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A importância da Educação Básica para o Desenvolvimento da Educação Profissional Anderson Gomes Secretário de Educação Pernambuco Vitória, ES, 30/10/2012.

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1 A importância da Educação Básica para o Desenvolvimento da Educação Profissional Anderson Gomes Secretário de Educação Pernambuco Vitória, ES, 30/10/2012

2 Infraestrutura Logística Logística multimodal, eficiência logística Um projeto com visão de futuro, trabalhando o presente Desenvolvimento Regional Desigualdades regionais Desenvolvimento Produtivo Sociedade/Economia do Conhecimento Economia da Aprendizagem Formação Profissional A importância da Educação Básica

3 A Educação Básica no Brasil Ensino Fundamental e Ensino Médio

4 1. A Educação Básica no Brasil HOJE 2. O ambiente escolar ( a sala de aula), o estudante do Sec XXI, o professor do Sec XXI 3. A Educação Básica em Pernambuco o Destaque Ensino Médio: Escolas (alunos e professores) em tempo integral Ensino Profissional (ETEs) (A conexão entre a educação básica/educação profissional/ mercado de trabalho permeará a palestra) Roteiro

5 Educação Infantil

6 O Papel DECISIVO dos Municípios

7 Espaço para crescimento Creches e Pré-escolas , ,254

8 Ensino Fundamental – Anos Iniciais

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11 RESULTADOS IDEB

12 Reduzindo Desigualdades

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14 Ensino Fundamental – Anos Finais

15 RESULTADOS IDEB

16 Redução de Desigualdade < anos iniciais

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18 Ensino Médio

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20 RESULTADOS IDEB

21 PERCURSOS PARA PROFISSIONALIZAÇÃO

22 EDUCAÇÃO X EMPREGO FORMAL

23 Incremento percentual Média Brasil – 8,3% Cortesia Antonio C. Maranhão - STQE TÉCNICO X MÉDIO

24 Ensino Médio Profissional

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27 QUE CURSO ESCOLHER?

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29 ESPAÇO DE APRENDIZAGEM ( ESCOLA)

30 Ambiente escolar TÍPICO (séc XX/Séc XXI)

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33 Objetivo é preparar os estudantes com as seguintes habilidades: Mente educada Networking Solucionador de problemas Visão global Coragem para olhar além da zona de conforto Mente aberta e flexibilidade para mudanças Paixão para o trabalho Habilidades em outras línguas

34 O Principal ATOR do processo de aprendizagem: O Professor Que pense além da rotina Tenha habilidade não somente para se adaptar às mudanças, mas principalmente para participar delas.

35 O ENSINO BÁSICO EM PERNAMBUCO

36 Sertão do Araripe Sertão Médio São Francisco Sertão Central SertãoSubmédio São Francisco Sertão Alto do Pajeú Sertão Moxotó Ipanema Agreste Meridional Mata Sul Litoral Sul Agreste Centro Norte Metro Sul Metro Norte Mata Centro Mata Norte 1 e 2 - Recife Norte e Recife Sul 3 - Metropolitana Norte 4 - Metropolitana Sul 5 - Mata Norte 6 - Mata Centro 7 - Mata Sul 8 - Litoral Sul 16 - Sertão Central 9 - Vale do Capibaribe 10 - Agreste Centro Norte 11 - Agreste Meridional 12 - Sertão do Moxotó Ipanema 13 - Sertão do Alto Pajeú 17 - Sertão do Araripe 14 - Sertão do Submédio São Francisco 15 - Sertão do Médio São Francisco Vale do Capibaribe Recife Sul Recife Norte GERÊNCIAS REGIONAIS DE EDUCAÇÃO 1100 Escolas 30 mil professores

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38 Implantação de Escolas de Tempo Integral e Semi-integral para o EM em 30% da rede estadual de ensino médio (2012). Universalização em Valorização e formação continuada de gestores educacionais, professores e servidores (ex. Projeto Educar, Plano de Cargos, IDEPE, BDE, outros) Melhoria da infraestrutura das Unidades de Ensino (ex. Laboratórios, Bibliotecas, Rede Wi-Fi e Internet, construção de novas escolas, reformas, outros) Inclusão digital de alunos e professores (ex. Projeto Aluno Conectado e Projeto Professor Conectado) 5 5 Implantação de projetos sócio-pedagógicos inovadores (ex. Programa Ganhe o Mundo, Escola Social do Varejo, Oficina de Sonhos, entre outros) 6 6 Reformulação da matriz curricular da rede pública estadual de ensino Desde 2007………

39 Cada escola tem as suas metas de qualidade pactuadas anualmente em um Termo de Compromisso que corresponde ao esforço necessário para alcançar o IDEPE estabelecido para o ano letivo Política de Responsabilização Educacional O governo de Pernambuco desenvolveu e implementa as quatro condições básicas para a consolidação de uma política de responsabilização: a) objetivos educacionais e metas claras por escolas; b) sistema próprio de avaliação (avaliação do desempenho acadêmico dos estudantes – SAEPE e o Índice de desempenho da educação básica de PE – IDEPE realizados anualmente) c) sistema de incentivos para as escolas que alcançam as metas (Bônus de Desempenho Educacional – BDE) equivalente a uma folha de pagamento distribuídos anualmente para todos os servidores das escolas que alcançam a partir de 50% das metas pactuadas no termo de compromisso. d) Monitoramento mensal das metas pactuadas pessoalmente pelo governador em uma sala de situação com os atores responsáveis pela execução das ações 1 1

40 VISÃO DE FUTURO Pernambuco, um lugar melhor para trabalhar e melhor para viver VISÃO DE FUTURO Pernambuco, um lugar melhor para trabalhar e melhor para viver PREMISSAS Transparência, responsabilidade e controle social Modelo integrado de gestão, com foco em resultados Diálogo com a sociedade QUALIDADE DE VIDA – UMA VIDA MELHOR PARA TODOS OS PERNAMBUCANOS PACTO PELA EDUCAÇÃO Garantir educação pública de qualidade e formação profissional PACTO PELA EDUCAÇÃO Garantir educação pública de qualidade e formação profissional PACTO PELA SAÚDE Ampliar a oferta e a qualidade dos serviços públicos de saúde PACTO PELA SAÚDE Ampliar a oferta e a qualidade dos serviços públicos de saúde PACTO PELA VIDA Prevenir a violência e reduzir a criminalidade PACTO PELA VIDA Prevenir a violência e reduzir a criminalidade Universalizar o acesso à água e ao esgotamento sanitário Promover a cidadania, combater a desigualdade e valorizar o esporte, o lazer e a cultura Melhorar a habitabilidade e a mobilidade O ESTADO DO FAZER – CAPACIDADE DE GERAR RESULTADOS PARA TODOS OS PERNAMBUCANOS Consolidar a gestão pública eficaz, ampliar o investimento governamental e valorizar o servidor FOCOS PRIORITÁRIOS Estratos mais vulneráveis da população Consolidação e interiorização do desenvolvimento NOVA ECONOMIA - OPORTUNIDADES PARA TODOS OS PERNAMBUCANOS Fomentar o desenvolvimento rural sustentável Promover a sustentabilidade ambiental Consolidar o desenvolvimento, gerar emprego e renda, promover a economia do conhecimento e a inovação Aumentar e qualificar a infraestrutura para o desenvolvimento COPA 2014 Preparar e mobilizar o Estado para o evento e utilização da infraestrutura COPA 2014 Preparar e mobilizar o Estado para o evento e utilização da infraestrutura 9 diretrizes 45 metas prioritárias Monitoramento de indicadores de desempenho educacionais 9 diretrizes 45 metas prioritárias Monitoramento de indicadores de desempenho educacionais

41 ANTES DEPOIS SALA DE AULA LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA implantação de padrões básicos implantação de padrões básicos de funcionamento para as escolas 2 2

42 BIBLIOTECA PAISAGISMO PAISAGISMO ANTES DEPOIS implantação de padrões básicos de funcionamento para as escolas

43 REFEITÓRIO REFEITÓRIO ANTES DEPOIS implantação de padrões básicos de funcionamento para as escolas

44 3 3 Inclusão Digital

45 TODAS as Escolas TODOS os Professores Implantação de política de inclusão digital TODAS as salas de aula

46 Implantação de política de inclusão digital

47 Todos os estudantes 2 o e 3 o Médio (170 mil) TODAS as Escolas Ensino Médio (Desenvolve habilidades) Implantação de política de inclusão digital

48 24 mil estudantes 1 mil intercâmbio 4 4 Projetos Sócio-pedagógicos

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50 Regular Projeto Travessia Integral Subsequente Presencial Educação Profissional Ensino Médio em Pernambuco EAD Semi integral Médio Integrado Normal Médio Eja Médio 6 6

51 POLÍTICA DE ENSINO MÉDIO INTEGRAL DE PERNAMBUCO: MARCO LEGAL (LEI COMPLEMENTAR 125 / 2008) O Governador Eduardo Campos priorizou em seu Programa de Governo, a ampliação de matrículas no ensino médio e a melhoria da qualidade do ensino ofertado. Ao assumir o mandato materializou essa prioridade por meio do Programa de Modernização da Gestão Pública em Educação com o eixo estratégico Implantação de Escolas de Referência. Com a finalidade de reestruturar e desenvolver política direcionada à melhoria da qualidade do ensino médio e à qualificação profissional dos estudantes da Rede Pública de Educação do Estado de Pernambuco. ( LEI COMPLEMENTAR Nº 125/ 2008 ) O Governador Eduardo Campos priorizou em seu Programa de Governo, a ampliação de matrículas no ensino médio e a melhoria da qualidade do ensino ofertado. Ao assumir o mandato materializou essa prioridade por meio do Programa de Modernização da Gestão Pública em Educação com o eixo estratégico Implantação de Escolas de Referência. Com a finalidade de reestruturar e desenvolver política direcionada à melhoria da qualidade do ensino médio e à qualificação profissional dos estudantes da Rede Pública de Educação do Estado de Pernambuco. ( LEI COMPLEMENTAR Nº 125/ 2008 )

52 DADOS ESTATÍSTICOS DO ENSINO MÉDIO EM PERNAMBUCO Fonte: Dados preliminares do Censo de 2012 MATRÍCULADOS NO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DE PERNAMBUCO = ESTUDANTES TOTAL DE MATRÍCULAS 2012

53 EDUCAÇÃO INTEGRAL EM NÚMEROS - PERNAMBUCO

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55 RESULTADOS EVOLUÇÃO IDEPE ENSINO MÉDIO REGULAR E ESCOLAS DE REFERÊNCIA MÉDIO REGULAR SEMI INTEGRAL INTEGRAL

56 COMPARAÇÃO IDEB/IDEPE ENSINO MÉDIO PE

57 AMOSTRA IDEB EM PE 33 ESCOLAS 49 TURMAS 06 INTEGRAL/SEMI 27 REGULARES IDEB 2011: 3,1 IDEPE 2011: 3,1* *TODAS AS TURMAS

58 IDEPE MÉDIO DAS ESCOLAS INTEGRAL/SEMI QUE PARTICIPARAM DO IDEB 2011: 4,35

59 Educação Profissional: Escolas Técnicas Estaduais

60 Estudantes matriculados em EAD: 1593 em 7 cursos 3745 novas vagas disponíveis em 7 cursos (seleção em andamento) em 2012.

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64 O que tem feito a diferença ALUNOS EM ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL/SEMI-INTEGRAL PROFESSORES EM TEMPO INTEGRAL (REMUNERAÇÃO 1,59/1,99) AMBIENTE ESCOLAR ADEQUADO E HABILITADO COM TECNOLOGIA GESTOR CAPACITADO, PROFESSORES ENGAJADOS, FAMILIA PRESENTE ! MONITORAMENTO E REALIMENTAÇÃO PEDAGÓGICA

65 Obrigado


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