A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Serviços aos ecossistemas, com ênfase nos polinizadores e polinização As abelhas, os serviços ecossistêmicos e o Código Florestal Brasileiro Vera Lucia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Serviços aos ecossistemas, com ênfase nos polinizadores e polinização As abelhas, os serviços ecossistêmicos e o Código Florestal Brasileiro Vera Lucia."— Transcrição da apresentação:

1 Serviços aos ecossistemas, com ênfase nos polinizadores e polinização As abelhas, os serviços ecossistêmicos e o Código Florestal Brasileiro Vera Lucia Imperatriz-Fonseca Fonte: Vera Lucia Imperatriz-Fonseca e Patrícia Nunes-Silva Fonte: Biota Neotropica

2 Fornecimento de Serviço Ecossistêmico (polinizadores) Hábitats Naturais Agricultura e Biodiversidade Natural Relacionamento espacial entre hábitats e culturas agrícolas Preservar a agrobiodiversidade e manter a ligação entre Natureza e a Agricultura.

3 Países da Europa e América do Norte já enfrentam a falta de polinizadores – pequeno grupo de abelhas são criadas para polinização - não é recomendado a introdução de espécies exóticas (competem com espécies nativas, trazer pragas, etc). Apicultura cresce em ritmo mais lento do que a necessidade pelo serviço ecossistêmico (polinização). O uso apenas da Apis pode ser susceptível a parasitas (ácaro) e doenças. Comportamento de evasão (enxameagem de abandono). Em regiões tropicais e subtropicais um caminho é o uso de abelhas sem ferrão. Há métodos para a criação dessas abelhas, mas poucas espécies foram testadas no uso da polinização (até 2004). Mamangavas (abelhas solitárias) como polinizador eficiente para a maça, mas não há sistema de criação estabelecido no Brasil. Se mantivéssemos diversas comunidades de abelhas em ambientes naturais, a falta de uma espécie em um ano poderia ser compensada por outra espécie (KREMEN, 2004).

4 Práticas Amigáveis para a Conservação de Polinizadores
Controle do uso de pesticidas nas culturas Manejo de paisagem agrícola para manter borda de vegetação nativa Cercas vivas para oferecer recursos aos polinizadores Diminuição de uso de herbicidas para manter as ervas ruderais Manejo de solo que mantenha os ninhos das abelhas Fornecimento de abrigo (sítios de nidificação – árvores que formam ocos)


Carregar ppt "Serviços aos ecossistemas, com ênfase nos polinizadores e polinização As abelhas, os serviços ecossistêmicos e o Código Florestal Brasileiro Vera Lucia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google