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Situational Leadership II (SLII). O modelo SLII propõe que há quatro níveis de desenvolvimento pelos quais uma pessoa que aprende algo passa, e não importa.

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1 Situational Leadership II (SLII)

2 O modelo SLII propõe que há quatro níveis de desenvolvimento pelos quais uma pessoa que aprende algo passa, e não importa o que seja. Estes níveis são definidos. Os níveis são determinados pela competência e comprometimento da pessoa executando a tarefa.

3 Aqui está um exemplo. Uma criança recebe uma bicicleta como presente de natal.

4 D1 – Na manhã de Natal, acorda e corre para o andar debaixo para encontrar sua bicicleta, com seu nome escrito em um cartão. Ele nem mesmo toma o café da manhã. E sai. Seu comprometimento era alto, mas sua competência pequena. Ele estava em um nível chamado, de acordo com o modelo SLII, como um Enthusiastic Beginner (iniciante entusiasmado).

5 D2 – Quando tenta andar ele cai, e cai feio. Repentinamente, seu comprometimento cai para um nível inferior. Já não estava tão afoito para montar na bicicleta novamente. Simultaneamente, sua competência aumentou um pouco. Ele aprendeu que a lei da gravidade realmente funciona, que deve ter equilibrio, e outras poucas coisas. De acordo com o modelo SLII ele é descrito agora como um Disillusioned Learner (Aprendiz Desiludido).

6 D3 – Apos algumas semanas, apensar das quedas, o garoto continua tentando e consegue andar de bicicleta, podia virar para a direita, para a esquerda, mudar marchas, frear, parar. Estava gostando e se divertindo. Sua competência havia aumentado significativamente. Entretanto, ele não saida da calçada, andar pela estrada ou descer uma rua íngreme intimidava-o. Fazer aquelas coisas mais difíceis não lhe parecia divertido. Seu comprometimento era “variavel”. No modelo SLII, ele era um Capable, but Cautious Performer (Realizador Capaz, mas Cauteloso).

7 D4 – Após alguns outros meses, ele já estava andando por todos os lugares. Seus pais o ameaçaram retirar-lhe a bicicleta. Isso acontecia por ter alta competência e alto comprometimento. Ele havia atingido o nivel descrito em SLII como um High Achiever (Pessoa com Realizações Excepcionais).

8 Este modelo de desenvolvimento repete-se através de toda nossa vida. Não impota o que seja, quer na universidade, esporte, iniciando um negócio – ESTE PADRÃO É PREVISÍVEL.

9 D1 - You're excited to go try this new great thing. You've imagined how great it will be. What could go wrong? D2 - It's harder than you think. You're uncomfortable or embarrassed. You fail an early test of competence. D3 - You've adjusted your expectations and worked through the difficulties. You can do it now, but you're a little hesitant. You stick to the skills you know and don't take chances. You don't raise your hand and volunteer for new opportunities or difficult assignments. D4 - With perseverance, and hopefully a little help, you become confident. People now come to you for help. You make your own decisions or even take lead.

10 So, why is this model important? We all have the same goal - we want to get from D1 to D4 as quickly and painlessly as possible.

11 Knowing the model will help us do that. Realizing that D2 is a normal stage that most people go through on most tasks is reassuring. It allows us to seek help. Here's your homework - List three tasks, goals, or skills you're working on. Pick a discrete task that be written as a procedure - not "I want to be an engineer" or "I'm managing a project". Being an engineer or managing a project requires many tasks or skills, so pick a few of those - like 'learning boolean algebra' or 'creating a schedule for the project'. Once you've written your tasks, diagnose your development level. Is your competence high, medium, or low? Is your commitment high, medium, or low? Next week, I'll talk about getting the help you need (or giving the help someone else needs) to progress through the development model.

12 VISUALIZAÇÃO DO MODELO

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