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Santarém 13 a 15 de agosto de 2009 Prof. Licurgo Brito SEDUC-PA.

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1 Santarém 13 a 15 de agosto de 2009 Prof. Licurgo Brito SEDUC-PA

2 Alguns Elementos Plano nacional de formação de professores Necessidade de formação docente no Pará Características gerais do Plano Financiamento O que esperamos das prefeituras e secretarias municipais? 2

3 Plano nacional de formação de professores Por que precisamos de um plano? Anos Iniciais do Ensino Fundamental Anos Finais do Ensino Fundamental Ensino Médio IDEB Observado Metas Metas Metas TOTAL 3,84,23,96,03,53,83,55,53,43,53,45,2 Dependência Administrativa Pública 3,64,03,65,83,23,53,35,23,13,23,14,9 Federal 6,46,26,47,86,36,16,37,65,65,75,67,0 Estadual 3,94,34,06,13,33,63,35,33,03,23,14,9 Municipal 3,44,03,55,73,13,43,15,12,93,23,04,8 Privada 5,96,06,07,55,85,85,87,35,65,65,67,0 Fonte: Saeb e Censo Escolar. IDEB 2005, 2007 e Projeções para o BRASIL 3

4 Plano nacional de formação de professores Por que precisamos de um plano? Fases de Ensino IDEB Observado Metas Projetadas Anos Iniciais do Ensino Fundamental 2,8 3,23,63,84,14,44,75,1 Anos Finais do Ensino Fundamental 3,12,93,23,33,64,04,44,64,95,2 Ensino Médio 2,62,32,7 2,93,23,54,04,24,4 IDEBs observados em 2005, 2007 e Metas para rede Estadual - PARÁ IDEBs observados em 2005, 2007 e Metas para rede Estadual - PARÁ Fonte: Saeb e Censo Escolar. 4

5 Plano nacional de formação de professores Quem participa do Plano Nacional? 5

6 Plano Nacional de Formação de Professores Como estão os números do Plano Nacional? Projeção da oferta para 27 estados = vagas! 6

7 Plano Nacional de Formação de Professores Quais são as Instituições Formadoras no Plano Nacional? NO PARÁ Universidade do Estado do Pará - UEPA Universidade do Estado do Pará - UEPA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA Universidade Federal do Pará – UFPA Universidade Federal do Pará – UFPA Universidade de Integração da Amazônia - UNIAM Universidade de Integração da Amazônia - UNIAM 7

8 Necessidade de Formação Docente no Pará Total de funções docentes inadequadas: Número de professores com formação adequada: Número de docentes sem qualificação adequada: Previsão de qualificação no Plano:

9 Necessidade de Formação Docente no Pará 9

10 Características Gerais do Plano do Pará Objetivo Níveis de formação propostos Seleção diferenciada Algumas peculiaridades do Plano Acompanhamento da execução do Plano Estratégias adicionais 10

11 Objetivo Melhorar a qualidade da educação no Brasil Melhorar a qualidade da educação no Brasil Modificando as práticas pedagógicas e os ambientes de aprendizagem Com a participação e esforço de todos Sob a liderança do governo federal 11

12 Níveis de formação propostos Inicial: Graduação (1ª Licenciatura, 2ª Licenciatura e Complementação Pedagógica) Continuada: Especialização, Mestrado e Doutorado 12

13 Seleção diferenciada: para a graduação Pré-Inscrição (Plataforma Freire : freire.mec.gov.br) Pré-Inscrição (Plataforma Freire : freire.mec.gov.br)freire.mec.gov.br Proposta de processo interinstitucional Proposta de processo interinstitucional Validação das inscrições pelas secretarias (em curso) Validação das inscrições pelas secretarias (em curso) Distribuição das vagas pelos municípios Distribuição das vagas pelos municípios proporcionalidade de vagas em relação à demanda Critérios das secretarias Critérios das secretarias zonas/escolas prioritárias Indicação da Coordenação do Plano e das IES Indicação da Coordenação do Plano e das IES prioridade a efetivos prioridade para quem não está matriculado em outro curso ordem de opção do candidato tempo de serviço 13

14 Seleção diferenciada Para todos os níveis da pós-graduação Para todos os níveis da pós-graduação: a critério das IES e da CAPES. 14

15 Algumas Peculiaridades do Plano Modalidade: Mista Duração: 3 anos Preparação dos docentes e tutores: informações sobre o Plano de Formação e a estrutura dos cursos. Criação de espaços de trocas de experiências: reais e virtuais Distribuição geográfica: 41 Polos 15

16 Algumas Peculiaridades do Plano Especialização: Temas específicos propostos no Plano ou sugeridos posteriormente pelas secretarias ou pelos docentes nos espaços para troca de experiências. Todos na modalidade a distância sob a coordenação da Capes Mestrado e Doutorado: livres, porém com incentivo dos governos municipais e estadual Temas de monografias: As Monografias e Dissertações devem, quando possível, abordar temas do contexto escolar vivenciado pelos formandos. Pedagogia da Alternância: possibilidade de alternância entre formação teórica e experimentação pedagógica. 16

17 Acompanhamento da execução do Plano IES envolvidas – IFPA, UEPA, UFPA, UFRA, UNIAM Coordenação da execução do Plano – SEDUC-PA Comitê Assessor Interinstitucional Protocolo SEDUC-IES UNDIME SINTEPP CEE 17

18 Financiamento Custo total: R$ ,00 Federal:R$ ,00 (73%) (Pagamento de professores, equipamentos, construção de polos, material didático) Estadual:R$ ,00 (2%) (Coordenação e Avaliação do Plano, Seminários, Publicações) Financiamento Municipal: R$ ,00 (25%) (Auxílio deslocamento) 18

19 O que esperamos das prefeituras e secretarias municipais? 1. Auxílio deslocamento (proporcional ao número de formandos em graduação e especialização). 2. Bolsa de incentivo e liberação aos licenciados que aprovados em mestrado ou doutorado. 3. Apoio e incentivo das secretarias municipais de educação aos professores em formação para realização de experimentos pedagógicos e participação em eventos. 4. Cooperação das secretarias municipais de educação no processo de seleção dos candidatos. 5. Manutenção e gerência do polo (no caso de municípios que sediarão polos). 19

20 Portal: Portal: Telefones: Telefones: (91) (91) (91)


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