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TURISMO E LAZER AULA 09 - MERCADO DE RECREAÇÃO. INTRODUÇÃO Não existem muitos dados relevantes sobre o setor. As principais referências vêm de fontes.

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1 TURISMO E LAZER AULA 09 - MERCADO DE RECREAÇÃO

2 INTRODUÇÃO Não existem muitos dados relevantes sobre o setor. As principais referências vêm de fontes não- oficiais / confiáveis (blogs, reportagens, etc). POR QUE ESTE FENÔMENO ACONTECE?

3 INTRODUÇÃO Área de conhecimento relativamente nova Falta de representatividade (entidade de classe / associação) Preconceito dos Gestores Privados, Acadêmicos, Entidades Governamentais e Sociedade. Pouca produção científica Amadorismo mercadológico Contudo, serão apresentados nesta aula: – Síntese de estudos disponíveis sobre o tema – Ilustração de uma empresa-modelo

4 ATIVIDADE 1) O QUE PRECISAMOS SABER PARA COMPREENDER MELHOR O MERCADO DE RECREAÇÃO? 2) COMO OBTER TAIS INFORMAÇÕES? Discutir em grupo, elencar no papel e apresentar oralmente para debate. (15 minutos)

5 ATIVIDADE - RESPOSTA 1) COMPREENDER A DINÂMICA DE UM MERCADO: pressupõe relação de oferta X demanda (produção – distribuição – consumo) OFERTA (PRODUÇÃO): tangível (infraestrutura e equipamentos) e intangível (serviços e experiências) DISTRIBUIÇÃO (ACESSO): Econômico, Espacial, Temporal, Sociocultural (Informativo/Promocional) DEMANDA (CONSUMIDOR): Real, Potencial e Inexistente

6 ATIVIDADE - RESPOSTA 1) ENTENDER AS PECULIARIDADES DO SEGMENTO DE RECREAÇÃO: O que abrange? – Manifestações Artísticas, Universo Esportivo, Equipamentos Culturais, Entretenimento Midiático, Aprendizado Intelectual, Ferramentas de Sociabilidade e Relaxamento, Viagens e Excursões, Experiências Prazerosas em Geral. 1) Discutir e elencar que tipos de trabalhos estão vinculados a este segmento e seus desdobramentos? – A partir do mosaico de perspectivas apresentados no item anterior, defina os tipos de atividade possíveis.

7 EXEMPLO DE SUB-SEGMENTO: BUFFETS INFANTIS DIMENSÃO: Em 2010 movimentou R$ 750 milhões no Brasil. Para 2011, projeta-se um crescimento de 30% no setor. Somente na cidade de São Paulo, são mais de 24 mil pessoas empregadas e 600 estabelecimentos voltados para o setor. No Brasil, a estimativa é que estejam funcionando buffet’s formais (www.universidadedadiversao.com.br).www.universidadedadiversao.com.br

8 ENTRETENIMENTO X MERCADO DE TRABALHO Setores de maior probabilidade de crescimento para as próximas décadas Informática Saúde Meio Ambiente Turismo, lazer e entretenimento Biotecnologia Administração Tecnologia da Informação Terceiro Setor Educação

9 ENTRETENIMENTO X MERCADO DE TRABALHO "Profissões do Futuro" Administradores de Comunidades Virtuais Engenheiros de Rede Gestor de Segurança na Internet Coordenadores de Projetos Consultor de Carreiras Coordenadores de Atividades de Lazer e Entretenimento Designer e planejador de Games Gestor de Patrocínios Gestor de Empresas do Terceiro Setor Especialista na preservação do Meio Ambiente Engenharia Genética Gerentes de Terceirização Gestor de Relações com o Cliente Especialista em Ensino a Distância (EAD)

10 PARÊNTESES ECONOMIA CRIATIVA – A maior indústria positiva do Mundo ry=economia+criativa+globo+news&aq=0&oq =economia+criativa+ ry=economia+criativa+globo+news&aq=0&oq =economia+criativa+ w w C8fiI C8fiI

11 ATIVIDADE - RESPOSTA 2) Como obter tais informações e se inserir nestes mercados? – Curiosidade (pesquisar websites, reportagens, ir a eventos, conversar com professores e colegas, olhar para o universo do lazer com “outros olhos”) – Organização (estruturar o que quer, e a partir das informações obtidas, estruturá-las de forma a se alcançar o objetivo) – Dedicação (persistência, cara-de-pau, esforço maior que a média) – Emoção (apaixone-se pelo ideia, pelo que faz, sinta os vários aspectos relacionados)

12 UMA EMPRESA DE RECREAÇÃO – O CASO DA “MEGARECREAÇÃO” – EMPRESA-MODELO DO SETOR Prepare-se para receber os parabéns, mesmo que nem seja seu aniversário. Mega A gente cuida da recreação. E você recebe os elogios. Parabéns é o que os nossos clientes mais ouvem. E não é para menos. A Mega Recreação transforma eventos ou atividades de lazer em momentos inesquecíveis. Sabe como? Fugindo da receita de bolo. Tratando cada caso de maneira única. Porque recreação não é brincadeira. Exige planejamento, inteligência e um rigoroso acompanhamento. Ingredientes que a gente utiliza em tudo o que faz. Definir o seu público. Criar ações envolventes. Disponibilizar monitores treinados e experientes para dar conta dos seus objetivos. Esse é um pouco do nosso trabalho. Aquele que gera uma extensa fila de cumprimentos. Experimente! E faça a festa com os resultados que a gente proporciona.

13 MEGARECREAÇÃO Mega Especialidades: Jogos, gincanas, shows, festas, atividades desportivas, de integração e motivação etc.; Assessoria, planejamento, organização, implantação e execução de projetos de entretenimento e recreação programada sob medida para cada empresa; Equipes treinadas para a realização de convenções, lançamentos, confraternizações e monitoria de lazer; Atendimento especializado para organizadores de eventos, hotéis, resorts e empresas. (O SEGREDO DA EMPRESA ESTÁ EM OFERECER UM PORTFÓLIO DE SERVIÇOS AMPLO, CRIATIVO E QUE MESCLA O SETOR DE EVENTOS COM O DE ENTRETENIMENTO – TENDÊNCIA NO MERCADO POIS AS PESSOAS BUSCAM CADA VEZ MAIS VIVENCIAR “EXPERIÊNCIAS MEMORÁVEIS”, Bauer 2011)

14 MEGARECREAÇÃO Hotéis Criar uma atmosfera de alegria e descontração. Desenvolver condições para que os hóspedes se integrem, divirtam-se e estreitem relacionamentos. Agregar valor a sua marca com projetos exclusivos, do tamanho da sua necessidade e estrutura. É assim que trabalhamos, desenvolvendo projetos específicos e sob medida para sua empresa. (TODOS OS ASPECTOS GRIFADOS RESSALTAM O ASPECTO EMOCIONAL CONTIDO NA PROPAGANDA DA EMPRESA, O QUE GERA, CERTAMENTE, UM APELO MAIOR NA CAPTAÇÃO DE CLIENTES – Bauer, 2011)

15 MEGARECREAÇÃO Case – Hotel Vacance Tendo como missão elaborar uma programação de entretenimento para seus hóspedes que fosse atrativa e intensa dentro de um valor de investimento aceitável a Mega Recreação transformou as dependências do hotel num verdadeiro palco de shows e atrações onde podemos destacar:

16 MEGARECREAÇÃO Show de talentos: Mais do que uma atividade de palco, a produção desta atividade envolveu: ensaios dos hóspedes acompanhados de músico profissional, equipamentos de som e até fantasias para que os hóspedes possam se caracterizar para a sua apresentação. Durante o evento que aconteceu à noite, o evento teve a presença de um mestre de cerimônias e músico com teclado acompanhados de DJ, telão e câmera man que transmitiu as imagens dos hóspedes participantes num grande telão. Além da participação dos adultos a equipe de lazer fez uma apresentação com as crianças e jovens.

17 MEGARECREAÇÃO Jantar Dançante Temático / Anos 60: Neste evento logo na entrará do restaurante houve um carro de época e uma lambreta original onde os hóspedes poderão relembrar os incríveis anos dourados. Ainda na recepção havia um casal de performances devidamente caracterizado e decoração típica. Já dentro do restaurante havia uma banda que além de vários estilos de músicas fez uma apresentação de músicas da época que procurou a agitar a todos.

18 MEGARECREAÇÃO Festa Junina: Campeonato de touro mecânico, barracas típicas, jantar e casamento caipira, apresentação da quadrilha formada pelos próprios hóspedes e show típico sertanejo movimentam semanalmente o hotel. Baile: Com a presença de um casal de dançarinos que no período da tarde houve uma aula de dança com os adultos e a noite acompanhada de um músico profissional animando o baile foi programado ainda um concurso de dança. Aulas de artesanato: Especialmente criado para as mamães e mulheres em geral onde a cada dia foi realizada uma técnica diferente, sendo que no final cada participante pode levar o resultado do seu trabalho para casa. (A IDÉIA É REALIZAR SONHOS, TRANSFORMAR ALGO COMUM, ORDINÁRIO, EM EXTRAORDINÁRIO, INESQUECÍVEL, MEMORÁVEL. COMO? C-R-I-A-T-I-V-I-D-A-D-E – Bauer, 2011)

19 ATIVIDADE INDIVIDUAL Após assistir o vídeo “Apresentação aos Monitores da Megarecreação”, aponte quais são as principais sugestões do Coordenador Rogério e qual a relação disso com o conceito de economia criativa e com o potencial de mercado de Recreação. (20 minutos)

20 ATIVIDADE EM GRUPO Criatividade para o Evento de Recreação do Semestre Vamos escolher lugar, formato, ferramentas alternativas para pensarmos juntos nas possibilidades de recreação no Evento de junho. Querem deitar, ouvir música, ir ao bigode? DEPOIS, DISCUTIMOS SE FOI “PRODUTIVO”.

21 (PARA SABER +): ARTIGO mercado-da-recreacao-tem-um-potencial-que-falta-ser-explorado- aponta-pesquisa.html mercado-da-recreacao-tem-um-potencial-que-falta-ser-explorado- aponta-pesquisa.html No mercado da diversão Os recreadores ou monitores de recreação infantil tem que ter muita paciência, criatividade e jogo de cintura para chamar a atenção da criançada e ganhar a confiança dos pais Lá fora, eles são David Cunha e Magna Leite, mas no hotel em que trabalham incorporam tio Coelho e tia Sininho. A brincadeira já começa por aí. David é coordenador de Desporto e Lazer; e Magna, monitora de recreação do Suítes Resort Beach Park. Os dois trabalham cerca de oito horas por dia e juntos promovem atividades recreativas para a garotada pelas praias, piscinas e brinquedos do parque aquático.

22 (PARA SABER +): ARTIGO A diversão começa pelo café da manhã. Fantasiados de fadas ou super-heróis, os “tios” recebem as crianças para o café da manhã. “Animamos o momento para que elas possam inclusive se alimentar bem. De lá, muitas vezes vamos para as piscinas e no caminho sempre estamos cantando e conversando alegremente com elas”, conta Tia Sininho. De acordo com os recreadores, a ideia é sempre envolver as crianças, “para que eles esqueçam um pouquinho dos pais”. Parece fácil, mas não é. Os recreadores deixam claro que é preciso muita paciência e criatividade para despertar o interesse dos pequenos e responsabilidade para conquistar a confiança dos pais. “Existe toda uma pedagogia para conversar e brincar com cada faixa etária. Por isso, temos formação acadêmica e técnica na área”, ressalta tio Coelho. Ele conta que é preciso também estar sempre de olho nas novidades do cinema, da televisão e dos games. “Sei tudo quanto é de super-herói para não ser pego de surpresa”, brinca.

23 (PARA SABER +): ARTIGO Mercado Segundo pesquisa desenvolvida pelo curso de Tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE-CE), o mercado da recreação tem um potencial que falta ser explorado. “O mercado está em expansão, mas ainda não percebeu o poder de um profissional da recreação”, pondera a professora do curso, Allana Joyce. A pesquisa também revela que a maior parte das vagas são ocupadas por estudantes ou egressos das graduações de Educação Física, Turismo e Hotelaria ou Pedagogia. Magna Leite, a tia Sininho, é um exemplo disso. “Eu sou estudante de Educação Física. Tinha interesse na área de fitness, mas durante o estágio descobri a recreação e pretendo continuar, com enfoque na área educativa”. por Luar Brandão


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