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UFF VAI À ESCOLA 2009 Pólo Universitário de Volta Redonda NAE | Núcleo de Assuntos Educacionais.

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Apresentação em tema: "UFF VAI À ESCOLA 2009 Pólo Universitário de Volta Redonda NAE | Núcleo de Assuntos Educacionais."— Transcrição da apresentação:

1 UFF VAI À ESCOLA 2009 Pólo Universitário de Volta Redonda NAE | Núcleo de Assuntos Educacionais

2 UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE 1960 – Criação da Universidade Federal Fluminense Alunos Matriculados: aproximadamente Funcionários: Professores: Cursos de Graduação: 69 Programas de Mestrados e Doutorado: 161

3 UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE Pólos: 4 (Campos, Nova Friburgo, Rio das Ostras, Volta Redonda) Volumes de obras na Biblioteca (livros, periódicos e outros materiais): Computadores com acesso a Internet: Bolsas Oferecidas: Ano Base dos Dados: 2005 / 2006

4 PÓLO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA -Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda - A Universidade do Trabalho Escolas de nível superior em áreas Industriais relevantes - Década de Curso de Engenharia Metalúrgica EEIMVR - Criação do Mestrado em Engenharia Metalúrgica. Convênio CSN o Programa, sem o auxílio da CSN, ampliou seus horizontes Curso de Doutorado em Novos cursos de graduação: Engenharia Mecânica e de Engenharia de Produção

5 PÓLO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA 2005 – Convênio Ampliar a oferta de cursos na região Sul-Fluminense (Engenharia, Ciências Básicas de Humanidades e Ciências Sociais) Cursos de graduação - Engenharia de Agronegócios e Administração de Empresas Origem à idéia do Pólo Universitário de Volta Redonda. Construção de um terceiro prédio com 6 andares, 2 deles abrigarão uma biblioteca com muito espaço para salas de estudo dos alunos e os demais andares serão destinados às salas de aula. Criação de novos laboratórios e o início de pesquisa em Agronegócios. Contribuindo para a ampliação deste campus universitário na região, o Estado do Rio de Janeiro cedeu à UFF uma área, no bairro Aterrado onde está sendo construído o prédio da Escola de Ciências Humanas e Sociais de Volta Redonda.

6 PÓLO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA Alunos Matriculados: 1500 Professores: 130 Cursos de Graduação: 09 -Administração; -Engenharia Mecânica; -Engenharia Metalúrgica; -Engenharia de Produção; -Engenharia de Agronegócio; -Ciências Contábeis; (NOVO) -Administração Pública; (NOVO) -Física Computacional; (NOVO) -Matemática Computacional; (NOVO) Programa de Mestrado: 01 - Engenharia Metalúrgica Programa de Doutorado: 01 – Engenharia Metalúrgica

7 CAMPUS ATERRADO – VOLTA REDONDA Infra Estrutura Física distribuída em dois campus 1 – Campus Vila Sta.Cecília (EEIMVR) 2 – Campus Bairro Aterrado (PUVR, ICEx, ECHSVR) Total de vagas previstas: 4320 vagas Contratações Previstas: 187 docentes e 80 funcionários

8 CAMPUS ATERRADO – VOLTA REDONDA

9 Ocupação: Área total do terreno:_________________ m² Área total de construção: ______________ m² Coeficiente de aproveitamento:_____________0,57 Taxa de ocupação:______________________12,90 % Outros Dados: Área de ensino:_______________________8.825m² Área de convivência: Pilotis e gazebo: _______________2.518m² Bosque e espelho dágua:________6.220m² Biblioteca:_____________________________380m² Área de alimentação: ____________________760m² Estacionamento: ______________________9.425m² Vagas de estacionamento:________300 vagas Índice de m² construído por vaga: ____39m²

10 CAMPUS ATERRADO – VOLTA REDONDA

11 ADMINISTRAÇÃO (Relação candidato/vaga: 4,27) VAGAS: 120 DURAÇÃO: 4 anos, sendo no mínimo de 7 e no máximo de 16 semestres. TURNO: 1º semestre: Integral (40 vagas) e Noturno (40 vagas) 2º semestre: Noturno (40 vagas) OBJETIVO DO CURSO: Oferecer aos estudantes a oportunidade de obter formação integral na área de administração, qualificando-o também para atuar no mercado de trabalho de forma diferenciada. Fornecer à sociedade profissionais qualificados na área de administração, diminuindo o vácuo habitualmente existente entre a formação oferecida pelas escolas e a exigida pelo mercado de trabalho, especialmente o mercado regional. AREA DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL: O profissional de Administração poderá analisar o ambiente interno e externo das organizações, identificando as variáveis que afetam o processo da tomada de decisão; intervir criativamente em diferentes contextos organizacionais; identificar, analisar, implementar e desenvolver novos negócios e projetos em organizações; realizar estudos de viabilidade econômico-financeira considerando aspectos estratégicos, mercadológicos, técnico-operacionais, de recursos humanos, econômico-financeiro e informacionais; liderar equipes multifuncionais; realizar consultorias em gestão, elaborar pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicas e operacionais.

12 ENGENHARIA MECÂNICA (Relação candidato/vaga: 6,13) VAGAS: 80 vagas (40 por semestre) DURAÇÃO: 5 anos, sendo no mínimo de 8 e no máximo de 16 semestres TURNO: Integral (aulas manhã, tarde e/ou noite). OBJETIVO DO CURSO: Formar profissionais capazes de resolver problemas de Engenharia Mecânica, não somente aplicando o conhecimento científico e tecnológico, mas também situando-os no contexto global; desenvolver pesquisas e projetos; desenvolver atividades criadoras com senso crítico, acompanhando e promovendo continuamente o progresso científico, tecnológico e humanístico na área de Engenharia Mecânica. ÁREA DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL: O profissional está capacitado a atuar em qualquer empresa dos setores industrial, de serviços, de projetos e de consultoria, fábricas montadoras, podendo ainda atuar no desenvolvimento de pesquisa e na docência de nível superior. Durante o Curso, a partir do estímulo de uma cultura empreendedora, os alunos são encorajados a desenvolver seus próprios empreendimentos, ocupando seu espaço no mercado de trabalho.

13 ENGENHARIA METALÚRGICA (Relação candidato/vaga: 5,11) VAGAS: 80 vagas (40 por semestre) DURAÇÃO: 5 anos, sendo no mínimo de 8 e no máximo de 16 semestres. TURNO: Integral (aulas manhã, tarde e/ou noite). OBJETIVO DO CURSO: O Curso destina-se à formação de Engenheiros Metalúrgicos que poderão atuar tanto nos setores industriais, quanto na área de serviços e no ensino técnico e superior. ÁREA DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL: O Engenheiro Metalúrgico está capacitado para atuar em empresas de metal-mecânica em geral, empresas fabricantes de metais tradicionais e novos materiais, empresas de consultoria e projetos, centros de pesquisas e desenvolvimento, instituições de controle ambiental, controle de qualidade, no ensino médio e superior. É freqüente a procura de estagiários pelas empresas da região.

14 ENGENHARIA DE AGRONEGÓCIO (Relação candidato/vaga: 2,51) VAGAS: 80 DURAÇÃO: 5 anos, sendo no mínimo de 8 e máximo de 16 semestres. TURNO: Integral (aulas manhã, tarde e/ou noite). OBJETIVO DO CURSO: O Curso destina-se a formar um profissional detentor de sólida base técnico-científica, atualizado nas modernas técnicas de gerenciamento, administração, garantia da qualidade, sistemas de produção, processamento, manuseio, armazenagem e transporte de produtos agropecuários, contribuindo para o desenvolvimento do setor tanto na produção como na pesquisa e comercialização de seus produtos e insumos. ÁREA DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL: O Engenheiro de Agronegócios estará capacitado para atuar como autônomo ou em empresas e órgãos de caráter público ou privado nos setores de agropecuária, planejamento agroindustrial e em bancos financiadores destas atividades na execução, administração, pesquisa, ensino técnico ou superior nos setores de plantio, processamento, armazenamento, transporte, e desenvolvimento de produtos e insumos agrários, inclusive em suas interações com o meio-ambiente

15 ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (Relação candidato/vaga: 7,43) VAGAS: 80 vagas (40 por semestre) DURAÇÃO: 5 anos, sendo no mínimo de 8 e no máximo de 16 semestres. TURNO: Integral (aulas manhã, tarde e/ou noite). OBJETIVO DO CURSO: Formar engenheiros com sólida base científica e profissional geral capacitados a identificar, formular e solucionar problemas ligados às atividades de projeto, operação e gerenciamento do trabalho e de sistemas de produção de bens e/ou serviços, considerando seus aspectos humanos, econômicos, sociais e ambientais, com visão ética e humanista, em atendimento às demandas da sociedade. ÁREA DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL: O profissional de Engenharia de Produção está habilitado a atuar em empresas do setor secundário, metalúrgicas, siderúrgicas, montadoras, fábricas em geral, onde a Engenharia de Produção teve a sua origem, no setor de serviços, em instituições financeiras, comerciais, de pesquisa, de ensino, de projeto e de consultoria.

16 QUÍMICA - LICENCIATURA (Relação candidato/vaga: CURSO NOVO) VAGAS: 40 vagas DURAÇÃO: 5 anos, sendo no mínimo de 8 e no máximo de 16 semestres. TURNO: Noturno OBJETIVO DO CURSO: Formar profissionais reflexivos e qualificados para atuarem como educadores nos ensinos fundamental e médio e/ou outras atividades que requerem conhecimentos químicos conforme as atribuições do Conselho Federal de Química. ÁREA DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL: O Licenciado em Química poderá atuar como professor da Educação Básica (Ensino Médio e quatro últimas séries do fundamental), nas disciplinas de Química e Ciências. O profissional terá a oportunidade de desenvolver atividades ligadas à gestão pedagógica e administrativa da estruturação escolar, como coordenador e trabalhar em serviços de administração pública como assessor, além de participar de pesquisas ligadas à área de educação química

17 QUÍMICA - BACHARELADO (Relação candidato/vaga: CURSO NOVO) VAGAS: 40 vagas DURAÇÃO: 8 semestres TURNO: Integral OBJETIVO DO CURSO: : Formar um profissional generalista com uma visão geral e abrangente da Química para que o Bacharel vivencie os diferentes níveis de complexidade, e abordagem dos tópicos nos diferentes níveis. ÁREA DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL: A obtenção das 13 atribuições do profissional da área da Química, de acordo com o artigo 1º da R.N. 36/74 do Conselho Federal de Química, permite ao profissional exercer as seguintes atividades: 1. Direção, suspensão, programação, coordenação, orientação e responsabilidade técnica no âmbito das atribuições respectivas. 2. Assistência, assessoria, consultoria, elaboração de orçamentos, divulgação e comercialização no âmbito das atribuições respectivas. 3. Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento e serviços técnicos; elaboração de pareceres, laudos e atestados, no âmbito das atribuições respectivas. 4. Exercícios do magistério, respeitada a legislação específica. 5. Desempenho de cargos e funções técnicas no âmbito das atribuições respectivas. 6. Ensaios e pesquisas em geral. Pesquisa e Desenvolvimento de métodos e produtos. 7. Análise química e físico-química, químico-biológica, bromatologia, toxicológica e legal, padronização e controle de qualidade. 8. Produção, tratamentos prévios e complementares de produtos e resíduos. 9. Operação e manutenção de equipamentos e instalações, execução de trabalhos técnicos. 10. Condução e controle de operações e processos industriais de trabalhos técnicos, reparos e manutenção. 11. Pesquisa e desenvolvimento de operações e processos industriais. 12. Estudo, elaboração execução de projetos de processamento. 13. Estudo de viabilidade técnica e técnico-econômica no âmbito das atribuições respectivas.

18 MATEMÁTICA COMPUTACIONAL (Relação candidato/vaga: CURSO NOVO) VAGAS: 80 vagas (40 por semestre) DURAÇÃO: 4 anos, sendo no mínimo de 6 e no máximo de 12 semestres TURNO: Integral (aulas manhã, tarde e/ou noite). OBJETIVO DO CURSO: Os objetivos do Curso de Matemática Computacional estão voltados para formação de matemáticos com formação sólida e atual em matemática pura e aplicada com conhecimentos avançados em métodos computacionais que o permitam tratar problemas teóricos em matemática pura e aplicada a partir da simulação e/ou modelagem computacional, bem como contribuir para o avanço científico nas áreas de ciências exatas e computação.. ÁREA DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL: O Bacharel em Matemática Computacional pode atuar em áreas como as de modelagem matemática, desenvolvimento de algoritmos, utilização de métodos computacionais em Matemática (simulação, programação simbólica, inteligência artificial), análise numérica, tratamento de dados, computação gráfica, teoria da computação, entre outras. Além da atuação acadêmica no Ensino Superior através estudos mais avançados em Programas de Pós-graduação em diversas áreas, tal profissional pode integrar equipes de pesquisa e desenvolvimento tecnológico de institutos, indústrias ou empresas.

19 FÍSICA COMPUTACIONAL (Relação candidato/vaga: CURSO NOVO) VAGAS: 80 vagas (40 por semestre) DURAÇÃO: 4 anos, sendo no mínimo de 6 e no máximo de 12 semestres TURNO: Integral (aulas manhã, tarde e/ou noite). OBJETIVO DO CURSO: Os objetivos do Curso de Graduação em Física, Bacharelado com ênfase em Física Computacional estão voltados para formação de físicos com formação sólida e atual de física em geral, em matemática para usar tal ciência como linguagem dos fenômenos físicos e, em especial, dotar o físico com conhecimentos avançados em métodos computacionais que o permitam tratar problemas teóricos, experimentais ou desenvolvimentos tecnológicos a partir da simulação e/ou modelagem computacional. ÁREA DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL: o mercado para o bacharela em Física Computacional é crescente e sua área de atuação vai desde instituição de pesquisa básicas e aplicadas, d e ensino superior, até serores produtivos como empresas automobilísticas, aeronáuticas e navais, empresas produtores de softwares e jogos; empresas do setor fianceiro como bancos e e corretoras de seguros. Em todas elas a atuação é na simulação da realidade das empresas usando ferramentas físicas.

20 PROJETO VAMOS SER FÍSICOS O que é? Projeto de Extensão, ligado a Coordenação do Curso de Física, que fará estudo dirigido nas disciplinas de Física e Matemática para candidatos no vestibular provenientes de Escolas Públicas interessados em fazer o curso de Física Computacional. - Serão selecionados 80 alunos para assistirem gratuitamente aulas de Física e Matemática com professores da UFF, aos sábados pela manhã. - INSCRIÇÕES: 17 a 25 de setembro no NAE / UFF de 09.00h às 15.00h Documentação: Declaração Escolar (ano, turma e colégio) e Comprovante de Inscrição no Vestibular UFF 2009 (com prioridade para os inscritos nos cursos de Física e Matemática) -RESULTADO DA SELEÇÃO: 30 de setembro -AULAS: 03 de outubro / 07 de novembro

21 NOVOS CURSOS (2010) Ciências Contábeis – 80 vagas 1º semestre: Noturno 40 vagas 2º semestre: Noturno 40 vagas Administração Pública – 40 vagas 1º semestre: Diurno 40 vagas

22 NOVOS CURSOS ( ) Bacharelado em Direito

23 VESTIBULAR UFF Para concorrer às vagas oferecidas, o candidato deverá, obrigatoriamente, ter se inscrito no Exame Nacional de Ensino Médio e, com o número de inscrição no ENEM, efetuar sua inscrição no Concurso Vestibular UFF O resultado do Enem irá compor 50% da 1ª etapa do concurso da UFF Inscrições: 17 AGOSTO a 17 SETEMBRO Taxa de Inscrição - R$ 97,00 * 1ª ETAPA - 60 questões objetivas UFF questões objetivas do ENEM 2009 Dia 15 de Novembro – 09.00h * 2ª ETAPA - Redação + 2 provas de Conhecimentos Específicos com questões discursivas, abrangendo conteúdos relativos a duas disciplinas Dia 20 de Dezembro h

24 CONTATOS ENDEREÇO Pólo Universitário de Volta Redonda Av. dos Trabalhadores, 420 Vila Santa Cecília, Volta Redonda / RJ CEP NÚCLEO DE ASSUNTOS EDUCACIONAIS / telefone: Outros sites úteis:

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