A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MULHER, VIOLÊNCIA E FÉ CRISTÃ DESAFIOS NO SÉCULO XXI Igreja de Cristo em Rosa dos Ventos Arturo Meneses – 9 de Março de 2014.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MULHER, VIOLÊNCIA E FÉ CRISTÃ DESAFIOS NO SÉCULO XXI Igreja de Cristo em Rosa dos Ventos Arturo Meneses – 9 de Março de 2014."— Transcrição da apresentação:

1 MULHER, VIOLÊNCIA E FÉ CRISTÃ DESAFIOS NO SÉCULO XXI Igreja de Cristo em Rosa dos Ventos Arturo Meneses – 9 de Março de 2014

2 1.Conhecer um pouco das realidades do contexto brasileiro em quanto a violência contra a mulher 2.Assumir, desde a perspectiva bíblica, uma compreensão do problema como base para uma ação profética. 3.Identificar algumas ações concretas da Igreja Cristã Evangélica, que ajudem a prevenir violência no contexto dos lares cristãos, modelando com o exemplo como testemunho poderosa para influir na sociedade. OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

3 Violência e sua origem... As Nações Unidas definem violência como o uso intencional da força física ou poder, ameaça ou real, contra si próprio, outra pessoa, ou contra um grupo ou comunidade, que resulte ou tenha uma alta probabilidade de resultar em lesão física ou moral, morte, dano psicológico, mau desenvolvimento ou privação. Em termos espirituais, de onde vem a violência? (Do pecado estrutural)

4 VIVÊNCIA: O CONTEXTO (VÍDEO E ESTATÍSTICAS) Assistir vídeo no link: Violência contra a Mulher - O mais incrível vídeo.mp4

5 Sete anos e meio após a criação da Lei Maria da Penha em Agosto 2006, o Brasil, sendo a 7ª. Economia do mundo, ainda está entre os dez países com maior recorrência de violência contra a mulher, segundo dados da Organização Mundial de Saúde. Esta lei, se aplica à violência doméstica que cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual, psicológico, dano moral ou patrimonial. A principal finalidade da lei não é punir os homens. É prevenir e proteger as mulheres da violência doméstica e fazer com que esta mulher tenha uma vida livre de violência.

6

7 Tipos de Violência

8

9 Pode acontecer isso no contexto da igreja evangélica? Por que? Tem a violência algo a ver com a missão da igreja? Explique.. Pode o evangelho mudar o contexto, por que? Que podemos fazer dentro da Igreja de Cristo para prevenir a violência? PERGUNTAS PARA RESPONDER EM GRUPOS

10 Naiá Duarte, idealizadora Instituto Mulher Viva, que trata de mulheres que sofrem violência doméstica no meio evangélico, é entrevistada por Vanessa Martins. Ela traz alguns dados alarmantes como 60% das mulheres violentadas serem evangélicas, ao mesmo tempo que explica o projeto da Aliança Cristã Evangelística Brasileira para tentar mudar tal número. Não pode haver nenhuma lei que seja maior do que a mensagem da Cruz, de que todos somos remidos pelo sangue do Cristo e vivemos pela Graça. Não é a Lei Maria da Penha que deve despertar a necessidade de apoiar a mulher vítima de violência, e sim a mensagem da Cruz pregada e encarnada, por homens e mulheres submissos à vontade de Deus e assim inconformados com qualquer injustiça, seja com qualquer pessoa, afirmam alguns pastores do Instituto Mulher Viva.

11

12 Plano de ação preventiva contra a violência : Questionário anexo 1.Fazer auto-diagnóstico periódico participativo (diálogo sobre o perfil da família) Efésios 5:15. Questionário anexo Anexo a homenagem de hombres para mulheres 2.Praticar a valorização e respeito (identidade, consenso) Gálatas 3:28; 1 Coríntios 7:4-5. Anexo a homenagem de hombres para mulheres (Mulher virtuosa já a encontramos) 3.Construir novas práticas com alicerce bíblico: a) unidade integral (Efésios 4:3; Colossenses 2:2; Romanos 13:8; 1 Coríntios 1:10) SUJEITEM-SE UNS AOS OUTROS b) Submissão mútua (Efésios 5:21) SUJEITEM-SE UNS AOS OUTROS, POR TEMOR A CRISTO. c) Influenciar a outros proativamente, modelando com o exemplo. (Mateus 5:16)

13

14 Mulher virtuosa, sim, nós a encontramos. Ela é o maior presente para nossas vidas. Seu amor para nós é um especial tesouro, que excede em muito o valor de todas as pedras preciosas do mundo. Ela tem tempo para estar em comunhão com Deus, para presentear- nos abraços, beijos e sorrisos em momento oportuno. Ainda encontra espaço para fazer seus os anelos da família e permeá-los com dose requerida de compreensão e empatia. Ela parece ter descoberto um fascinante mundo de espiritualidade cotidiana. Ama a Deus, ama ao próximo, ama a família, ama o serviço. Sua alegria parece não ter fronteira e seu entusiasmo pela vida contagia e inspira segurança aos que a rodeamos. Ela é como árvore carregada de frutos que permanecem e são de natureza diversa e boa. Suas raízes estão cimentadas e são constantemente nutridas pela verdade que permanece para sempre: A Palavra viva do Senhor! Não tem temor da adversidade, a enfrenta com o escudo da fé, e o apresto da Boa Nova do Evangelho. Defende com ousadia o valor de seus anelos com o inquebrantável recurso da fé, esperança e amor. Muitas mulheres escolhem o temporal e passageiro. Ela optou pela vida abundante e plena de Jesus. Talento e beleza se unem a uma e sua vida desenha com magistral harmonia. Por isso, nosso coração exclama com singular alegria: Bendita sejas mulher virtuosa, nosso presente de Deus!! MULHER VIRTUOSA? NÒS JÁ A ENCONTRAMOS (homenagem dos homens as mulheres

15 textos bíblicos de referência Portanto, prestem atenção na sua maneira de viver. Não vivam como os ignorantes, mas como os sábios (Efésios 5:15) Desse modo não existe diferença entre judeus e não-judeus, entre escravos e pessoas livres, entre homens e mulheres: todos vocês são um só por estarem unidos com Cristo Jesus (Gálatas 3:28) A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido. Da mesma forma, o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher. Não se recusem um ao outro, exceto por mútuo consentimento e durante certo tempo, para se dedicarem à oração. Depois, unam-se de novo, para que Satanás não os tente por não terem domínio próprio ( A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido. Da mesma forma, o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher. Não se recusem um ao outro, exceto por mútuo consentimento e durante certo tempo, para se dedicarem à oração. Depois, unam-se de novo, para que Satanás não os tente por não terem domínio próprio (1 Coríntios 7:4-5).

16 textos bíblicos de referência 2 UNIDADE DE ESPÍRITO Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz (Efésios 4:3) UNIDADE EM AMOR Para que os seus corações sejam animados, estando unidos em amor, e enriquecidos da plenitude do entendimento para o pleno conhecimento do mistério de Deus – Cristo. Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros, pois aquele que ama seu próximo tem cumprido a lei (Colossenses 2:2; Romanos 13:8) UNIDADE NA MENTE Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo suplico a todos vocês que concordem uns com os outros no que falam, para que não haja divisões entre vocês, e, sim, que todos estejam unidos num só pensamento e num só parecer (1 Coríntios 1:10) SUBMISSÃO MÚTUA Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo. MODELANDO COM O EXEMPLO: Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus". (Mateus 5:16)

17 DECLARAÇÃO DE IDENTIDADE E COMPROMISSO DAS MULHERES

18

19 ENCERRAMENTO OUTRAS PERGUNTAS, COMENTÁRIOS E OBSERVAÇÕES.

20 ORAÇÃO DE COMPROMISSO E INTEGRAÇÃO COM O PR. IREMAR


Carregar ppt "MULHER, VIOLÊNCIA E FÉ CRISTÃ DESAFIOS NO SÉCULO XXI Igreja de Cristo em Rosa dos Ventos Arturo Meneses – 9 de Março de 2014."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google