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Ferramentas de PE Por Carlos Reis.

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Apresentação em tema: "Ferramentas de PE Por Carlos Reis."— Transcrição da apresentação:

1 Ferramentas de PE Por Carlos Reis

2 Modelo SWOT e Cinco Forças Competitivas de Mercado
(MICHEL PORTER)

3 “O homem só se move para evitar a dor ou procurar prazer” (Michel Porter)

4 FOFA ou SWOT O Planejamento Estratégico deve buscar (conhecer) e utilizar melhor os Pontos Fortes, eliminando, ou adequando, seus Pontos Fracos, conhecendo e usufruindo as Oportunidades externas, afastando, ou reduzindo, o impacto negativo das Ameaças.

5 DIAGNÓSTICO: INTERNO “Pontos fortes”: são variáveis internas e controláveis que propiciam uma condição favorável para a organização, em relação ao seu ambiente; “Pontos fracos” são variáveis  internas e controláveis que provocam uma situação desfavorável para a organização, em relação ao seu ambiente;

6 Ponto Neutro Para alguns especialistas, junto com os pontos fortes e fracos, apareceria em determinado momento, uma variável que, embora identificada pela organização, não estaria em condições de ser classificada como ponto forte ou fraco. Exemplo: tecnologia.

7 DIAGNÓSTICO: EXTERNO “Oportunidade” são variáveis externas e não controláveis pela organização, que podem criar condições favoráveis para ela, desde que a mesma tenha condições e/ou interesse de usufruí-las; “Ameaças” são variáveis externas e não controláveis pela organização, que podem criar condições desfavoráveis para a mesma.

8 O crescimento de um mercado pode ser considerado uma oportunidade?
Se a organização tiver pontos fortes como recursos financeiros suficientes para financiar seu crescimento, seria um ponto forte; Caso contrário a organização perderia participação no mercado mesmo com igual número de clientes.

9 Ambiente Externo Ambiente Interno OPORTUNIDADES AMEAÇAS Clientes A e B
Fornecedores Vocação do bairro Sub-Total Concorrência Legislação Novas tecnologias F O R Ç A S Localização 2 1 5 7 Gestão de RH 6 Mix de produtos 11 3 4 12 13 25 FRAQUEZAS Comunicação interna Política de vendas 10 Política de salário 9 19 44 Ambiente Externo Ambiente Interno

10 Competidores tradicionais
Modelo de Porter (1980) Fornecedores A empresa Competidores tradicionais Consumidores Novos entrantes Produtos e serviços substitutos

11 Concorrentes Concorrência pura: muitos vendedores de produtos idênticos, cada um com uma peque na participação no mercado; Concorrência monopolista: muitos vendedores de produtos similares, com alguma diferenciação, cada um com uma pequena participação no mercado; Oligopólio: poucos vendedores do produtos semelhantes controlam o mercado; Monopólio: um único vendedor ou organização controla o mercado.

12 Produtos Substitutos X Alternativos
Substitutos: forma diferente e a mesma função. Exemplo: lápis, calculadora e software de contabilidade; Alternativos: forma e função diferentes, mas objetivos iguais. O cinema e restaurante tem o mesmo objetivo: o lazer. Conceito da concorrência total.

13 As forças do mercado Qual o poder de barganha dos fornecedores da maior empresa do mundo? Qual o novo entrante que surgiu no mercado de aviação brasileira no início do século XXI? Qual a maior ameaça à Gol? Qual o poder de barganha de um cliente de uma empresa de telefonia celular? Qual a barreira à novos entrantes no mercado farmacêutico?

14 Análise PEST Fatores políticos referem-se a questões regulamentares que afetam a empresa como regras regulamentares, aspectos legais ou apenas o ambiente político. Fatores econômicos referem-se às forças financeiras atuais que agem no seu mercado-alvo. Avalia aspectos como recessão ou mercado de ações.

15 Análise PEST Fatores tecnológicos incluem todas as mudanças tecnológicas que afetam seu produto, seu mercado ou seus esforços de coleta de informações sobre esse mercado. Fatores sociais referem-se a mudanças nas tendências sociais, modismos ou grupos demográficos que afetam o seu mercado-alvo e suas opiniões atuais.

16 Fatores demográficos Estudam as características da população como: idade, natalidade, mortalidade, classe social, estado civil, crença religiosa, etnia, distribuição geográfica; Tem como fontes o IBGE, MEC, IPEA, Institutos de Pesquisa e demais Ministérios.


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