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...agradeço... II Congresso de Saúde Mental na Educação

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Apresentação em tema: "...agradeço... II Congresso de Saúde Mental na Educação"— Transcrição da apresentação:

1 ...agradeço... II Congresso de Saúde Mental na Educação
26 a 28 de outubro de Canela - RS

2 II Congresso de Saúde Mental na Educação
“...somente voa quem ousa fazê-lo...” II Congresso de Saúde Mental na Educação 26 a 28 de outubro de Canela - RS

3 “Relacionamento professor – aluno, como lidar com a geração atual?”
Jacqueline Müllich Fensterseifer 27 de outubro de 2012

4 “Salvador apelava sempre a sua empatia,
ao seu próprio compromisso afetivo para estabelecer uma PONTE entre os técnicos e os pais, (...professores...) entre os pais e o bebê, (...alunos...) entre o bebê e o mundo.” Salvador A H Celia 1940 – 2009 (...alunos...) ...relacionamento...

5 ...relacionamento...

6 a infância da língua.” “...para isso, ele (Salvador Célia) sabia
que tinha que falar uma linguagem muito particular, a linguagem que implicava o corpo, que implicava os afetos, a surpresa, a espontaneidade: a infância da língua.” Victor Guerra ...relacionamento...

7 Donald Woods Winnicott (1896 – 1971)
Sigmund Freud ( ) Melanie Klein (1882 – 1960) Anna Freud (1895 – 1982) Serge Lebovici – (1915 – 2000) Jean Piaget ( ) Donald Woods Winnicott (1896 – 1971) Rubem Alves (1933- Françoise Dolto (1908 – 1988) Victor Guerra Erik Erikson ( )) René Árpád Spitz (1887 – 1974) John Bolwby (1907 – 1990) ...relacionamento...

8 ...a “a linearidade do tempo cronológico é uma verdade
comum e implacável a todos, mas a HISTÓRIA é tecida no emaranhado das relações”... ...relacionamento...

9 “...pele psicossocial...” ...relisiliência... ...envelope
sonoro... ...envelope psíquico... “...pele psicossocial...” Salvador Célia ...relacionamento...

10 1933 – Boa Esperança – Minas Gerais
“...quando a gente abre os olhos, abrem-se as janelas do corpo, e o mundo aparece refletido dentro da gente...” Rubem Alves 1933 – Boa Esperança – Minas Gerais ...relacionamento...

11 ...equilíbrio... ...relacionamento...

12 ? ? ? ? ? * professor * * professora *

13 ...“a hospitalidade consiste em ACOLHER aquele que chega
antes de lhe impor condições”... * professor * * professora *

14 ... e nossos professores são preparados...
* professora *

15 ...frustração, desilusão, continuidade...
...função de espelho... ...conhecimento... ...sustentação e unificação ... ...frustração, desilusão, continuidade... ...vínculo... ...professores... * professor * * professora *

16 1933 – Boa Esperança – Minas Gerais
Rubem Alves 1933 – Boa Esperança – Minas Gerais * professor * * professora *

17 ...alunos...

18 ...alunos...

19 ...alunos...

20 ...alunos...

21 ...alunos...

22 a tarefa mais gratificante que uma pessoa pode assumir”…
“…educar é, certamente, a tarefa mais gratificante e ao mesmo tempo mais assustadora que uma pessoa pode assumir”… ...alunos...

23 ...parque de estacionamento... ...subjetividades construídas...
...modelo de aluno... ...subjetividades construídas... ...alunos...

24 ...“o professor instiga, provoca o aluno, mas, em última instância
é este que decide sobre seus atos e suas ações”... ...alunos...

25 ...“aprender é um direito valioso, que comporta uma série de
deveres”... ...alunos...

26 ...geração atual...

27 e pelo investimento qualitativo de relação...”
“...“os cuidados” – AULAS - devem ser realizados mediante uma relação afetiva que passa pelo olhar, pela voz, pelos gestos, e pelo investimento qualitativo de relação...” ...geração atual...

28 ...“ensinar não é transferir a inteligência
do objeto ao educando, mas torná-lo capaz de inteligir e comunicar o inteligido”... ...geração atual...

29 ...“o indivíduo nasce na espécie humana,
mas só se humaniza pela mediação do adulto”... ...geração atual...

30 ...geração atual...

31 ...geração atual...

32 BIAGGIO, Ângela. Psicologia do Desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 1992.
BOWLBY,John. Uma base segura. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989. (Conferência 7 – O papel do apego no desenvolvimento da personalidade (pg. 117 – 132)) CHEMAMA, Roland (org.). Dicionário de psicanálise. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. CÓRIA-SABINI, Maria Aparecida, Psicologia do Desenvolvimento. São Paulo: Editora Ática, 2001. CORRÊA, M. E. G.; FRANÇA, P. S. (Org.) Novos olhares sobre a Gestação e a criança até os três anos: saúde perinatal, educação e desenvolvimento do bebê. Brasília: L. G. E DERRIDA, Jacques. Papel – Máquina . Editora Liberdade. ERIKSON, Erik. O Ciclo de Vida Completo. Porto Alegre: Artes Médicas FADIMAM, J. e FRAGER, R. Teorias da Personalidade. São Paulo: Harbra, 1986. FALK, Judit. Educar os três primeiros anos / a esxperiência de Lóczy. São Paulo: JM Editora, 2004. FAWAZ, Paulina F. La familia adoptiva chilena en los últimos diez años. Gobierno de Chile – 2006. GADDINI, Renata. Il processo maturativo – studi sul pensiero di Winnicott. Padova: CLEUP, 1982. GOLSE, Bernard. Sobre a psicoterapia pai-bebê: narratividade, filiação e transmissão. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003. GUERRA, Victor. Sobre los vinculos padres-hijo en el fin de siglo y sus posibles repercusiones en el desarrollo del niño. Ver. A.P.U., No. 91. KLEIN, Melanie. Amor culpa e reparação. Rio de Janeiro: Imago Editora Ltda., 1996. LACROIX, M-B.; MONMAYRANT, M. (1997). Os laços do encantamento – a observação de bebês, segundo Esther Bick, e suas aplicações. Porto Alegre: Artes Médicas. LECANNELIER, Felipe. (2006). Apego e intersubjetividad – influencia de los vínculos tempranos en el desarrollo humano y la salud mental. Santiago: LOM Ediciones. MÉLAGA, M. P. (1997). A importância da Construção do Vínculo no Desenvolvimento do Indivíduo. In: N. Fichtner (Org.) Prevenção, Diagnóstico e Tratamento dos Transtornos Mentais da Infância e da Adolescência – um enfoque desenvolvimental (p ). Porto Alegre: Artes Médicas. NEUMANN, A. (2003). As idéias de D. W. Winnicott – um guia. Rio de Janeiro: Imago. NOLTE, D. (2003). As crianças aprendem o que vivenciam. Rio de Janeiro: Sextante. PEREZ-SANCHEZ, M. (1997). A observação de bebês, segundo Esther Bick, uma pauta musical . In: M-B Lacroix, M Monmayrant (Org.). A observação de bebês – os laços do encantamento (p ). Porto Alegre: Artes Médicas ...leituras utilizadas...

33 OCHOA-TORRES, C. ; LELONG, I. (2004)
OCHOA-TORRES, C.; LELONG, I. (2004). A função parental: uma abordagem a partir da teoria do apego. In: M. C. P. Silva (Org.). Ser pai, ser mãe parentalidade: um desafio para o terceiro milênio (p ). São Paulo: Casa do Psicólogo. ORGNIZADORES: Laurista Corrêa Filho, Maria Elena Girade Corrêa, Paulo Sérgio França. Novos olhares sobre a Gestação e a Criança até os 3 anos: Saúde Perinatal Educação e Desenvolvimento do Bebê. L. G. E. Editora – Brasília: L. G. E., 2002. (Da transparência psíquica à preocupação materna primária: uma via de objetalização / Monique Bydlowski, Bernard Golse, (pg )) (Depressão do Bebê, Depressão da Mãe – conceito de psiquiatria perinatal / Bernard Golse, (pg )) (Cuidando do bebê e sua família no período perinatal: abordagens de prevenção e de intervenção precoce Na Unité Petite Enfance Vivaldi / Jaqueline Wendland, (pg. 512 – 535)) ORTEGA, F.; BEZERRA JR. B. Winnicott e seus interlocutores. Rio de Janeiro,: Relume Dumará, 2007. NEWMAN, Alexander. As idéias de D. W. Winnicott. Rio de janeiro: Imago, 2003. SEGAL, Hanna. Introdução à obra de Melanie Klein. Rio de Janeiro: Imago Editora Ltda., 1975. SEGAL, Hanna. As idéias de Melanie Klein. São Paulo: Editora Cultrix, 1983. STERN, Daniel. A constelação da maternidade: o panorama da psicoterapia pais/bebês. Porto Alegre: Artes Médicas, (A constelação da maternidade (pg. 161 – 178)) STERN, Daniel. El nacimiento de uma madre. Buenos Aires: Paidós, (Uma madre habla (pg. 119 – 126)) TIMI, M. S. R.; BRAGA, L. R. M.; MARIOTTO, R. M. M. (2004). Um bebê não existe sozinho - considerações sobre a clínica psicanalítica com bebês. Revista Psicologia Argumento, Curitiba, v.22, n.36, p TONUCCI, Francesco. Com olhos de criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. VERDEN – ZOLLER, G.; MATURANA, H. R. (2004). Amar e brincar – fundamentos esquecidos do humano. São Paulo: Palas Athena. WINNICOTT, Donald Woods. O ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre: Artmed, 1983. WINNICOTT, Donald Woods. Tudo começa em casa. São Paulo: Martins Fontes, 1996. WINNICOTT, Donald Woods. Da Pediatria à Psicanálise – Obras Escolhidas. Rio de Janeiro: Imago Ed., 2000. WINNICOTT, Donald Woods. As idéias de D. W. Winnicott. Rio de Janeiro: Imago, 2003. WINNICOTT, Donald Woods. A família e o desenvolvimento individual. São Paulo: Martins Fontes, 2005. WINNICOTT, Donald Woods. O gesto espontâneo. São Paulo: Martins Fontes, 2005. WIKIPEDIA, l’enciclopedia libera. ...continuação...

34 * Educacion e intersubjetividad, dos compañeros em la vida.
...TEXTOS... * Educacion e intersubjetividad, dos compañeros em la vida. La historia del emperador y de la niña em la calle. Victor Guerra * Professores e alunos – relações a serem construídas Maria Luisa M. Xavier **Por uma educação alegremente (des)organizada Marco Aurélio Querubim ** Ser professor na sociedade aprendente Ivania Nogaro; Nice M. Sceffer; Arnaldo Nogaro ...continuação...

35 ...agradeço as crianças da Escola Educar-se,
“Minhas memórias foram compostas por crianças, POIS SÃO A SEMENTE da palavra, de pássaros que representam a liberdade, e andarilhos que possuem a linguagem do chão pois inventaram CAMINHOS” Manoel de Barros ...agradeço as crianças da Escola Educar-se, que fizeram os desenhos...

36 ...agradeço a oportunidade...


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