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PublicouGeovane Enos Alterado mais de 9 anos atrás
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Sol Flutuante Rui Magalhães Escola EB 2,3/S Santos Simões Guimarães - Braga 47º ano – Clube dos Porquês e Ciências Físico - Químicas
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Foi elaborado um catamaran em esferovite.
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A planificação consistiu em debater com os alunos sobre o que pretendiam elaborar e depois de decido iniciaram o trabalho. Forma utilizados os kit para experimentar e efectuaram ligações em série e em paralelo para verificar a diferença entre os dois tipos de ligação. Foram realizados ensaios sobre a flutuação de corpos com diversos materiais.
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Os alunos queriam sempre decidir o que fazer e o passo seguinte a dar. Tiveram de reformular várias vezes as suas decisões. Consultaram o livro de instruções do kit, observaram o filme do ciência viva. As dificuldades sentidas foram com as diferentes tipos de ligações que efectuaram. Tiveram dificuldades em escolher os materiais para o barco. Os alunos dedicaram um tempo lectivo (45) semana desde Fevereiro ao projecto.
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As aprendizagens realizadas forma a distinção entre ligação em série e ligação em paralelo; potencial eléctrico e corrente eléctrica. A fazer ligações e relembraram que um circuito eléctrico tem de estar fechado para haver passagem de corrente. Aprenderam sobre flutuação dos corpos. A divulgação fez-se no jornal da escola.
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