A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Prof. Rudy de Barros Ahrens www.rudybarros.com.br.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Prof. Rudy de Barros Ahrens www.rudybarros.com.br."— Transcrição da apresentação:

1 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Prof. Rudy de Barros Ahrens

2 EM QUE MUNDO CORPORATIVO VIVEMOS?

3 PROBLEMAS ENFRENTADOS NAS ORGANIZACAÇÕES -Personalidades diferentes; -Conhecimentos diferentes; -Educações diferentes; -Objetivos diferentes; -Valores diferentes.

4 Quando falamos de pessoas não podemos esquecer que: As pessoas têm características de personalidade, expectativas, objetivos pessoais, histórias particulares, etc... Nas relações que o homem estabelece com o trabalho devemos considerar os aspectos indivíduo-indivíduo, indivíduo-grupo, indivíduo-organização, grupo-grupo, grupo-organização.

5 PERSONALIDADE conjunto de valores e termos usados para caracterizar o indivíduo. Estrutura interna, formada por diversos valores em interação. Pode ser muito ou pouco valorizada. PERSONALIDADE O que é PERSONALIDADE? Latim: Persona conjunto dos traços e características típicas de uma pessoa, e que, portanto, distinguem-na das demais. soar através.

6 COMPONENTES DA PERSOANLIDADE Herança Biológica Herança Biológica Meio Ambiente Meio Ambiente Educação Educação

7 COMPONENTES DA PERSOANLIDADE (cont.) A personalidade é um todo organizado e individual, é produto de fatores biopsicossocial. Fatores Físicos e Biológicos: Fatores Físicos e Biológicos: imagem física, o sistema glandular e o sistema nervoso. Fatores Psicológicos: Fatores Psicológicos: grau e características de inteligência, as emoções, os sentimentos, os valores e vivências humanas, etc... Fatores Sociais: Fatores Sociais: a família, a igreja, o clube, vizinhança,....

8 TIPOS DE PERSONALIDADES

9 TRNSTORNOS DE PERSONALIDADE

10 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia empresarial. (ROBBINS, 2005) Estudo sistemático e a aplicação cuidadosa do conhecimento sobre como as pessoas agem dentro da organização, seja como indivíduos, seja em grupos. (NEWSTROM, 2008)

11 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL CAMPO MULTIDISCIPLINAR O comportamento organizacional é um campo multidisciplinar que se divide em três sub-conjuntos, centrados em processos: individuais (valores, atitudes, personalidade, percepção, motivação e aprendizagem); grupais (dinâmica grupal, liderança, tomada de decisão, poder e política) e organizacionais (comunicação, estrutura, cultura, mudança e desenvolvimento organizacional).

12 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E VANTAGEM COMPETITIVA VANTAGEM COMPETITIVA Quando uma organização consegue desempenhar algum aspecto de seu trabalho melhor do que seus concorrentes ou quando é capaz de realizar o trabalho de um jeito tal que os concorrentes não consigam fazer igual. CAPITAL HUMANO Soma de competências, conhecimentos e atributos gerais das pessoas dentro de uma organização. Representa a capacitação para o trabalho de hoje e o potencial para o trabalho de amanhã. Engloba não apenas competências observáveis, mas também as competências, conhecimento e habilidades dos colaboradores para aprender, se comunicar, construir confiança e trabalhar em equipes.

13 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E VANTAGEM COMPETITIVA CAPITAL HUMANO – FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA VALOR – Extensão com que os indivíduos são capazes de lidar com o trabalho básico de uma organização. SINGULARIDADE – Extensão em que as competências e os talentos das pessoas de uma organização são inigualáveis no setor. BAIXA IMITABILIDADE – Extensão em que as habilidades e talentos das pessoas em uma determinada organização podem vir a ser copiados por outras organizações.

14 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL DISCIPLINAS PSICOLOGIA Busca medir, explicar e, algumas vezes, modificar o comportamento dos seres humanos e dos animais. Envolve o estudo da aprendizagem, motivação, personalidade, emoções, percepção, satisfação com o trabalho, eficácia da liderança, avaliação de desempenho, planejamento do trabalho, estresse profissional. SOCIOLOGIA Estuda o sistema social no qual os indivíduos desempenham seus papéis, ou seja, a relação das pessoas entre si. Áreas que receberam mais contribuição da sociologia foram a dinâmica de grupo, o desenho de equipes de trabalho, a cultura organizacional e aspectos como poder, comunicação e conflitos.

15 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL DISCIPLINAS PSICOLOGIA SOCIAL Mistura conceitos da psicologia e sociologia. Seu foco é a influência de um indivíduo sobre o outro. Um dos temas mais investigados é a mudança, entendimento e mudanças de atitudes, padrões de comunicação e a tomada de decisão em grupo. ANTROPOLOGIA Estudo das sociedades para compreender os seres humanos e suas atividades. Envolve o estudo de valores e atitudes comparativas, cultura organizacional e análise multicultural. CIÊNCIA POLÍTICA Estuda o comportamento dos indivíduos e dos grupos dentro de um ambiente político. Estuda, principalmente, conflitos, políticas intra- organizacionais e poder.

16 FACETAS MICRO DO CO: Motivação; Percepção; Comunicação; Dinâmica de grupo; Liderança. FACETAS MACRO DO CO: Estrutura organizacional; Cultura; Ambiente. MACRO E MICRO CO

17 Explicar: Razão pela qual a pessoa ou grupo de indivíduos fez algo; Prever: Eventos futuros, reação a avaliação do funcionário o qual estaria sujeito a mudança na instalação de um novo equipamento de automação; Controlar: É controverso no emprego do conhecimento do CO, é controlar o comportamento. Exemplo: quando um executivo pergunta a si mesmo o que eu poderia fazer para levar FULANO a se esforçar mais no trabalho. OBJETIVOS DO CO:

18 DESAFIOS E OPORTUNIDADES DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Respondendo à globalização Administrando a diversidade da força de trabalho Aumentando a qualidade e a produtividade Enfrentando a escassez de mão-de-obra Melhorando o atendimento ao cliente Melhorando as habilidades humanas

19 DESAFIOS E OPORTUNIDADES DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Dando autonomia para as pessoas Estimulando a inovação e as mudanças Lidando com a temporariedade Trabalhando em organizações interconectadas Ajudando os funcionários a equilibrar a vida pessoal e profissional Melhorando o comportamento ético

20 OBJETIVOS DO ESTUDO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL PRODUTIVIDADE – Preocupação com a eficiência e a eficácia dos indivíduos grupos e organizações. ABSENTEÍSMO – Ausência do funcionário no ambiente de trabalho. ROTATIVIDADE – É a permanente saída e entrada de pessoal da organização de forma voluntária ou in voluntária. CIDADANIA ORGANIZACIONAL – É um comportamento discricionário que não faz parte das exigências funcionais de um cargo, mas que ajuda a promover o funcionamento eficaz da organização. SATISFAÇÃO NO TRABALHO – Conjunto de sentimentos que uma pessoa possui com relação ao seu trabalho.

21 PRINCIPAIS VARIÁVEIS QUE AFETAM O COMPORTAMENTO Valores Atitudes Persona- lidade Capaci- dade Comporta- mento individual Motivação Percepção Aprendi- zagem


Carregar ppt "COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Prof. Rudy de Barros Ahrens www.rudybarros.com.br."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google