A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

II Congresso de Saúde Mental na Educação 26 a 28 de outubro de 2012 - Canela - RS 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "II Congresso de Saúde Mental na Educação 26 a 28 de outubro de 2012 - Canela - RS 1."— Transcrição da apresentação:

1 II Congresso de Saúde Mental na Educação 26 a 28 de outubro de Canela - RS 1

2 II Congresso de Saúde Mental na Educação 26 a 28 de outubro de Canela - RS 2...somente voa quem ousa fazê-lo...

3 Relacionamento professor – aluno, como lidar com a geração atual? Jacqueline Müllich Fensterseifer 27 de outubro de

4 4 Salvador apelava sempre a sua empatia, ao seu próprio compromisso afetivo para estabelecer uma PONTE entre os técnicos e os pais, (...professores...) entre os pais e o bebê, (...alunos...) entre o bebê e o mundo. Salvador A H Celia 1940 – relacionamento... (...alunos...)

5 ...relacionamento... 5

6 6...para isso, ele (Salvador Célia) sabia que tinha que falar uma linguagem muito particular, a linguagem que implicava o corpo, que implicava os afetos, a surpresa, a espontaneidade: Victor Guerra

7 7 Melanie Klein (1882 – 1960) Anna Freud (1895 – 1982) Sigmund Freud ( ) Jean Piaget ( ) Donald Woods Winnicott (1896 – 1971) Erik Erikson ( )) René Árpád Spitz (1887 – 1974) John Bolwby (1907 – 1990) Serge Lebovici – (1915 – 2000) Françoise Dolto (1908 – 1988)...relacionamento... Rubem Alves (1933- Victor Guerra

8 8...relacionamento......a a linearidade do tempo cronológico é uma verdade comum e implacável a todos, mas a HISTÓRIA é tecida no emaranhado das relações...

9 ...envelope psíquico......envelopesonoro......pele psicossocial... Salvador Célia... relisiliência......relacionamento...

10 10...quando a gente abre os olhos, abrem-se as janelas do corpo, e o mundo aparece refletido dentro da gente... Rubem Alves 1933 – Boa Esperança – Minas Gerais...relacionamento...

11 11...relacionamento... acomodação maturaçãoadaptação assimilação...equilíbrio...

12 12 * professor * * professora * ? ? ? ? ?

13 13 * professor * * professora *...a hospitalidade consiste em ACOLHER aquele que chega antes de lhe impor condições...

14 14 * professor * * professora *... e nossos professores são preparados...

15 15 * professor * * professora *...função de espelho......conhecimento......sustentação e unificação......frustração, desilusão, continuidade......vínculo......professores...

16 Rubem Alves 1933 – Boa Esperança – Minas Gerais 16 * professor * * professora *

17 17...alunos...

18 18...alunos...

19 19...alunos...

20 20...alunos...

21 21...alunos...

22 22...alunos... …educar é, certamente, a tarefa mais gratificante e ao mesmo tempo mais assustadora que uma pessoa pode assumir…

23 23...alunos......parque de estacionamento......modelo de aluno......subjetividades construídas...

24 24...alunos......o professor instiga, provoca o aluno, mas, em última instância é este que decide sobre seus atos e suas ações...

25 25...alunos......aprender é um direito valioso, que comporta uma série de deveres...

26 26...geração atual...

27 27...geração atual......os cuidados – AULAS - devem ser realizados mediante uma relação afetiva que passa pelo olhar, pela voz, pelos gestos, e pelo investimento qualitativo de relação...

28 28...geração atual......ensinar não é transferir a inteligência do objeto ao educando, mas torná-lo capaz de inteligir e comunicar o inteligido...

29 29...geração atual......o indivíduo nasce na espécie humana, mas só se humaniza pela mediação do adulto...

30 30...geração atual...

31 31...geração atual...

32 32...leituras utilizadas... BIAGGIO, Ângela. Psicologia do Desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, BOWLBY,John. Uma base segura. Porto Alegre: Artes Médicas, (Conferência 7 – O papel do apego no desenvolvimento da personalidade (pg. 117 – 132)) CHEMAMA, Roland (org.). Dicionário de psicanálise. Porto Alegre: Artes Médicas, CÓRIA-SABINI, Maria Aparecida, Psicologia do Desenvolvimento. São Paulo: Editora Ática, CORRÊA, M. E. G.; FRANÇA, P. S. (Org.) Novos olhares sobre a Gestação e a criança até os três anos: saúde perinatal, educação e desenvolvimento do bebê. Brasília: L. G. E DERRIDA, Jacques. Papel – Máquina. Editora Liberdade. ERIKSON, Erik. O Ciclo de Vida Completo. Porto Alegre: Artes Médicas FADIMAM, J. e FRAGER, R. Teorias da Personalidade. São Paulo: Harbra, FALK, Judit. Educar os três primeiros anos / a esxperiência de Lóczy. São Paulo: JM Editora, FAWAZ, Paulina F. La familia adoptiva chilena en los últimos diez años. Gobierno de Chile – GADDINI, Renata. Il processo maturativo – studi sul pensiero di Winnicott. Padova: CLEUP, GOLSE, Bernard. Sobre a psicoterapia pai-bebê: narratividade, filiação e transmissão. São Paulo: Casa do Psicólogo, GUERRA, Victor. Sobre los vinculos padres-hijo en el fin de siglo y sus posibles repercusiones en el desarrollo del niño. Ver. A.P.U., No. 91. KLEIN, Melanie. Amor culpa e reparação. Rio de Janeiro: Imago Editora Ltda., LACROIX, M-B.; MONMAYRANT, M. (1997). Os laços do encantamento – a observação de bebês, segundo Esther Bick, e suas aplicações. Porto Alegre: Artes Médicas. LECANNELIER, Felipe. (2006). Apego e intersubjetividad – influencia de los vínculos tempranos en el desarrollo humano y la salud mental. Santiago: LOM Ediciones. MÉLAGA, M. P. (1997). A importância da Construção do Vínculo no Desenvolvimento do Indivíduo. In: N. Fichtner (Org.) Prevenção, Diagnóstico e Tratamento dos Transtornos Mentais da Infância e da Adolescência – um enfoque desenvolvimental (p ). Porto Alegre: Artes Médicas. NEUMANN, A. (2003). As idéias de D. W. Winnicott – um guia. Rio de Janeiro: Imago. NOLTE, D. (2003). As crianças aprendem o que vivenciam. Rio de Janeiro: Sextante. PEREZ-SANCHEZ, M. (1997). A observação de bebês, segundo Esther Bick, uma pauta musical. In: M-B Lacroix, M Monmayrant (Org.). A observação de bebês – os laços do encantamento (p ). Porto Alegre: Artes Médicas

33 33...continuação... OCHOA-TORRES, C.; LELONG, I. (2004). A função parental: uma abordagem a partir da teoria do apego. In: M. C. P. Silva (Org.). Ser pai, ser mãe parentalidade: um desafio para o terceiro milênio (p ). São Paulo: Casa do Psicólogo. ORGNIZADORES: Laurista Corrêa Filho, Maria Elena Girade Corrêa, Paulo Sérgio França. Novos olhares sobre a Gestação e a Criança até os 3 anos: Saúde Perinatal Educação e Desenvolvimento do Bebê. L. G. E. Editora – Brasília: L. G. E., (Da transparência psíquica à preocupação materna primária: uma via de objetalização / Monique Bydlowski, Bernard Golse, (pg )) (Depressão do Bebê, Depressão da Mãe – conceito de psiquiatria perinatal / Bernard Golse, (pg )) (Cuidando do bebê e sua família no período perinatal: abordagens de prevenção e de intervenção precoce Na Unité Petite Enfance Vivaldi / Jaqueline Wendland, (pg. 512 – 535)) ORTEGA, F.; BEZERRA JR. B. Winnicott e seus interlocutores. Rio de Janeiro,: Relume Dumará, NEWMAN, Alexander. As idéias de D. W. Winnicott. Rio de janeiro: Imago, SEGAL, Hanna. Introdução à obra de Melanie Klein. Rio de Janeiro: Imago Editora Ltda., SEGAL, Hanna. As idéias de Melanie Klein. São Paulo: Editora Cultrix, STERN, Daniel. A constelação da maternidade: o panorama da psicoterapia pais/bebês. Porto Alegre: Artes Médicas, (A constelação da maternidade (pg. 161 – 178)) STERN, Daniel. El nacimiento de uma madre. Buenos Aires: Paidós, (Uma madre habla (pg. 119 – 126)) TIMI, M. S. R.; BRAGA, L. R. M.; MARIOTTO, R. M. M. (2004). Um bebê não existe sozinho - considerações sobre a clínica psicanalítica com bebês. Revista Psicologia Argumento, Curitiba, v.22, n.36, p TONUCCI, Francesco. Com olhos de criança. Porto Alegre: Artes Médicas, VERDEN – ZOLLER, G.; MATURANA, H. R. (2004). Amar e brincar – fundamentos esquecidos do humano. São Paulo: Palas Athena. WINNICOTT, Donald Woods. O ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre: Artmed, WINNICOTT, Donald Woods. Tudo começa em casa. São Paulo: Martins Fontes, WINNICOTT, Donald Woods. Da Pediatria à Psicanálise – Obras Escolhidas. Rio de Janeiro: Imago Ed., WINNICOTT, Donald Woods. As idéias de D. W. Winnicott. Rio de Janeiro: Imago, WINNICOTT, Donald Woods. A família e o desenvolvimento individual. São Paulo: Martins Fontes, WINNICOTT, Donald Woods. O gesto espontâneo. São Paulo: Martins Fontes, WIKIPEDIA, lenciclopedia libera.

34 34...continuação......TEXTOS... * Educacion e intersubjetividad, dos compañeros em la vida. La historia del emperador y de la niña em la calle. Victor Guerra * Professores e alunos – relações a serem construídas Maria Luisa M. Xavier **Por uma educação alegremente (des)organizada Marco Aurélio Querubim ** Ser professor na sociedade aprendente Ivania Nogaro; Nice M. Sceffer; Arnaldo Nogaro

35 ...agradeço as crianças da Escola Educar-se, que fizeram os desenhos Minhas memórias foram compostas por crianças, POIS SÃO A SEMENTE da palavra, de pássaros que representam a liberdade, e andarilhos que possuem a linguagem do chão pois inventaram CAMINHOS Manoel de Barros

36 ...agradeço a oportunidade... 36


Carregar ppt "II Congresso de Saúde Mental na Educação 26 a 28 de outubro de 2012 - Canela - RS 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google