A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O PROCESSO TERAPÊUTICO OCUPACIONAL NA PROMOÇÃO DA RESSOCIALIZAÇÃO DE REEDUCANDOS DE UMA UNIDADE PENITENCIÁRIA DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE Bárbara.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O PROCESSO TERAPÊUTICO OCUPACIONAL NA PROMOÇÃO DA RESSOCIALIZAÇÃO DE REEDUCANDOS DE UMA UNIDADE PENITENCIÁRIA DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE Bárbara."— Transcrição da apresentação:

1 O PROCESSO TERAPÊUTICO OCUPACIONAL NA PROMOÇÃO DA RESSOCIALIZAÇÃO DE REEDUCANDOS DE UMA UNIDADE PENITENCIÁRIA DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE Bárbara Gaião

2 O terapeuta ocupacional atua no sistema penitenciário visando à promoção da saúde e a reinserção social de indivíduos excluídos por problemas sociais de forma integral e independente, evidenciando o bem-estar biopsicossocial dos mesmos. Utilizando-se das atividades, este profissional poderá promover a transformação social, motivando as mudanças de atitudes e o direito à cidadania. O objetivo deste trabalho é relatar a atuação terapêutica ocupacional com reeducandos do sistema penitenciário. A experiência apresentada ocorreu em uma unidade porta de entrada do sistema penitenciário da Região Metropolitana do Recife, com 31 reeducandos do sexo masculino que aguardam julgamento em regime fechado. A coordenação do grupo foi de responsabilidade das acadêmicas do curso de Terapia Ocupacional e a intervenção realizada apresentou o objetivo de ressocializar os reeducandos desse sistema, por meio de atividades fundamentadas no modelo psicodinâmico da Terapia Ocupacional. Dinâmicas grupais foram realizadas com o intuito de proporcionar reflexões sobre o cumprimento de regras, o controle da situação e a autoconfiança, porém foi perceptível a dificuldade dos mesmos em relação a essas questões, na qual se observou, principalmente, o descumprimento das regras da atividade e ausência de autoconfiança da maioria dos reeducandos. Também foram exploradas atividades que promovem uma releitura de si próprio, instigando uma reflexão sobre quais mudanças são necessárias para que objetivos desejados sejam alcançados. Essa atividade suscitou diversas discussões que oportunizaram o estímulo para um recomeço. A intervenção repercutiu eficientemente e obteve-se participação da maioria dos reeducandos. Durante a mesma, os participantes sentiram-se a vontade com a proposta apresentada, mas tiveram dificuldades em suportar opiniões distintas da sua. Diante dos resultados expostos, pode-se ressaltar a importância da intervenção terapêutica ocupacional em reeducandos do sistema penitenciário para a promoção do processo de ressocialização destes. Sendo assim, a valorização das potencialidades e o depósito de confiança na mudança destes indivíduos são características aliadas a este processo. O PROCESSO TERAPÊUTICO OCUPACIONAL NA PROMOÇÃO DA RESSOCIALIZAÇÃO DE REEDUCANDOS DE UMA UNIDADE PENITENCIÁRIA DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE

3 A condição inacabada do sujeito faz este um criador de imagens, que, mergulhado entre as muitas obras que criou, não cessa de recriá-las e de recriar-se a si mesmo neste processo. (ALVES & ALMEIDA, 2010)


Carregar ppt "O PROCESSO TERAPÊUTICO OCUPACIONAL NA PROMOÇÃO DA RESSOCIALIZAÇÃO DE REEDUCANDOS DE UMA UNIDADE PENITENCIÁRIA DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE Bárbara."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google