A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES (Bloco III) PASTORAL DA SAÚDE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES (Bloco III) PASTORAL DA SAÚDE."— Transcrição da apresentação:

1 CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES (Bloco III) PASTORAL DA SAÚDE

2 DIMENSÃO SOLIDÁRIA. DIMENSÃO COMUNITÁRIO-EDUCATIVA. DIMENSÃO POLÍTICO-INSTITUCIONAL. DIMENSÕES DE ATUAÇÃO DA PASTORAL DA SAÚDE

3 DIMENSÃO SOLIDÁRIA É a presença e a vivência de Jesus, O Bom Pastor, junto ao doente e seus familiares, isto é, são as visitas que realizamos aos enfermos, tanto em sua casa como no Hospital, visando atender a pessoa integralmente, no aspecto físico, psíquico e espiritual. O QUE É DIMENSÃO SOLIDÁRIA?

4 1. Ser compromissado com as visitas, os horários Apresentar-se ao doente e tratá-lo pelo nome. 3. Evitar perguntar: Tudo Bem? Ou dizer: Coitado. É a vontade de Deus. 4. Não demonstrar medo, pena ou repugnância Não levar junto crianças ou pessoas que não sejam agentes da Pastoral de Saúde. Manter sigilo. 6. Não fumar, muito menos levar cigarros para o doente Não sentar na cama, não mexer nos medicamentos e objetos do doente Não ser um visitador repórter, levando notícias desagradáveis, fofocas... ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA O AGENTE DA PASTORAL DA SAÚDE

5 09. Falar baixo o mais que puder e ouvir mais do que falar Respeitar o silêncio do doente e não tomar como pessoal a revolta dele Respeitar o trabalho de outras religiões e pastorais Valorizar a qualidade das visitas e não a quantidade Ser breve na visita (30) evitar olhar para o relógio Procurar conhecer a família do doente (elogiar o cuidador se possível) 15. Ter noções básicas de higiene, lavar sempre as mãos antes e depois Em casa, tomar banho e colocar as roupas para lavar.... DIMENSÃO SOLIDÁRIA ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA O AGENTE DA PASTORAL DA SAÚDE

6 Esta Dimensão atua na promoção, prevenção e educação para a saúde. Valoriza o conhecimento a sabedoria e a religiosidade popular e promove palestras e encontros educativos sobre doenças, alimentação, saneamento básico e higiene. Alguns exemplos de Projetos comunitários: Dicas de saúde nos meios de comunicação, rádios e nos jornais diocesanos. Farmácias Verdes ou Alopáticas... Reciclagem do lixo e sensibilização para coleta seletiva... Participação nas campanhas de vacinação, de prevenção do câncer, de combate à hipertensão arterial, de mobilização contra a Dengue, de esclarecimentos sobre Alzheimer etc... Utilização da Internet para divulgar os trabalhos pastorais. DIMENSÃO COMUNITÁRIA EDUCATIVA Como atua essa Dimensão comunitária?

7 DIMENSÃO COMUNITÁRIA-EDUCATIVA DICAS BÁSICAS E SIMPLES NO CUIDADO COM A SAÚDE: ALIMENTAÇÃO! ATIVIDADES FÍSICAS! CUIDADOS COM O CORPO! DICAS GERAIS!

8 Procure praticar hábitos saudáveis de vida, pois isso pode aumentar sua vida em cerca de 15 anos. Em tudo usar sempre pouco sal. Evitar frituras. Usar alimentos ricos em fibras e soja. Preferir óleos vegetais e não gordura animal. Usar mais carnes brancas e mastigar devagar. Beber até três litros de água por dia. Limitar os doces e as guloseimas, diminuir o café. Evitar ao máximo bebidas alcoólicas, refrigerantes e sucos artificiais. Evitar comidas industrializadas,. Evitar o açúcar branco, refinado. DIMENSÃO COMUNITÁRIA EDUCATIVA Dicas Básicas no cuidado com a saúde Quanto à Alimentação:

9 DIMENSÃO COMUNITÁRIA-EDUCATIVA Alimentação! Ativ. física regular! Atividade social e afetiva! Não fumar! Para termos uma boa saúde dependemos principalmente de: - 53% de bons hábitos de vida. - 20% do meio ambiente onde vivemos. - 17% depende da nossa genética. -E-E apenas 10% depende de uma boa assistência médica ou plano de saúde. QUANTO ÀS ATIVIDADES FÍSICAS: Fazer algum tipo de exercício de acordo com a idade, três vezes por semana... Caminhar, nadar, ou até mesmo varrer.....

10 Banhos diários Higiene bucal de 4 a 6 vezes por dia. Higiene genital quantas vezes forem necessárias. Cortar unhas das mãos e pés, cortar cabelo e barba. Mulheres: fazer os exames de papa Nicolau, de mama e os exames de sangue. Homens fazer os exames de próstata e os de sangue. Procurar dormir de 6 a 8 horas por dia. DIMENSÃO COMUNITÁRIA EDUCATIVA CUIDADOS COM O CORPO DICAS GERAIS

11 DIMENSÃO POLÍTICO INSTITUCIONAL Atua junto a Órgãos e Instituições Públicas e Privadas que prestam serviços e formam profissionais na área da Saúde, tais como: Pronto Socorros. Postos de Saúde. Hospitais Públicos – SUS PAD E nos Órgãos Privados, Escolas de Enfermagem, de Farmácia e outras.

12 Nesta dimensão atua-se também: Nos Conselhos de Saúde (Locais, Distritais, Municipais, Estaduais e Nacional) E nas Conferências de Saúde. Mas somos nós Agentes de Pastoral de Saúde indicados para atuar nestes órgãos. Esses órgãos atuam fiscalizando, sugerindo e denunciando quando necessário.

13 CONHEÇA E INFORME-SE SOBRE: O CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE OU A SECRETARIA DO CONSELHO DE SAÚDE. E SE NECESSÁRIO O MINISTÉRIO PÚBLICO. SAIBA QUEM SÃO OS CONSELHEIROS, QUAIS SUAS ATRIBUIÇÕES, COMO FUNCIONA.

14 Uma das grandes conquistas da Saúde Pública no Brasil foi a instituição do Controle Social, que representa a capacidade da Sociedade Civil Organizada de interagir e compartilhar com as instâncias governamentais na busca de políticas públicas saudáveis e de interesse comum. CONHEÇA O SUS - SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE E PARTICIPE DO CONTROLE SOCIAL, INFORMANDO- SE DOS DIREITOS QUE O DOENTE TEM.

15 PASTORAL DA SAÚDE TRANSFORMAR A VIDA DOS QUE SOFREM PARA QUE SE FAÇA CRESCER ENTRE NÓS... O REINO DE DEUS! SÃO CAMILO DE LELLIS, Rogai por nós! MUITO OBRIGADA!


Carregar ppt "CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES (Bloco III) PASTORAL DA SAÚDE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google