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COLEÇÃO VIVER, APRENDER

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Apresentação em tema: "COLEÇÃO VIVER, APRENDER"— Transcrição da apresentação:

1 COLEÇÃO VIVER, APRENDER
12 E 13 DE MARÇO MINAS GERAIS

2 PAUTA Curso de dois dias, 16 horas, com o objetivo de conhecer a coleção Viver, aprender , os principais conceitos que a fundamentam e as possibilidades de trabalho com o material. – manhã: apresentação, breve histórico, alfabetização e letramento. - tarde: conhecendo o material. – manhã: desenvolvimento de seqüência didática – Ciências Naturais e Matemática. - tarde: projeto de Ciências Naturais e Matemática-interdisciplinaridade; avaliação do encontro.

3 COLEÇÃO VIVER, APRENDER
MATERIAIS DIDÁTICOS Coleção 2o segmento Parceria Ação Educativa e Global Editora

4 COLEÇÃO VIVER, APRENDER
Reformas educativas – Ministério da Educação Distribuição de subsídios pedagógicos a estados e municípios; Financiamento de projetos de formação de educadores; Impressão de materiais; Coleção elaborada pela ONG Ação Educativa, impressa e distribuída pelo MEC

5 AÇÃO EDUCATIVA Organização não-governamental sem fins lucrativos, fundada em 1994, em São Paulo; Desenvolve projetos educacionais que promovem a justiça social, a democracia participativa e o desenvolvimento sustentável no Brasil; Realiza atividades de assessoria, pesquisa e formação, além de divulgar materiais e subsídios a educadores, jovens e agentes sociais

6 AÇÃO EDUCATIVA Três áreas de atuação: Educação Juventude
Espaço de cultura e ação social

7 AÇÃO EDUCATIVA Área de Educação:
Atuação junto a escolas e programas na área de Educação; Intervenção nas políticas públicas amplas; Larga tradição de trabalho na área de Educação de Jovens e Adultos; Atuação na assessoria a programas educativos, participação e apoio a redes e fóruns, salas de aula experimentais, formação de educadores e elaboração de subsídios e materiais pedagógicos.

8 COLEÇÃO VIVER, APRENDER
Coleção elaborada pela Ação Educativa a pedido do Ministério da Educação a partir de 1997, sob a coordenação de Cláudia Lemos Vóvio; Sistematiza e incorpora avanços das pesquisas nas diferentes áreas do conhecimento das dinâmicas sociais e suas implicações no âmbito escolar; Projeto de acordo com a proposta curricular para a educação de jovens e adultos.

9 A coleção Conta com 11 livros e busca abranger problemas e assuntos que correspondem aos interesses e necessidades educativas de jovens e adultos e das comunidades em que estão inseridos; É um projeto construído coletivamente, no qual princípios educativos e propostas pedagógicas dão sustentação aos textos, às atividades e aos projetos de trabalho sugeridos.

10 Livros disciplinares Seis livros partem de temas relativos às principais formas de participação na sociedade contemporânea; Cinco livros tratam de conhecimentos lingüísticos e matemáticos; Aprendizagens fundamentais para ação efetiva na sociedade de cultura escrita: dois de Linguagem, dois de Matemática e um de Língua Estrangeira Moderna

11 Arquitetura dos livros
Cada livro é formado por três partes: Livro do estudante Roteiro de atividades Livro de professores Propõe ao professor a criação e o desenvolvimento de projetos coletivos de trabalho;

12 Arquitetura dos livros
Objetivo: Oferecer condições aos estudantes para: Desenvolver novas habilidades e adquirir conhecimentos para tomada de decisões; Aprender a investigar a realidade; Reconhecer as desigualdades sociais e econômicas e sociais; Ter acesso a bens culturais

13 Estrutura dos materiais
Guia do educador Orientações didáticas Explicações sobre temas tratados Definição de objetivos de aprendizagens Descrição das atividades Sugestões de atividades complementares Textos informativos para educadores Livro do educando Organizados em módulos temáticos e unidades de estudo Abordam articuladamente as áreas curriculares em projetos didáticos

14 Seis Focos de Atenção...

15 Foco 1 A continuidade do processo educativo
Programas viáveis e compatíveis às necessidades dos envolvidos; A criação de oportunidades para que pessoas ampliem conhecimentos 15 15

16 Foco 2 Diversidade cultural
Implica conhecer os educandos e: Reconhecê-los como produtores e portadores de cultura e que essa bagagem é diversa e relacionada às suas biografias e ciclos de vida, aos grupos a que pertencem, ao contexto em que vivem, entre outros. Identificar e integrar os conhecimentos, valores, representações, expectativas e habilidades que possuem; Considerar que a alfabetização provoca mudanças identitárias; Organizar projetos educativos em função dessa bagagem e necessidades dos grupos. 16 16

17 Foco 3 Educação não se faz por transferência
Práticas e propostas que se conectam a projetos e necessidades dos grupos atendidos e respondam às exigências sociais; A realidade local, o diagnóstico de questões e a busca de soluções e intervenção são tarefas e conteúdos a serem contemplados no processo de alfabetização; Situações reais e significativas, relacionadas à vida; Situações comunicativas como aquelas que as pessoas falam, lêem e escrevem no mundo social 17 17

18 Foco 4 Ambiente alfabetizador
Organizar os tempos e os espaços de modo a favorecer: O diálogo e a negociação entre todos os envolvidos; A articulação e a mobilização dos grupos que tomam parte do processo educativo e de outros da comunidade; O intercâmbio de experiências e saberes; 18 18

19 Foco 5 Alfabetizar e letrar simultaneamente
Requer: Superar a noção de que o foco da alfabetização concentra-se em ler para aprender a ler e em escrever para aprender simplesmente a tecnologia da escrita; Promover uma gama diversificada de situações de: produção de textos (orais, escritos ou em outras linguagens), de leitura e interpretação de textos, de acesso a diversas fontes de informação, de reflexão sobre a linguagem como objeto de estudo; 19 19

20 Foco 6 Ação dos(as) professores(as)
Rever a Ação Pedagógica; Conhecer e reconhecer os educandos como sujeitos de aprendizagem; Rever e atualizar seus papéis e atribuições; Promover a elaboração, proposição e implementação de ações educativas criadas pelos(as) professores(as). 20 20

21 COLEÇÃO VIVER, APRENDER
Fundamentos da proposta pedagógica da coleção: Diferenças no modo de operação cognitiva de sujeitos pouco ou não escolarizados; Atividades que contribuem para o desenvolvimento das habilidades cognitivas de jovens e adultos: Trabalho; Participação política em movimentos sociais e sindicais.

22 COLEÇÃO VIVER, APRENDER
Os percursos de aprendizagem delineados nas propostas pedagógicas da coleção visam a promover ações que favoreçam a tomada de consciência, por parte dos educandos, de seus processos cognitivos, a partir da identificação de seus conhecimentos prévios, fomentando a análise e reflexão sobre o próprio percurso de aprendizagem.

23 COLEÇÃO VIVER, APRENDER
Foram traçadas estratégias para a elaboração desta coleção com o sentido de produzir um material flexível, para permitir a utilização criativa pelos educadores; Optou-se pela elaboração de projetos didáticos que articulem diversas áreas curriculares para a resolução de problemas;

24 COLEÇÃO VIVER, APRENDER
O uso de situações problema que desencadeiam o estudo dos educandos sobre temas e questões atuais é uma das estratégias para elaborar módulos e unidades em que se organiza o material. Cada livro é composto por módulos, vinculados a um tema, contendo informações e propostas de aprendizagem abrangendo diferentes áreas do conhecimento.

25 COLEÇÃO VIVER, APRENDER
As áreas de conhecimento abarcadas nessa coleção tratam de aspectos que visam o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social dos educandos. As atividades visam o exercício da linguagem oral e escrita e devem se desenvolver em contextos significativos para os educandos.

26 COLEÇÃO VIVER, APRENDER
Três estratégias delineiam a distribuição dos diversos tipos de texto na coleção: Organizar as atividades de leitura e escrita em torno de variados tipos de texto, articulando-os às temáticas de cada módulo; Atividades de leitura que favorecem o papel de mediador do educador; Seleção de textos significativos para os educandos que, ao mesmo tempo, abordem informações substanciais para o tratamento dos eixos temáticos e problematizações propostos nos módulos.

27 COLEÇÃO VIVER, APRENDER
Objetivo: Formação de um leitor autônomo e crítico, através de aprendizagens que proporcionem a compreensão dos textos, o diálogo entre a escrita e o leitor, a recriação de sentidos, o estabelecimento de relações e a mobilização de conhecimentos do leitor para dar coerência àquilo que leu.

28 COLEÇÃO VIVER, APRENDER
Guia do educador: Sugestões de como trabalhar os principais conteúdos; Descrições das atividades; Indicações de como desenvolver as atividades em sala de aula; Textos informativos complementares; Sugestões de atividades extras.


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