A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Mídia e suas diversas faces

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Mídia e suas diversas faces"— Transcrição da apresentação:

1 A Mídia e suas diversas faces
Profª Drª Marli Hatje – CEFD/UFSM Processo da Comunicação 1ª fase - Era da fala e da linguagem - Oralidade era importante - MEMORIZAÇÃO 2ª fase - Era da Escrita (por volta de 4000 a C) – registro em pedras, madeiras e peles de animais. – POSSIBILIDADE DE REGISTRO. Surge, portanto, a mídia portátil (livro). 3ª fase – Advento da Imprensa (1462) – Gutenberg inventou um equipamento que BARATEAMENTO DA REPRODUÇÃO DE TEXTOS. – Surge a biblioteca.

2 A imprensa é considerada pelos autores como a matriz de muitas outras invenções. – Possibilitou o crescimento da ciência e das tecnologias. Para atingir mais pessoas, os meios de comunicação fizeram surgir a “comunicação de massa”. A popularização da imprensa começa com o Jornal. A Era do jornal diário começou no início do século XVII, que marca a publicação de “cartas” publicadas em diferentes colunas. Importância dos Correios. Já o telégrafo facilitou o avanço no mundo das comunicações. Permitiu a comercialização de notícias para os jornais e leitores.

3 O progresso científico-tecnológico na área de comunicação prosperava
O progresso científico-tecnológico na área de comunicação prosperava. Considerando a revolução tecnológica, uma das maiores invenções pode ser atribuída ao Rádio. Foi o mais importante MC do início do século (1923). No século XX, a voz humana e músicas já eram transmitidas pelo rádio. – A programação foi se diversificando (programas de humor, radionovelas e programas jornalísticos) Em 1950 surge a TV no Brasil. No mundo, oficialmente considera- se o ano de 1926. A televisão gerou o hábito de assistir TV e não uma atenção em assitir TV.

4 Presente em 98% dos lares. É a mídia preferida por 88% das crianças, que assistem, em média, três a quatro horas diárias (Duarte, 2001). Os jovens passam mais tempo assistindo a TV ao completarem o segundo grau (15 a 18 mil horas) do que na sala de aula (12 mil). A televisão é a principal adversária da escola. A rapidez e a interatividade são o símbolo de nossa época. O maior avanço tecnológico está relacionado a invenção do computador? A informática revolucionou todos os setores sociais e econômicos. Mas, quando o computador é descartado? Novos Modelos.

5 O computador é muito mais do que uma caixa de ferramenta
O computador é muito mais do que uma caixa de ferramenta. Cada programa (software) o transforma numa caixa de ferramentas diferente. É dele o fruto chamado Internet. Ela, revolucionou o mundo das comunicações. Em 1969, foi criada a Arpanet. Essa desenvolveu a rede que se transformou na internet. Em 1974 inicia-se a ramificação da rede. Em 1987 a rede tem crescimento acentuado, com sua abertura para fins comerciais. Em 1991 é criada a World Wide Web (WWW).

6 Segundo Figueiredo (2002):
O Rádio levou 38 anos para atingir 50 milhões de usuários; A televisão 16 anos; A TV a cabo 10 anos; A internet 5 anos. Em 1998 já havia 150 milhões de usuários no mundo. A internet acelera o processo de comunicação, mas traz muitas informações das quais precisamos duvidar. Na chamada revolução tecnológica, segundo Belloni (2001), a grande ausente é a informação nova e relevante porque as mídias avançaram mais que a informação. Tecnologia x Cultura.

7 Segundo Werthein (2004), as mídias e suas tecnologias são essenciais à vida, pois constituem a estrutura do nosso sistema de comunicação e são responsáveis por profundas transformações em nossos relacionamentos em todas as áreas. “ (...) O fato é que agora “temos” que conviver com as tecnologias e, há muito, isso deixou de ser uma opção: quer queiramos ou não, elas estão aqui, do nosso lado interferindo profundamente em nossa relação com o mundo(...)” Por traz de uma inovação tecnológica existe sempre uma revolução cultural.

8 Mídia para THOMPSON (1998) são “todos os aparatos técnicos usados como meios de comunicação”.
Já Comunicação, é um tipo distinto de atividade social que envolve a produção, a transmissão e a recepção de formas simbólicas e implica a utilização de recursos de vários tipos. A mídia é mediadora, mas principalmente grande operadora cultural na sociedade contemporânea. A mídia gera “ruptura de fronteiras tradicionais” – interação entre o Global e o Local.

9 Jornal Zero Hora, 12 de março de 2011.

10 “A mídia, segundo THOMPSON (1998) se envolve ativamente na construção do mundo social. Ao levar informações para indivíduos situados nos mais distantes contextos, a mídia modela e influencia o curso dos acontecimentos, cria acontecimentos que poderiam não ter existido em sua ausência”. (Fonte: voleibol e mídia: uma sacada de ouro. Wagner, L.A.F.P; Souza, Carlos H.M.)


Carregar ppt "A Mídia e suas diversas faces"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google