimento econômico.

11 Werther e Davis (1983) afirmaram que a QVT é afetada pela supervisão, as condições de trabalho e o projeto de cargos. Uma boa QVT significa um cargo interessante, desafiador e compensador.

12 A Qualidade no Trabalho que são as condições de realização profissional, somada à Qualidade para o Trabalho através da Educação e, finalmente, a Qualidade do Trabalho como objetivo da organização do esforço produtivo, garantirão a real QV.

13 Beveridge (1980) e Parker (1982) constataram que são mais importantes as perdas decorrentes do afastamento dos companheiros de trabalho do que as financeiras.

14 A aposentadoria interrompe amizades de trabalho que podem ter constituído redes de apoio de longa data, às vezes só percebidas quando o indivíduo fica privado deste apoio ao se aposentar.

15 A civilização humana foi decisivamente marcada pela sua capacidade de articulação social, tendo como um dos pilares fundamentais a organização e divisão do trabalho.

16 Na Idade da Pedra, segundo a antropologia, as mulheres cuidavam da colheita de raízes e do trato com os filhos, cabendo aos homens a caça e defesa do grupo dos animais e dos bandos rivais.

17 Engels (1986) diz que o trabalho é muito mais do que transformar os materiais em riqueza. É o fundamento da vida, tendo, de certo modo, criado o próprio homem.

18 As intervenções de QVT podem ter um efeito direto sobre a produtividade pela melhoria da comunicação e coordenação, motivação dos empregados e carreira individual (HUSE; CUMMINGS, 1985).

19 E indireto sobre a produtividade pelos efeitos da melhoria do bem-estar e da satisfação dos trabalhadores.

20 O trabalho pode causar ou aliviar o estresse, depende de você! Qualidade de Vida no Trabalho é o Trabalho como Qualidade de Vida! MATOS (1996)

21 PREVENÇÃO AO ESTRESSE Esporte Alimentação Higiene do sono Família/amor Auto-estimaSolEspiritualidade Dieta sem álcool e cafeinados LazerAmizadesCheck-up Outros...

22 OBRIGADO! José Carlos Souza Fone/fax: (67)


Carregar ppt "QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO José Carlos Souza - Psiquiatra, Doutor em Saúde Mental (Unicamp), PhD da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google