A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Mídia e suas diversas faces Profª Drª Marli Hatje – CEFD/UFSM Processo da Comunicação 1ª fase - Era da fala e da linguagem - Oralidade era importante.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Mídia e suas diversas faces Profª Drª Marli Hatje – CEFD/UFSM Processo da Comunicação 1ª fase - Era da fala e da linguagem - Oralidade era importante."— Transcrição da apresentação:

1 A Mídia e suas diversas faces Profª Drª Marli Hatje – CEFD/UFSM Processo da Comunicação 1ª fase - Era da fala e da linguagem - Oralidade era importante - MEMORIZAÇÃO 2ª fase - Era da Escrita (por volta de 4000 a C) – registro em pedras, madeiras e peles de animais. – POSSIBILIDADE DE REGISTRO. Surge, portanto, a mídia portátil (livro). 3ª fase – Advento da Imprensa (1462) – Gutenberg inventou um equipamento que BARATEAMENTO DA REPRODUÇÃO DE TEXTOS. – Surge a biblioteca.

2 A imprensa é considerada pelos autores como a matriz de muitas outras invenções. – Possibilitou o crescimento da ciência e das tecnologias. Para atingir mais pessoas, os meios de comunicação fizeram surgir a comunicação de massa. A popularização da imprensa começa com o Jornal. A Era do jornal diário começou no início do século XVII, que marca a publicação de cartas publicadas em diferentes colunas. Importância dos Correios. Já o telégrafo facilitou o avanço no mundo das comunicações. Permitiu a comercialização de notícias para os jornais e leitores.

3 O progresso científico-tecnológico na área de comunicação prosperava. Considerando a revolução tecnológica, uma das maiores invenções pode ser atribuída ao Rádio. Foi o mais importante MC do início do século (1923). No século XX, a voz humana e músicas já eram transmitidas pelo rádio. – A programação foi se diversificando (programas de humor, radionovelas e programas jornalísticos) Em 1950 surge a TV no Brasil. No mundo, oficialmente considera- se o ano de A televisão gerou o hábito de assistir TV e não uma atenção em assitir TV.

4 Presente em 98% dos lares. É a mídia preferida por 88% das crianças, que assistem, em média, três a quatro horas diárias (Duarte, 2001). Os jovens passam mais tempo assistindo a TV ao completarem o segundo grau (15 a 18 mil horas) do que na sala de aula (12 mil). A televisão é a principal adversária da escola. A rapidez e a interatividade são o símbolo de nossa época. O maior avanço tecnológico está relacionado a invenção do computador? A informática revolucionou todos os setores sociais e econômicos. Mas, quando o computador é descartado? Novos Modelos.

5 O computador é muito mais do que uma caixa de ferramenta. Cada programa (software) o transforma numa caixa de ferramentas diferente. É dele o fruto chamado Internet. Ela, revolucionou o mundo das comunicações. Em 1969, foi criada a Arpanet. Essa desenvolveu a rede que se transformou na internet. Em 1974 inicia-se a ramificação da rede. Em 1987 a rede tem crescimento acentuado, com sua abertura para fins comerciais. Em 1991 é criada a World Wide Web (WWW).

6 Segundo Figueiredo (2002): O Rádio levou 38 anos para atingir 50 milhões de usuários; A televisão 16 anos; A TV a cabo 10 anos; A internet 5 anos. Em 1998 já havia 150 milhões de usuários no mundo. A internet acelera o processo de comunicação, mas traz muitas informações das quais precisamos duvidar. Na chamada revolução tecnológica, segundo Belloni (2001), a grande ausente é a informação nova e relevante porque as mídias avançaram mais que a informação. Tecnologia x Cultura.

7 Segundo Werthein (2004), as mídias e suas tecnologias são essenciais à vida, pois constituem a estrutura do nosso sistema de comunicação e são responsáveis por profundas transformações em nossos relacionamentos em todas as áreas. (...) O fato é que agora temos que conviver com as tecnologias e, há muito, isso deixou de ser uma opção: quer queiramos ou não, elas estão aqui, do nosso lado interferindo profundamente em nossa relação com o mundo(...) Por traz de uma inovação tecnológica existe sempre uma revolução cultural.

8 Mídia para THOMPSON (1998) são todos os aparatos técnicos usados como meios de comunicação. Já Comunicação, é um tipo distinto de atividade social que envolve a produção, a transmissão e a recepção de formas simbólicas e implica a utilização de recursos de vários tipos. A mídia é mediadora, mas principalmente grande operadora cultural na sociedade contemporânea. A mídia gera ruptura de fronteiras tradicionais – interação entre o Global e o Local.

9 J ORNAL Z ERO H ORA, 12 DE MARÇO DE 2011.

10 A mídia, segundo THOMPSON (1998) se envolve ativamente na construção do mundo social. Ao levar informações para indivíduos situados nos mais distantes contextos, a mídia modela e influencia o curso dos acontecimentos, cria acontecimentos que poderiam não ter existido em sua ausência. (Fonte: voleibol e mídia: uma sacada de ouro. Wagner, L.A.F.P; Souza, Carlos H.M.)


Carregar ppt "A Mídia e suas diversas faces Profª Drª Marli Hatje – CEFD/UFSM Processo da Comunicação 1ª fase - Era da fala e da linguagem - Oralidade era importante."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google