A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Everton da Silva Correa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Everton da Silva Correa"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Everton da Silva Correa
História Prof. Everton da Silva Correa

2 A sociedade feudal https://www.facebook.com/Prof.EvertonCorrea

3 As mui ricas horas do duque de Berry
Iluminura do livro de orações As mui ricas horas do duque de Berry representando os primeiros trabalhos agrícolas – semeadura, lavra e outros – no mês de março. O castelo ao fundo é o de Lusignan, um dos preferidos do duque.

4 Após o processo de desagregação do Império Romano, efetivado por volta do século V, diversos povos germânicos se organizaram em reinos na Europa ocidental. A maioria da população desses reinos era formada por agricultores (camponeses), muitos dos quais também eram guerreiros. Ao lado deles havia escravos, pessoas capturadas nas constantes guerras que assolavam o continente.

5 A terra tinha uma importância fundamental nesses reinos
Sua posse era símbolo de poder e de riqueza. Em contrapartida, o comércio era limitado, assim como a circulação de dinheiro.

6 A agricultura tornou-se a principal base produtiva da sociedade.
Boa parte da população europeia passou a viver no campo, submetida à vontade do proprietário da terra, o senhor feudal, cuja propriedade recebia o nome de feudo.

7 Nos feudos, o senhor exercia o poder de comandar, julgar e castigar todos os que morassem em suas terras, o que incluía povoados da redondeza. Dessa forma, os camponeses ficavam sujeitos aos interesses do senhor e da nobreza.

8 Em sua maioria, os camponeses que viviam nos campos do senhor feudal trabalhavam para ele na condição de servos.

9 A essa nova forma de organização social que começou a surgir como resultado da mistura de cultura de povos romanos e não romanos, os historiadores do século XVIII deram o nome de feudalismo.

10 O rei era um senhor feudal entre outros
Uma característica importante da sociedade feudal era a ausência de um poder central forte como o que havia no Império Romano. Teoricamente, o rei dispunha de mais poder, mas na prática ele dividia o poder com outros senhores feudais.

11 Esse modo de organização da sociedade feudal predominou em muitos lugares da Europa a partir do século IX, mesmo com diferenças de uma região para outra.

12 A imagem ao lado vai nos ajudar a entender aspectos da sociedade feudal.

13 Na próxima aula... A feudalização O castelo medieval

14 FIM AZEVEDO, Gislane Campos. Projeto Teláris: História. São Paulo: Ática, p. 28.


Carregar ppt "Prof. Everton da Silva Correa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google