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ANJOS E DEMÔNIOS Os Anjos são uma realidade de fé. São servidores e mensageiros de Deus, porque contemplam constantemente a face do meu Pai que estás.

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2 ANJOS E DEMÔNIOS

3 Os Anjos são uma realidade de fé. São servidores e mensageiros de Deus, porque contemplam constantemente a face do meu Pai que estás no céus (cf. Mt 18,10), diz Jesus. Quando o povo de Deus se reúne em oração, adoração e louvor; quando a palavra de Deus é proclamada, os Anjos aí estão. Adorem-no todos os anjos de Deus (cf. Hb 1,6). Foram criados para adorar, louvar e bendizer a Deus. São mensageiros: levam a palavra, a salvação e a cura que vêm dEle.

4 ANJOS E DEMÔNIOS

5 Também é verdade de fé a existência dos demónios, aos quais se faz Referência em tantos lugares da Escritura : Jesus combate-os em muitas passagens, recolhem-se os exorcismos do Senhor como uma das suas actividades inerentes a Reino de Deus, etc.. Na vida dos santos, sempre está presente a sua relação com os anjos que Deus põe ao nosso lado durante a vida terrena. Também é verdade de fé a existência dos demónios, aos quais se faz Referência em tantos lugares da Escritura : Jesus combate-os em muitas passagens, recolhem-se os exorcismos do Senhor como uma das suas actividades inerentes a Reino de Deus, etc.. Na vida dos santos, sempre está presente a sua relação com os anjos que Deus põe ao nosso lado durante a vida terrena.

6 ANJOS E DEMÔNIOS A existência dos seres espirituais, não corporais, que a Sagrada Escritura chama habitualmente de Anjos é uma verdade de fé. O testemunho da Escritura a respeito é tão claro quanto a unamidade da tradição (CIC 328) Etimologicamente, anjo significa mensageiro, oque, como afirma Santo Agostinho, indica a função e não natureza. Os anjos podem ser definidos como substâncias intelectuais, puramente espirituais, criadas por Deus e superiores aos homens. Sendo puros espíritos, não possuem um corpo. A existência dos seres espirituais, não corporais, que a Sagrada Escritura chama habitualmente de Anjos é uma verdade de fé. O testemunho da Escritura a respeito é tão claro quanto a unamidade da tradição (CIC 328) Etimologicamente, anjo significa mensageiro, oque, como afirma Santo Agostinho, indica a função e não natureza. Os anjos podem ser definidos como substâncias intelectuais, puramente espirituais, criadas por Deus e superiores aos homens. Sendo puros espíritos, não possuem um corpo. Baseando-se na Escritura e na Tradição, a Igreja definiu como verdade de fé não apenas a existência dos anjos, mas também sua criação. Comumente, considera-se que eles foram criados antes dos homens, em número indeterminado. A Tradição, informa-nos que os Anjos são distribuídos em nove hierarquias: Querubins, Serafins, Tronos, Dominações, Virtudes, Potestades, Principados, Arcanjos e Anjos. Há anjos superiores e inferiores. Baseando-se na Escritura e na Tradição, a Igreja definiu como verdade de fé não apenas a existência dos anjos, mas também sua criação. Comumente, considera-se que eles foram criados antes dos homens, em número indeterminado. A Tradição, informa-nos que os Anjos são distribuídos em nove hierarquias: Querubins, Serafins, Tronos, Dominações, Virtudes, Potestades, Principados, Arcanjos e Anjos. Há anjos superiores e inferiores.

7 ANJOS E DEMÔNIOS Enquanto criaturas puramente espirituais, são dotados de inteligência e vontade : são criaturas pessoais e imortais. Excedem em perfeição todas as criaturas visíveis. O esplendor da sua glória assim o atesta. Como não são compostos de nada material, para os anjos, não há possibilidade de decomposição, nem, portanto, de morte, ainda que, em certas ocasiões, se manifestem aos homens de forma visível, adoptando a figura humana. Enquanto criaturas puramente espirituais, são dotados de inteligência e vontade : são criaturas pessoais e imortais. Excedem em perfeição todas as criaturas visíveis. O esplendor da sua glória assim o atesta. Como não são compostos de nada material, para os anjos, não há possibilidade de decomposição, nem, portanto, de morte, ainda que, em certas ocasiões, se manifestem aos homens de forma visível, adoptando a figura humana.

8 ANJOS E DEMÔNIOS Textos Bíblicos Anjos da guarda: Mt 18,10, At 12,15. Guias das criaturas: Tb 12. Protetores de cidades: Dn 12,1. Anjos que louvam a Deus e executam suas ordens: Lc 2,13ss. Anjos que estão diante do trono de Deus: Tb 12,15.

9 ANJOS E DEMÔNIOS A alguns deles Deus confia um papel importante no caminhar do homem sobre a terra, mas outros vivem exclusivamente para louvar a Deus. CIC 329 Comentário sobre os Salmos 103, 1, 15 CIC 329 :Santo Agostinho diz a respeito deles: Anjo é nome de ofício, não de natureza. Desejas saber o nome da natureza? Espírito. Desejas saber o do ofício? Anjo. Pelo que é, é espírito ; pelo que faz, é anjo ( Comentário sobre os Salmos 103, 1, 15 ).

10 ANJOS E DEMÔNIOS CIC 329: CIC 329: «Com todo o seu ser, os anjos são servos e mensageiros de Deus. Mt 18, 10 Salmos 103, 20 Pelo fato de contemplarem continuamente o rosto do meu Pai que está nos céus ( Mt 18, 10 ), eles são os poderosos executores das suas ordens, sempre atentos à sua Palavra»( Salmos 103, 20 ). CIC 329: CIC 329: «Com todo o seu ser, os anjos são servos e mensageiros de Deus. Mt 18, 10 Salmos 103, 20 Pelo fato de contemplarem continuamente o rosto do meu Pai que está nos céus ( Mt 18, 10 ), eles são os poderosos executores das suas ordens, sempre atentos à sua Palavra»( Salmos 103, 20 ).

11 ANJOS E DEMÔNIOS CIC 331 CIC 331 : Cristo é o centro do mundo dos anjos (angélico). Estes pertencem-Lhe: Quando o Filho Mt 25,31 do Homem vier na sua glória, Acompanhado por todos os seus anjos... ( Mt 25, 31 ). Pertencem- Lhe, porque criados por e para Ele: em vista dEle é que foram criados todos os seres, que há nos céus e na terra, os seres visíveis e os invisíveis, os anjos que são os tronos, senhorias, principados e dominações. CIC 331 CIC 331 : Cristo é o centro do mundo dos anjos (angélico). Estes pertencem-Lhe: Quando o Filho Mt 25,31 do Homem vier na sua glória, Acompanhado por todos os seus anjos... ( Mt 25, 31 ). Pertencem- Lhe, porque criados por e para Ele: em vista dEle é que foram criados todos os seres, que há nos céus e na terra, os seres visíveis e os invisíveis, os anjos que são os tronos, senhorias, principados e dominações.

12 ANJOS E DEMÔNIOS No topo dos anjos estão São Miguel Arcanjo. No próprio ato da criação, os anjos foram elevados á ordem sobrenatural, mas nem todos perseveraram nela. Muitos abusaram de sua liberdade, num ato de soberba, rebelaram-se contra Deus e imediatamente foram punidos e condenados ao inferno. Se sua casa se tornar um santuário de oração, acredite; ela será visitada por anjos. Mais ainda, o Anjo da Guarda estará muito presente. Você não estará sozinha. Se as coisas vão de mal a pior, é porque nossa vida e nossa casa não têm sido um lugar de oração; pelo contrário: têm sido local onde todo mundo xinga, briga, se ofende; onde há muita pornografia, adultério.... e onde, infelizmente, não se reza. Palavra nos diz que existe uma multidão de espíritos malignos, de anjos decaídos – desobedientes e rebeldes. (Ef 6, 10-13) No topo dos anjos estão São Miguel Arcanjo. No próprio ato da criação, os anjos foram elevados á ordem sobrenatural, mas nem todos perseveraram nela. Muitos abusaram de sua liberdade, num ato de soberba, rebelaram-se contra Deus e imediatamente foram punidos e condenados ao inferno. Se sua casa se tornar um santuário de oração, acredite; ela será visitada por anjos. Mais ainda, o Anjo da Guarda estará muito presente. Você não estará sozinha. Se as coisas vão de mal a pior, é porque nossa vida e nossa casa não têm sido um lugar de oração; pelo contrário: têm sido local onde todo mundo xinga, briga, se ofende; onde há muita pornografia, adultério.... e onde, infelizmente, não se reza. Palavra nos diz que existe uma multidão de espíritos malignos, de anjos decaídos – desobedientes e rebeldes. (Ef 6, 10-13)

13 Os anjos São João Damasceno, a fé ortodoxa 2, 4 Para eles (os demónios), não há arrependimento depois da queda, como não há arrependimento para os homens depois da morte (São João Damasceno, a fé ortodoxa 2, 4). CIC 395 CIC 395: O poder de Satanás não é infinito. Satanás é uma simples criatura, poderosa pelo facto de ser puro espírito, mas, de qualquer modo, criatura: impotente para impedir a edificação do Reino de Deus. Rm 8, 28 A sua acção é permitida pela divina Providência que, com força e suavidade, dirige a história do homem e do mundo. A permissão divina da actividade diabólica é um grande mistério. Mas nós sabemos que tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus (Rm 8, 28).

14 Os anjos Assistência dos anjos no AT: No encerrar do Paraíso; ajuda a Lot; a Agar; no sacrifício de Isaac; no caminho do Êxodo, etc. Assistência aos profetas (Elias...); anúncio de grandes acontecimentos como as vocações de personagens decisivas na história de Israel (Gedeão...) ou como nos nascimentos de juízes (Sansão...), etc..

15 Os anjos Assistência dos anjos no NT Assistência dos anjos no NT São Gabriel: anunciação de João Baptista e de Jesus. Intervenção dos anjos em toda a história da salvação.

16 Os anjos Abundantes citações dos Atos dos Apóstolos, que fazem referência à vida de comunhão dos primeiros cristãos com os seus anjos. Toda a vida da Igreja beneficia da ajuda misteriosa e poderosa dos anjos CIC 336 São Basílio, Contra Eunómio 3, 1 CIC 336, sobre os anjos: Desde o seu começo até à morte, a vida humana é acompanhada pela sua assistência e intercessão. Cada fiel tem a seu lado um anjo como protector e pastor para o guiar na vida (São Basílio, Contra Eunómio 3, 1). Desde este mundo, a vida cristã participa, pela fé, na sociedade bem- aventurada dos anjos e dos homens, unidos em Deus.


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