A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REGISTROS. LEGISLAÇÃO Proposta Pedagógica da Unidade Escolar Indicação CEE 70/2007 Regimento Escolar Plano Gestão Tópico que explicite o processo de escolarização.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REGISTROS. LEGISLAÇÃO Proposta Pedagógica da Unidade Escolar Indicação CEE 70/2007 Regimento Escolar Plano Gestão Tópico que explicite o processo de escolarização."— Transcrição da apresentação:

1 REGISTROS

2 LEGISLAÇÃO Proposta Pedagógica da Unidade Escolar Indicação CEE 70/2007 Regimento Escolar Plano Gestão Tópico que explicite o processo de escolarização dos alunos com n.e.e Portifólio da SAPE Portifólio (sala regular)

3 PORTIFÓLIO O portfólio é feito com a finalidade de documentar ações e reflexões, é usado como ferramenta que facilita a ressignificação do processo de ensino e aprendizagem ao longo de um momento de ensino. De acordo com HERNÁNDEZ, Fernando (2000, p.166) o portfólio é :... um continente de diferentes tipos de documentos (anotações pessoais, experiências de aula, trabalhos pontuais, controles de aprendizagem, conexões com outros temas fora da escola, representações visuais, etc) que proporciona evidências do conhecimento que foram sendo construídos, as estratégias utilizadas para aprender e a disposição de quem o elabora para continuar aprendendo.

4 O importante é registrar o processo de desenvolvimento da criança e, para que isso ocorra, é necessário registrar as informações do cotidiano escolar da criança para que não se percam no decorrer do tempo. Essas informações servem também para que, no próximo ano estudantil da criança, os professores possam recorrer ao registro do ano anterior com fidelidade. Antes de adotar ou elaborar qualquer ficha, é necessário analisar bem as necessidades coletivas da escola, bem como a individualidade do aluno. É nesse contexto de individualidade e coletividade que está a beleza do portfólio.

5 Não Esquecer.... O portifólio pode conter: Registrar os casos; As atividades significativas No caso da necessidade de fotos ou filmagens, anexar a autorização do uso de imagem.

6 PORTFÓLIO não é um deposito de trabalhos organizados e sim um suporte para podermos observar e respeitar o ritmo e auxiliando e dialogando com as crianças sendo um ser singular. Assumimos então uma estratégia conjunta de reflexão,ação e avaliação. 1-Reflexão (ões) crítica(s) individualizada acerca do grau de participação nos projetos de ação-intervenção com objetivos previamente formulados. 2-Participação dos pais : 3-Reflexão crítica do processo de desenvolvimento do projeto e suas limitações; 4-Produtos em suportes áudio, vídeo.

7 PORTIFÓLIO (sala regular) Plano Individualizado de Ensino Planos de aula Atividades significativas Relatórios Pedagógicos (bimestrais – anual) Relatórios da área de Saúde Registros de atendimento aos pais Registros de encaminhamento à Programas de inclusão social e produtiva

8 Plano de Aula – Atividade Adaptada Sugestão de atividade EE_____________________________________________________________________ Disciplina_______________________ Data:___/____/_______ Nome do aluno: ___________________________________________Série____________________Ano_____________________ Nome do Professor_________________________________________________________________________________________ Conteúdo Abordado: _______________________________________________________________________________________ Expectativas de Aprendizagem: ___________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________ Atividade Proposta: ___________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________ Recursos/Adaptabilidade: ___________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________ Avaliação: ___________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________ Observações: ___________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________ Assinatura do Professor

9 Também pode ser... Nome: ________________________________________série: _____data: ____/____/______ Disciplina: __________________Professor (a):__________________ Atividade: ___________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ Objetivo: ____________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ Metodologia de aplicação: ______________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ Observação do professor em relação à realização (desenvolvimento) da atividade: __________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________

10 ANEXO I ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO INDIVIDUAL DE ALUNOS INDICADOS À TERMINALIDADE ESPECÍFICA

11 Escola: ______________________________________ Nome do Aluno: _______________________________ Data de nascimento: ______________________ 1 - Dificuldades apresentadas pelo aluno. 2 - Objetivos priorizados e conteúdos selecionados. 3 - Proposta pedagógica oferecida para o aluno, considerando: a) as adaptações significativas no currículo; b) as adaptações de acesso em relação às necessidades educacionais especiais; c) os objetivos e conteúdos curriculares de caráter funcional e prático (consciência de si, posicionamento diante do outro, cuidados pessoais e de vida diária); d) relacionamento interpessoal; e) as habilidades artísticas, práticas esportivas, manuais; f) exercício da autonomia; g) conhecimento do meio social; h) critérios de avaliação adotados durante o processo de ensino aprendizagem. 4 - Proposta pedagógica desenvolvida para o aluno nos serviços de apoio pedagógico. 5 - Elementos de apoio oferecidos pela família, profissionais clínicos e outros. 6 - Encaminhamentos compatíveis com as competências e habilidades desenvolvidas pelo aluno. 7 - Assinaturas (Professor Especializado na área da Deficiência Mental, Supervisor de Ensino responsável pela Unidade Escolar e os membros da equipe responsável por Educação Especial na Diretoria de Ensino (Supervisor de Ensino e Assistente Técnico Pedagógico): Obs. 1: Esse documento deverá ser um compilado das fichas de observação realizadas ao longo do processo educacional do aluno, de acordo com o art. 4º da Resolução SE n° 11/08, alterada pela Resolução SE 31/09. II Cópia da avaliação das habilidades e competências atingidas pelo aluno nas diversas áreas do conhecimento, fundamentada nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental, Ciclo I e II


Carregar ppt "REGISTROS. LEGISLAÇÃO Proposta Pedagógica da Unidade Escolar Indicação CEE 70/2007 Regimento Escolar Plano Gestão Tópico que explicite o processo de escolarização."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google