A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O espaço de realização do capital Capitalismo nasce destruindo uma pequena produção artesanal e camponesa para concentrar a produção e os homens na manufatura,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O espaço de realização do capital Capitalismo nasce destruindo uma pequena produção artesanal e camponesa para concentrar a produção e os homens na manufatura,"— Transcrição da apresentação:

1 O espaço de realização do capital Capitalismo nasce destruindo uma pequena produção artesanal e camponesa para concentrar a produção e os homens na manufatura, que será destruída para dar lugar às fábricas ( maior divisão social e territorial do trabalho).

2 Quando surge o sistema capitalista? 500 anos. Características: Capitalismo Comercial ( séc. XV – XVIII): trocas comerciais, exploração colônias – mercantilismo: lucro pelo comércio e exploração dos recursos naturais. (CONCORRENCIAL) Capitalismo industrial ( XVIII - 1ª Guerra): neocolonialismo, invenção da máquina. Inglaterra – EUA, Rússia, Japão. Nesse momento, relação natureza com a sociedade torna-se mais agressiva - ecumenização do mundo, produção do espaço geográfico: cidade - campo. ( MONOPOLISTA) Capitalismo financeiro: ( 1945 – até hoje): pós 2ª G. Mundial, integração econômica dos bancos e indústrias. ( financerização, através da informação) Multinacionais: espalham-se a produção, depois a comercialização pelo mundo, padronização e customização da produção, propaganda e marketing – ideologia do consumo. Nesse momento a geografia dos lugares torna-se um fator ainda mais importante para o mercado, sendo necessário o conhecimento maior da cultura, da lei e das infraestruturas. ( IMPERIALISTA)

3 Conceitos Lucro: ganho ou vantagem que se obtém com uma atividade qualquer, livre de despesas decorrentes desta. Forma que assume a mais-valia após sua realização. Poder: (M. Weber) probabilidade de impor uma vontade própria. Não é exclusivo do Estado ( via política – força, pacífica – ideologia) Dominação: probabilidade de encontrar obediência Estado: todo Estado refere-se a um povo, fixado num território, delimitado por fronteiras, que vigora uma autoridade própria a partir de orgãos que elaboram leis.

4 Modo capitalista de produção Produção de mercadorias – mascara a mais- valia modo de produção movido pelo lucro, mas a mercadoria, lucro e o dinheiro são aparências. Homens – trabalho- mercadorias o trabalho produz mais -valia produzindo mercadorias. Mais valia – trabalho não pago.

5 Exemplo Trabalhador : 8 horas/ dia. – proletário deverá produzir mercadorias. Numa parte dessa jornada ele produzirá a quantidade de mercadorias, que quando posta a venda, será o equivalente a seu salário = 4 horas. O restante produzirá uma quantidade de mercadorias que excede o seu salário, restitui o dono dos meios de produção = mais valia

6 Socialismo Sistema de organização social Meios de produção: pertencem ao Estado Economia planejada e comandada pelo Estado, não existe lei do mercado Países: Cuba, Vietnã, Coréia do Norte e China

7 Gênese do Socialismo Surge como crítica ao modelo capitalista pelo filósofo e economista Karl Marx - sociedade mais justa Ajuda de Friedrich Engels Conjuntura do século XVIII: concentração de riqueza, salários baixos nas sociedades recém industrializadas. Revolução Russa: 1917 ( ditadura do estado/ economia planificada) Vide mapa p. 5.

8 O positivo e o negativo do capitalismo Positivas: incentiva a produção e a busca de melhores sistemas; gera riquezas com grande vigor e tem período de sustentação e estabilidade mais longo. Negativas é mais propício a geração de desigualdades econômicas (ricos cada vez mais ricos e pobres cada vez mais pobres); individualismo social; egoísmo; ruptura comunitária e social.

9 Pós Guerra URSS X EUA ( potências rivais) Imagem de poder: pentágono/ Kremlin Competição: liderança do mundo GUERRA FRIA - Guerra ideológica ( idéias: armas de luta), cada potência pregava sua superioridade. Quais os instrumentos? – propaganda, espionagem, participação através do apoio em lutas armadas, como a GUERRA DO VIETNÃ ( 1959). – Quais os motivos e conseqüências?

10 Bomba Atômica EUA, Rússia, Paquistão, Irã e Coréia Urânio: mineral extraído/ purificado e concentrado em forma de sal: yelow cake. Brasil: Bahia Enriquecido na Europa: Alemanha, Inglaterra e Holanda: convertido em gás ( elevado valor energético) Volta p/ Brasil: reconvertido em pó – prensado em pastilhas de 1 cm no Rio de Janeiro Produção de energia elétrica: 0,7 – 4% Submarinos: 20% Bomba Atômica: 95%

11 Armas Nucleares

12 Correção 1) Pentágono: símbolo de poder estadunidense e representa o bloco de países. Kremlin: símbolo da economia planificada, esses sistemas de organização disputaram poder na liderança do mundo durante a Guerra Fria, utilizando idéias e armas para ampliar seus domínios. A destruição desses símbolos significaria mais harmonia para a sociedade.

13 Continuação 2) Tanto o Pentágono quanto o Kremlin significavam poder e liderança. Embora a professora estivesse se referindo ao pentágono – figura geométrica, a Mafalda insinuou que na aula seguinte seria estudado o Kremlin para equilibrar as forças das potências da Guerra Fria 3) a) Guerra Fria- um mundo bipolar b) Americano, europeu e oceania c) capitalista: Canadá, Espanha, França, Argentina, Índia e outros mostrados no mapa. Socialista: URSS, China, Hungria, Polônia, Coréia do Norte

14 EX URSS

15 Mapa da Europa

16 África

17 Pensamento... O controle político do espaço geográfico, elemento chave em todas as fases do capitalismo, para enquadrar a produção da mais-valia, garantir o controle de sua apropriação e promover sua realização no lucro, assume sob o capitalismo monopolista importância crucial ( MOREIRA, Rui)


Carregar ppt "O espaço de realização do capital Capitalismo nasce destruindo uma pequena produção artesanal e camponesa para concentrar a produção e os homens na manufatura,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google