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PLANO DE NEGÓCIO – Tua Business – Promotores: Maria X – 966 696 Manuel Y – 999 666

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Apresentação em tema: "PLANO DE NEGÓCIO – Tua Business – Promotores: Maria X – 966 696 Manuel Y – 999 666"— Transcrição da apresentação:

1 PLANO DE NEGÓCIO – Tua Business – Promotores: Maria X – Manuel Y –

2 ÍNDICE Sumário Executivo05 Identificação do negócio, produtos e serviços06 –Fatores de inovação (?)99 –...99 Estratégia e modelo do negócio99 –Missão e objetivos do negócio99 –Fatores críticos de sucesso do negócio99 –Oportunidades e ameaças relacionadas com o negócio a criar99 –Forças e fraquezas da nova empresa99 –Modelo e estratégias de negócio99 Análise de mercado99 –Avaliação do potencial de mercado99 Identificação de potenciais segmentos de clientes99 Estudos de mercado comprovativos da existência e do interesse dos clientes99 –Análise competitiva99 Identificação de potenciais competidores por níveis de concorrência99 Características, forças e fraquezas dos principais concorrentes99 2

3 ÍNDICE Enquadramento jurídico do negócio99 –Processo de constituição da empresa99 –Gestão da propriedade intelectual99 –Legislação sectorial aplicável aos diferentes negócios99 Plano de marketing99 –Decisões estratégicas de marketing99 Mercados alvo prioritários99 Eixos de posicionamento e fatores de diferenciação99 –Ações de marketing-mix99 Gestão da oferta99 Gestão de canais99 Investimentos de marketing99 –Previsões de vendas99 Gestão de recursos humanos99 –Funções, responsabilidades e competências da equipa de gestão99 –Estrutura organizacional da nova empresa99 –Política de recursos humanos99 –Previsões de custos com pessoal 3

4 ÍNDICE Gestão operacional99 –Localização e lay-out da empresa99 –Processos genéricos, atividades associadas e grau de internalização99 –Logística da empresa99 –Previsões de investimentos, custos e margens operacionais99 Estudo de viabilidade económica e financeira99 –Pressupostos económico-financeiros do projeto99 –Plano de financiamento99 –Plano de exploração: demonstração de resultados99 –Balanço99 –Cash-flow99 –Critérios de avaliação do projeto (VAL, TIR e período de recuperação do capital)99 –Outros indicadores de rentabilidade e risco99 –Análise de sensibilidade99 –Riscos críticos do novo negócio99 4

5 SUMÁRIO EXECUTIVO A –A A –A »A A 5

6 IDENTIFICAÇÃO DO NEGÓCIO, PRODUTOS E SERVIÇOS 6

7 Fatores de inovação (?) –A A –A »A A 7

8 IDENTIFICAÇÃO DO NEGÓCIO, PRODUTOS E SERVIÇOS A –A A –A »A A 8

9 9 ESTRATÉGIA E MODELO DE NEGÓCIO

10 Missão e objetivos do negócio –A A –A »A A 10

11 ESTRATÉGIA E MODELO DE NEGÓCIO Fatores críticos de sucesso do negócio –A A –A »A A 11

12 ESTRATÉGIA E MODELO DE NEGÓCIO Oportunidades e ameaças relacionadas com o negócio a criar –A A –A »A A 12

13 ESTRATÉGIA E MODELO DE NEGÓCIO Forças e fraquezas da nova empresa –A A –A »A A 13

14 ESTRATÉGIA E MODELO DE NEGÓCIO Modelo e estratégias de negócio –A A –A »A A 14

15 15 ANÁLISE DE MERCADO

16 Avaliação do potencial de mercado Identificação de potenciais segmentos de clientes

17 ANÁLISE DE MERCADO Avaliação do potencial de mercado Estudos de mercado comprovativos da existência e do interesse dos clientes RESULTADOS DA ANÁLISE DE DADOS SECUNDÁRIOS

18 ANÁLISE DE MERCADO Avaliação do potencial de mercado Estudos de mercado comprovativos da existência e do interesse dos clientes FICHA TÉCNICA DO ESTUDO DE MERCADO (DADOS PRIMÁRIOS)

19 ANÁLISE DE MERCADO Avaliação do potencial de mercado Estudos de mercado comprovativos da existência e do interesse dos clientes RESULTADOS DA ANÁLISE DE DADOS PRIMÁRIOS

20 ANÁLISE DE MERCADO Análise competitiva Identificação de potenciais competidores por níveis de concorrência

21 ANÁLISE DE MERCADO Análise competitiva Características, forças e fraquezas dos principais concorrentes Principais concorrentes CaracterísticasForçasFraquezas

22 22 ENQUADRAMENTO JURÍDICO DO NEGÓCIO

23 Enquadramento Jurídico do Negócio  Processo de constituição da empresa –Comerciantes em nome individual –Sociedades comerciais –Firmas e denominações –Factos e documentos necessários –O programa administrativo “Empresa na Hora”

24 Enquadramento Jurídico do Negócio 24  Gestão da propriedade intelectual –Instituto Nacional da Propriedade Industrial –Patentes de invenção –Modelos de utilidade –Desenhos ou modelos industriais –Marcas –Logótipos –Direitos de autor

25 Enquadramento Jurídico do Negócio  Legislação sectorial aplicável aos diferentes negócios 25

26 26 PLANO DE MARKETING

27 Decisões estratégicas de marketing Mercados alvo prioritários

28 PLANO DE MARKETING Decisões estratégicas de marketing Eixos de posicionamento e fatores de diferenciação Eixos de posicionamentoFatores de diferenciação

29 PLANO DE MARKETING Ações de marketing-mix Gestão da oferta: Matriz produtos-mercados

30 PLANO DE MARKETING Ações de marketing-mix Gestão da oferta: Política de preços

31 PLANO DE MARKETING Ações de marketing-mix Gestão da oferta: Promoções de vendas

32 PLANO DE MARKETING Ações de marketing-mix Gestão de canais: Distribuição e/ou localização

33 PLANO DE MARKETING Ações de marketing-mix Gestão de canais: Mix de comunicação

34 PLANO DE MARKETING Ações de marketing-mix Investimentos de marketing

35 PLANO DE MARKETING Previsões de vendas

36 PLANO DE MARKETING

37 37 GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

38 Funções, responsabilidades e competências da equipa de gestão (existente ou a recrutar) –A A –A »A A 38

39 GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Estrutura organizacional da nova empresa (organograma) 39 xxxx dddd

40 GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Política de recursos humanos –Recrutamento, seleção e formação do pessoal 40

41 GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Política de recursos humanos –Remunerações a praticar e sistemas de avaliação do desempenho 41

42 GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Política de recursos humanos –Outros aspetos da gestão de recursos humanos 42

43 GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Previsão de custos com pessoal 43

44 44 GESTÃO OPERACIONAL

45 Localização e lay-out da empresa –A A –A »A A 45

46 GESTÃO OPERACIONAL Processos genéricos, atividades associadas e grau de internalização –A A –A »A A 46

47 GESTÃO OPERACIONAL Logística da empresa –A A –A »A A 47

48 GESTÃO OPERACIONAL Previsões de investimentos, custos e margens operacionais –A A –A »A A 48

49 49 ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÓMICA E FINANCEIRA

50 Pressupostos económico-financeiros do projeto –Nº de anos de análise do projeto –Taxas de crescimento dos preços –Taxas de juro –Taxas de IRC e de outros impostos –Taxa de atualização –Etc. A –A »A A 50

51 ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÓMICA E FINANCEIRA Plano de financiamento do projeto (Indicar montantes e fontes de financiamento do plano de negócios - capital próprio, empréstimos bancários, subsídios e apoios estatais ao investimento - e seu escalonamento temporal) 51

52 ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÓMICA E FINANCEIRA Plano de exploração: demonstração de resultados (e resultado líquido) (Colocar quadro e/ou gráfico com indicação da evolução anual de resultados líquidos previsionais) 52

53 ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÓMICA E FINANCEIRA Balanço (e situação líquida ou capital próprio) (Colocar quadro e/ou gráfico com indicação da evolução anual da situação líquida ou capital próprio) 53

54 ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÓMICA E FINANCEIRA Cash-flow (Colocar quadro e/ou gráfico com indicação da evolução anual do cash-flow) 54

55 ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÓMICA E FINANCEIRA VAL, TIR e período de recuperação do capital (pay-back) (Indicar os valores dos indicadores referidos) 55

56 ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÓMICA E FINANCEIRA Outros indicadores de rentabilidade e risco (Colocar quadros e/ou gráficos com a indicação da evolução de outros indicadores como o ponto crítico de vendas) 56

57 ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÓMICA E FINANCEIRA Análise de sensibilidade (Indicar os valores dos indicadores VAL, TIR e outros para valores de preços de venda, quantidades vendidas e outras variáveis significativas diferentes dos usados na análise base) 57

58 ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÓMICA E FINANCEIRA Riscos críticos (internos e externos) do negócio 58

59 PLANO DE NEGÓCIOS Estrutura do plano de negócios: –Capa e Índice –Sumário executivo –Estratégia e modelo do negócio –Análise de mercado (clientes e concorrentes) –Enquadramento jurídico do negócio –Plano de marketing –Gestão de recursos humanos –Gestão operacional –Estudo de viabilidade económica e financeira –Anexos 59

60 CONTACTOS DA EMPRESA E DOS EMPREENDEDORES Empresa: EmpreendeTop+ –telefones: / – –site da empresa: –facebook: https://www.facebook.com/pages/empreendetop –linkedin: https://www.linkedin.com/empreendetop Empreendedores: –Maria X telefones: / facebook: https://www.facebook.com/pages/mariaxhttps://www.facebook.com/pages/mariax linkedin: https://www.linkedin.com/mariax –Manuel Y telefones: / facebook: https://www.facebook.com/pages/manuelyhttps://www.facebook.com/pages/manuely linkedin: https://www.linkedin.com/manuely 60

61 CONTACTOS back office : – telefone / – – site: – facebook: https://www.facebook.com/pages/Programa-de- Empreendedorismo-no-Vale-do-Tua


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