A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MÍDIA ON LINE. Características da mídia on Line Segue algumas características que a diferenciam dos outros meio como televisão, jornal, revista, radio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MÍDIA ON LINE. Características da mídia on Line Segue algumas características que a diferenciam dos outros meio como televisão, jornal, revista, radio."— Transcrição da apresentação:

1 MÍDIA ON LINE

2 Características da mídia on Line Segue algumas características que a diferenciam dos outros meio como televisão, jornal, revista, radio e mídia exterior. A internet é um veiculo mensurável Enquanto nos outros meios temos estimativas de audiência, na internet conseguimos saber com precisão quanto impacto geramos, qual o retorno que conseguimos e até a taxa de conversão. Maior segmentação da veiculação e da mensagem Podemos definir com mais precisão e facilidade a veiculação na internet, tanto por praças quanto por faixa etária e horário, em alguns veículos. Como o custo de produção é muito inferior ao de outras mídias podemos produzir peças segmentadas de acordo com o veículo e o perfil do publico. Atinge consumidores em horários e locais onde outras mídias estão poucos presentes Alguns profissionais também consideram que a internet ajuda a construir a imagem da marca e maximizar a cobertura de outros meios, mais isso não a difere de nenhuma outra mídia e dependem muito do público do seu cliente.

3 Mídia Online vs. Mídia Offline Compramos mídia em jornais e revistas pelo seu número de leitores. Não podemos ter certeza que o leitor foi impactado uma vez, vinte vezes ou se ele sequer abriu o jornal naquele dia Na televisão, compramos a inserção no intervalo pela audiência do programa, mas não sabemos se o telespectador foi ai banheiro, atendeu o telefone ou esqueceu a televisão ligada enquanto foi comer. Em ambos os casos, compramos a mídia pelo numero médio de leitores e telespectadores. O número de pessoas impactadas pela comunicação é estimado. A mídia digital é capaz de mensurar com precisão o número de impactos e, principalmente, qual foi o retorno uma campanha.

4 Mídia Online vs. Mídia Offline Na internet é possível acompanharmos a origem e cada passo a passo do nosso consumidor até ele efetuar uma compra online. Sabemos com exatidão quais veículos e quais peças trouxeram mais resultados para a campanha e a facilidade de mudar a estratégia é muito maior que a na mídia offline. É possível substituir um banner em pouco tempo e por um baixo custo. Para substituir um comercial de televisão, os custos de produção são normalmente inviáveis e não conseguimos aproveitas o material anterior. Em mídias como jornais e revistas, é impossível fazer essa substituição depois da peça veicular.

5 Mídia Online vs. Mídia Offline Quando preparamos um plano de mídia offline, o foco é no veículo: Perfil do público do programa, freqüência, cobertura e volume. Em um plano de mídia online, o foco muda para o consumidor: Região, sexo/classe social, cobertura, freqüência, duração, dia/hora.

6 Publicidade Web

7 Algumas vantagens em relação a mídia tradicional Baixo Custo: mais barato que as mídias convencionais. O custo de atualização relativamente baixa e rápido, permitindo que os anúncios estejam sempre atualizados. Facilidade para avaliar campanha: a facilidades para avaliar uma campanha, medindo o número de cliques, page views, numero de visitantes etc. Marketign um-a-um: Internautas podem receber tratamento diferenciados com base nas suas características e preferências individuais Utilização de Informação: capturar informações dos usuários à medida que eles usam a Internet. Crescimento do uso da Internet: migração de pessoas que só assistem à televisão.

8 Formatos de Anúncios

9 Pop Up

10 Descrição: Aparece na tela em cima do browser em uma outra janela menor Dimensões: 300 x 250 px Peso: GIF/JPG - 20kb | SWF- 20kb Tempo da animação: 15 seg, se não houver a intervenção do usuário Áudio: SIM ( botão "ligar" e "desligar" som). A peça só tocará o som, se for acionado pelo clique do usuário.

11 Botão

12 Descrição: Formato localizado na home Dimensões: 120 x 60 px Peso: GIF/JPG - 4 kb | SWF - 4 kb Tempo da animação: 15 segundos, se não houver a intervenção do usuário, sendo permitido looping dentro do tempo estipulado. Áudio: NÃO

13 Botão Patrocínio 1024

14 Descrição: Formato com vídeo veiculado na home, aparece para resoluções acima de 1024x768. Dimensões: Banner: 200 x 300 px Peso: GIF/JPG - 20kb | SWF- 20kb Tempo do Vídeo: Ilimitado, deve ser iniciado com o clique do usuário. Tempo da animação: 15 seg, sem a interação do usuário, sendo permitido looping dentro do tempo estipulado. Áudio: SIM (obrigatório botão "ligar" e "desligar" som). A peça só tocará o som, quando o vídeo começar.

15 Half banner

16 Half Banner Descrição Formato localizado em alguns canais Dimensões 234 x 60 px Peso GIF/JPG - 12 kb | SWF - 12 kb Tempo da animação 15 seg, se não houver a intervenção do usuário, sendo permitido looping dentro do tempo estipulado. Áudio SIM (obrigatório botão "ligar" e "desligar" som). A peça só tocará o som, se for acionado pelo clique do usuário.

17 Full banner

18 Full Banner Descrição: Formato localizado no topo da página. Dimensões: 468 x 60 px Peso: GIF/JPG - 18kb | SWF- 18kb Tempo da animação: 15 seg, se não houver a intervenção do usuário, sendo permitido looping dentro do tempo estipulado. Áudio: SIM (obrigatório botão "ligar" e "desligar" som). A peça só tocará o som, se for acionado pelo clique do usuário.

19 Full Banner Expansível Formatos de Propaganda

20 Full Banner Expansivel Descrição: Formato localizado no topo da página. Expande quando interagido pelo usuário através de clique, empurrando parte do conteúdo para baixo. Dimensões: SWF: 468x60 px (fechado) e 468x240 px (Aberto) GIF: 468x60 px (fechado) e 468x240 px (Aberto) Peso: GIF/JPG - 36 kb | SWF - 50 kb Tempo da animação: 15 segundos. Quando terminar, o usuário poderá ter a opção de reiniciar a animação. Funcionalidade: Deve expandir para baixo a partir da interação do usuário por clique. Deve voltar ao estado inicial quando o usuário clicar em um segundo botão.

21 Super Banner

22 Descrição: Formato localizado em uma grande área do topo da página Dimensões: 728 x 90 px Peso: GIF/JPG - 20kb | SWF- 20kb Tempo da animação: 15 seg, se não houver a intervenção do usuário, sendo permitido looping dentro do tempo estipulado. Áudio: SIM (obrigatório botão "ligar" e "desligar" som). A peça só tocará o som, se for acionado pelo clique do usuário.

23 Super Banner Expansivel

24 Descrição: Formato localizado no topo da página. Expande quando interagido pelo usuário através de clique, empurrando parte do conteúdo para baixo. Dimensões: SWF: 728x90 px (fechado) e 728x300 px (Aberto) GIF: 728x90 px (fechado) e 728x210 px (Aberto) Peso: GIF/JPG - 36 kb | SWF - 50 kb Tempo da animação: -15 segundos. Quando terminar, o usuário poderá ter a opção de reiniciar a animação. Funcionalidade: Deve expandir para baixo a partir da interação do usuário por clique. Deve voltar ao estado inicial quando o usuário clicar em um segundo botão.

25 Super Banner + Cantoneira

26 Super banner + Cantoneira Descrição: Super banner integrado com cantoneira. Permite que a criação explore todo o espaço entre o superbanner e a cantoneira, pois fazem parte de apenas 1 arquivo. Dimensões: SWF: 728 x 350 px Selo de Patrocínio: SWF: 130 x 30 px I JPEG: 130 x 30 px Peso: GIF/JPG - 30k I SWF - 30k Selo de patrocínio: SWF - 4k I JPEG- 4k Dica 1) O portal se reserva o direito de reprovar as peças que: - possam prejudicar a experiência do usuário de alguma outra forma - interfiram no conteúdo Tempo da animação 15 segundos de animação sem looping.

27 Banner Vertical

28 Descrição: Formato localizado na coluna direita da página Dimensões: 120 x 240 px Peso: GIF/JPG - 12kb | SWF - 12kb Tempo da animação: 15 seg, se não houver a intervenção do usuário, sendo permitido looping dentro do tempo estipulado. Áudio: SIM (obrigatório botão "ligar" e "desligar" som). A peça só tocará o som, se for acionado pelo clique do usuário.

29 Interstitial Formatos de Propaganda

30 Interstitial Descrição: Formato que utiliza o elemento surpresa, aparece sobre o conteúdo ficando por um determinado tempo e some sozinho ou com a intervenção do usuário. Dimensões: Largura: 778 px - Altura: (mínima) 600px Peso: SWF - 20 kb Tempo da animação: 5 segundos Áudio: NÃO Dica: Quanto mais leve for o swf mais rápido ele impactará o usuário. Formatos de Propaganda

31 Layer (Rich Media) Formatos de Propaganda

32 Layer (Rich Media) Descrição: Formato que utiliza o elemento surpresa, aparece sobre o conteúdo ficando por um determinado tempo e some sozinho ou com a intervenção do usuário. Dimensões Altura x largura do objeto visível* não pode ultrapassar 249 x 274 pixel (aprox. 20% da área visível da página vista no monitor de 14 polegadas na resolução 800 x 600). Peso: GIF/JPG - 18 kb | SWF - 18 kb Tempo da animação: 12 segundos Áudio: SIM (obrigatório botão "ligar" e "desligar" som). A peça só tocará o som, se for acionado pelo clique do usuário. Dica: Alguns portais não aceitam o uso destas peças em alguns canais, principalmente canais de notícias. Formatos de Propaganda

33 Layer + Banner Formatos de Propaganda

34 Layer + banner Descrição: Formato que utiliza o elemento surpresa, aparece sobre o conteúdo ficando por um determinado tempo termina em um Banner Full que fica fixo na página. Dimensões: Área TOTAL (layer + banner) x 566px Peso: GIF/JPG - 15 kb | SWF - 30 kb Tempo da animação: 15 segundos Áudio: SIM (obrigatório o uso de um botão "ligar" e "desligar" som). A peça só tocará o som, se for acionado pelo clique do usuário. Formatos de Propaganda

35 Layer Superbanner Formatos de Propaganda

36 Layer Superbanner Descrição: Formato que utiliza o elemento surpresa, aparece sobre o conteúdo ficando por um determinado tempo termina em um Super Banner que fica fixo na página. Dimensões: Área TOTAL (swf do layer + banner): 728 x 525 pixels. Posicionamento do Layer: O layer deve estar posicionado a 164 pixels a partir da base do super banner, 148 pixels da margem esquerda e 282 pixels da margem direita. Peso SWF - 35 kb I GIF/JPG - 20 kb Tempo da animação: 15 segundos Áudio: SIM (obrigatório o uso de um botão "ligar" e "desligar" som). A peça só tocará o som, se for acionado pelo clique do usuário. Formatos de Propaganda

37 Layer + Retângulo Médio

38 Descrição: Formato que utiliza o elemento surpresa, aparece sobre o conteúdo ficando por no máximo 7 segundos e termina em um Retângulo Médio que fica fixo na página. Dimensões: Área TOTAL (swf do layer + banner): 767 x 250 pixels. Peso: GIF/JPG - 20 kb | SWF - 35 kb Tempo da animação: - 7 segundos da animação do layer; - 15 segundos de animação do super banner (se esta ocorrer paralelamente à animação do layer) - ou 8 segundos de animação do retângulo médio (se esta ocorrer após o término da animação do layer)

39 Retangulo Medio (layer)

40 Retângulo Médio (Layer) Descrição: Formato que utiliza o elemento surpresa, aparece sobre o conteúdo ficando por no máximo 7 segundos e termina em um Retângulo Médio que fica fixo na página. Dimensões: Área da Layer animada: altura x largura não pode ultrapassar pixels. Área do Banner: 300 x 250 pixels. Área TOTAL (swf do layer + banner): 767 x 250 pixels. Versão em GIF / JPEG: 300 x 250 pixels. Peso: GIF/JPG - 20 kb | SWF - 35 kb Tempo da animação: - 7 segundos da animação do layer; - 15 segundos de animação do super banner (se esta ocorrer paralelamente à animação do layer) - ou 8 segundos de animação do retângulo médio (se esta ocorrer após o término da animação do layer)

41 Selo Compras

42 Descrição: Formato veiculado no Terra Compras Dimensões: 138 x 24 px Peso: GIF/JPG - 1kb Tempo da animação: Estático Áudio: NÃO

43 Box

44 BOX Descrição: Formato integrado ao conteúdo Dimensões: 250 x 250 px Peso: GIF/JPG - 18kb | SWF- 18kb Tempo da animação: 15 seg. Quando terminar, o usuário poderá ter a opçăo de reiniciar a animaçăo. Após o clique do usuário o tempo de animaçăo é ilimitado.

45 Skycraper

46 Tempo: indeterminada Dimensões (px): 120x600 Peso: 20KB Observações: somente em páginas desenhadas para receber o formato

47 Marketing Descrição: Formato com grande poder de segmentação, permitindo escolher características como região, sexo, idade e preferências do usuário que receberá o . Dimensões: Largura - 550px Altura - indefinida, porém recomenda-se não mais que 1000px Peso: 60k (somando o código e as imagens) Áudio: NÃO O deve: - Sempre possuir uma opção, para visualização pelo Navegador; - Estar sempre centralizado - Conter no topo da mensagem a informação "Se você não consegue visualizar esse e- mail, clique aqui", onde deve apontar para a versão publicada da mensagem; O não deve: - Ter Formulário e nem flash

48 Marketing Viral na web O Marketing Viral é baseado na divulgação boca-a-boca entre amigos, parentes e conhecidos, mas ela pressupõe uma identificação do remetente e uma afinidade estabelecida entre as partes. O Marketing Viral é muito poderoso, pois existe uma troca de informações dos contatos de cada usuário, onde todos trocam informações, dicas e comentários sobre tudo. A divulgação boca-a-boca é muito poderosa, mas é igualmente sensível. Qualquer sinal de ofensa e invasão, pode causar um efeito negativo. O marketing viral é uma forma de obter retorno financeiro direto e, o que é melhor, quase de graça, pois este “vírus” é uma técnica que aumenta o conhecimento da marca, como se fosse uma epidemia. O Marketing Viral pode ser utilizado de varias formas: - Marketing - Hot Site - Videos - Redes Sociais - Midias Socias

49 Cases de Anúncio

50 Full Banner - Celta

51 Olimpikus Ver a peça

52 SKY Ver a peça

53 Fiat Stilo Ver a peça

54 Estadao Ver a peça

55 Trident Ver a peça

56 Natura Ver a peça

57 Brastemp Ver a peça

58 Fiat Ídea Ver a peça

59 Maquina Lavar Ver a peça

60 Minute Maid Ver a peça

61 Gillete Ver a peça

62 Adidas Ver a peça

63 Magnun Ver a peça

64 Axe Ver a peça

65 Full Banner Expansivel - Banco Real Van gough

66 Banner Expandido - TAM

67 Banner Expandido – Banco Real

68 Layer + Half Banner - Sky

69 Layer - Nike

70 Interstitial - Stilo

71 Skycraper - Stilo

72 Formato Especial (barra de rolagem) - Stilo

73 Layer – Aventure-se.com.br

74 Skycraper – Brastemp

75 Retangulo Médio – Revista Sexy

76 Hot Site – U2 Eu Fui / Celular Siemens Hotsite promocional e campanha online do patrocínio realizado pela BenQ-Siemens para o show do U2 no Brasil. Nesta ação interativa para a BenQ-Siemens, criamos o projeto "EuVouNoU2.com.br", um estádio virtual do Morumbi, onde as pessoas se colocavam virtualmente no estádio e concorriam a pares de ingresso para o show através de uma promoção cultural. Em cerca de 3 dias, mais de 7 mil pessoas se inscreveram, lotando visualmente todo o estádio, deixando suas fotos e mensagens. Na segunda fase do projeto, "EuFuiNoU2.com.br", a promoção continuou, agora premiando com celulares BenQ-Siemens os mais de 1000 novos participantes. A ação teve suporte de planejamento de mídia online, impressão e distribuição de flyers no local do evento.

77 Hot Site – U2 Eu Fui / Celular Siemens

78 Marketing Viral (Hot Site) – Sundown Queimadura com música é nova.. Sundown inovou em um site criado para se fazer músicas com a dor da queimadura das mulheres! Para uma marca que tem vendas tão sazonais, é uma saída sensacional para ser lembrada pelo consumidor no meio do inverno do Brasil! Escolha o tipo de grito, faça sua música, grave no jukebox do site ou envie para os amigos.

79 Marketing Viral (Hot Site) – Bar da Boa Antarctica

80 Hot Site – Stilo Connect

81 Marketing Viral – Nike Video onde o Ronaldinho Gaucho testa uma chuteira da nike acertando 3 vezes a bola no travessão.

82 Marketing Viral – Nike Vídeo onde o Ronaldinho Gaucho faz uma cesta com um chute.

83 Hot Site – Skol Beats Pra quem gosta de desafios a Skol está com um formato diferente para o evento Skol Beats deste ano. A idéia é que o público escolha desde os DJ até a produção do evento. E dentro desse conceito você também pode participar criando logo marca, cenografia, camisetas e até mesmo vídeos para os VDJ's. Para participar e saber mais acesse o site:

84 Banner Interativo - Campanha Credicard Citi “O melhor da vida passa por aqui” A invovação está na utilização de tecnologia inovadora e o desenvolvimento de três formatos especiais, para a veiculação na internet. 1- Integração entre os portais: Yahoo! e IG. Estando o internauta no portal Yahoo!, um vídeo da campanha o levaria a interagir com a peça, que o faria acessar o IG, onde o filme tem continuidade. 2- No portal UOL, o anunciante patrocinou o acesso ao conteúdo exclusivo para seus assinantes aos consumidores que clicassem nos anúncios. 3- Outra ação online que merece destaque foi a veiculação de um grande banner vídeo no Globo.com. O vídeo interativo mostrou temas relacionados à diversão e ao melhor da vida, inseridos no contexto da pagina. Uma das novidades desta campanha é a interação entre vários banners no mesmo site, onde as imagens fluem de um banner ao outro com naturalidade.

85 Banner Interativo - Campanha Credicard Citi “O melhor da vida passa por aqui” Video TV 1 Campanha TV 1 Video TV 2 Campanha TV 2Campanha Internet Campanha Internet

86 Para promover o T-Jet em seu lançamento, a Fiat fez uma promoção no BBB onde todos os participantes correriam virtualmente contra o Luciano Burti, que estava com um carro real dentro do Autódromo de Jacarépaguá. Hot Site – Fiat Punto T- Jet Na mesma época lançavam o site T-Racer, em que você poderia correr com o Punto no mesmo autódromo na tela de seu computador. Veja o video Video

87 O jogo faz parte de uma promoção bem bacana. Basta fazer o cadastro no site, jogar o game no site e fazer o melhor tempo possível. Os melhores tempos vão para o Autódromo para correr no game, simultaneamente, contra o piloto que estará dirigindo na pista um carro de verdade. Quem vencer essa corrida vai levar pra casa um Punto T-Jet. Hot Site – Fiat Punto T- Jet

88

89 Todas as ações são marcadas por um personagem especial, o “Barbeiro”. O apelido carrega duplo sentido: o profissional que trabalha na barbearia e a gíria do mau motorista. Para buscar o “maior barbeiro do Brasil”, a campanha estimulou os participantes de todo o País a enviar fotos, vídeos e histórias com o tema “barbeiragem” para o site Os três melhores vídeos, imagens ou textos selecionados foram premiados. Hot Site – O Maior Barbeiro do Mundo

90 A campanha marcou o lançamento do Portal Club MAPFRE. O site disponibiliza para os clientes da seguradora, áreas que contemplam todos os serviços oferecidos, o que inclui benefícios, cartão de crédito, e-commerce, catálogo de prêmios, além de campanhas e games para os associados. Na plataforma online a campanha ganhou produção especial para os padrões atuais da internet brasileira. Com o objetivo de conferir maior veracidade ao personagem, o vídeo interativo teve gravação externa e toda a estrutura de um filme publicitário. Hot Site – O Maior Barbeiro do Mundo

91

92

93

94

95

96 MÉTRICAS

97 Fontes de pesquisa de Mídia Além de contar com os dados fornecidos pelos veículos online, existem outras formas de avaliarmos a pertinência e a adequação deles. Além das fontes de pesquisa de mídia tradicionais, podemos usar algumas ferramentas gratuitas que nos ajudam a compreender o comportamento do publico nesses meios. Ibope Net View (Ibope/NetRatings) Mede o tráfego de sites, perfil demográfico, perfil do internauta, relatórios sobre a receptividade aos anúncios de banners e ranking de anunciantes. Ibope TGI Base de dados sobre consumo de mídia, produtos, hábitos e atitudes da população, que permite simular a afinidade entre grupos de consumidores, marcas e mídias. É possível também cruzar dados de características demográficas, estilos de vida, hábitos de consumo e personalidade.

98 Métricas Em mídia online, as métricas são importantes no momento de decisão da compra do veículo e para mensurar o Retorno de investimento (ROI) feito. Principalmente quando pensamos no ROI, precisamos definir qual é o objetivo de negócios e qual o papel da comunicação para escolher quais são as métricas corretas para avaliar o sucesso da campanha.

99 Métricas: Impressões As impressões representam o número de oportunidade que o visitante da pagina* teve para visualizar a peça. A quantidade de impressões compradas deve levar em consideração qual é o volume total de impressões da pagina. Isso determina qual a visibilidade da sua peça para os visitante da página. A escolha da pagina, site ou canal é determinante, pois ela define qual a segmentação, qual a visibilidade e o preço que será pago.

100 Métricas: Volume de Cliques O Volume de cliques é o total absoluto de cliques recebidos por uma peça em cada veículo. Ele permite sabermos quais veículos geraram o maior volume de cliques para a nossa campanha. O volume de cliques não é capas de dizer o ROI em um veiculo especifico. Por exemplo, o volume de cliques pode ser alto em valores absolutos, mas baixo para o numero de impressões compradas.

101 Métricas: CTR O CTR (taxa de cliques) é o percentual de cliques por impressões. Ele nos permite saber qual percentual de impressões do site que geraram cliques de seus visitantes. Total de impressões => % de Cliques Normalmente, o CTR é o "numero mágico" que define qual o retorno de uma campanha. Porém, devemos ter consciência de qual era o objetivo da campanha e principalmente que tipo de resposta a peça estimulava o consumidor.

102 Métricas: CPC O CPC (custo por clique) é auto explicativo. Avalia a performance do veículo em gerar cliques para a campanha. Quanto menor o CPC, melhor. Se o objetivo da sua campanha não for gerar cliques, o CPC será elevado.

103 Métricas: Taxa de Conversão A Taxa de conversão é o percentual de vendas que cada clique resultou. Muito utilizado para medir banner para Lojas On line. Ela nos mostra qual é a eficiência da nossa campanha em converter os cliques recebidos em clientes. Quando utilizamos peças diferentes em uma mesma campanha, a taxa de Conversão nos auxilia a descobrir quais as peças mais eficientes.

104 Métricas: Click stream: Click stream e todo o caminho percorrido pelo internauta ao clicar nos links.

105 Métricas: Unique Visitors Unique Visitors é o numero absoluto de visitantes que seu site recebeu. Na teoria essa métrica permite saber quantas pessoas visitaram nosso site. Porem, esse número não é tão preciso. Mais de uma pessoa pode ter acessado o site de um mesmo computador, em algumas empresas o IP para todos os funcionários é único e, independente do numero de visitantes, todos são contabilizados como um único visitante.

106 Métricas: Page Views Page Views é o número de páginas que cada visitante visualizou em seu site. Essa métrica mostra qual o potencial de envolver o consumidor de um site e a relevância de seu conteúdo para ele. Da mesma forma, devemos ter consciência de qual o objetivo de nossa comunicação para saber a relevância dessa métrica.

107 Métricas: Tempo de Permanência O Tempo de Permanência é o tempo que cada visitante permanece em nosso site após acessá-lo. A importância dessa métrica varia de um projeto para outro e ela depende exclusivamente de qual o objetivo de negócio e de comunicação.

108 Determinando a Métrica Conforme o objetivo do projetos temos que determinar quais as métricas a serem utilizadas Resposta direta As métricas mais recomendadas são o Custo por Clique, o Volume de cliques e a Taxa de Conversão. Branding, Relacionamento e Envolvimento As métricas utilizadas podem ser o Unique Visitors, Page Views e/ou Tempo de Permanência. É importante saber que não é sempre que essas três métricas são pertinentes ao projeto. Interatividade A métrica mais adequada é a Taxa de cliques.

109 Ferramentas de Mensuração Existe uma quantidade enorme de ferramentas de mensuração de resultados, tanto pagas quanto gratuitas. Veículos (gratuito): Os próprios veículos enviam relatórios da entrega de impressões, volume de cliques, CTR. Ferramentas Pagas; Dart Doubleclick, Realk media, Predicta. Acompanham o internauta do momento do clique até sua saída do site. Isso nos permite ver quais veículos e peças geraram o maior resultado absoluto abrindo a possibilidade para alterações no plano e investimentos mais precisos. Ferramentas Gratuitas: Ferramentas como o Google Analytics e Clicky, Permitem o acompanhamento diário de visitas de um site. Medem a origem dos cliques, número de páginas visitadas, tempo médio etc.

110 Qual a diferença entre Impressões e Page Views ? Impressões: Número de vezes que o formato é visualizado pelo usuário. O custo de um conjunto de mil impressões é chamado de CPM (custo por mil). O preço da impressão varia de acordo com o formato do anuncio e da audiência da pagina. Uol - Page Views - 1,7 bilhão de page views (set/09) Visitantes Únicos (Unique Visitors): Número de visitantes que acessa a um site num determinado período de tempo, a partir de um unico IP. Por exemplo: se o internauta visitar o mesmo site 3 vezes num período de 24 horas, é considerado só um visitante. Uol – Visitantes Unicos - 16, 2 milhões de visitantes únicos (set/09)

111 DURAÇÃO DAS IMPRESSÕES O número de impressões será distribuído ao longo do período de veiculação determinado pelo anunciante. Por exemplo, se o anunciante desejar uma veiculação com um mês de duração, e adquirir impressões, elas serão distribuídas ao longo dos 30 dias. O banner terá exposição rotativa, ou seja, aparecerá alternadamente com banners de outros anunciantes que estiverem no mesmo local.

112 BANNER ROTATIVO Banner rotativo significa que o banner tem uma exposição randômica, ou seja, ele não fica permanentemente na tela. O banner aparecerá em rotação com outros anunciantes que estiverem no mesmo local, de acordo com o número de impressões desejado em determinado período.

113 MODELOS DE PRECIFICAÇÃO

114 Quais as etapas para montar um plano de mídia ? Para fazer um plano de mídia on line temos que avaliar: a) Qual Site, pagina ou canal que queremos anunciar ? b) Qual o formato que vamos comprar ? c) Quantos Page View ou impressões que vamos adquirir ?

115 PRECIFICAÇÃO - CPM (Custo por mil Impressões) Diferente da mídia impressa, não existem valores fixos de preço para um anúncio. O anunciante adquire um número determinado de impressões ou page views. Conforme a quantidade de impressões adquirida, o custo da veiculação será maior ou menor. É como se, para cada mil exposições do banner em uma página, o anunciante pagasse uma quantia fixa. O preço da impressão varia de acordo com o formato do anuncio e da audiência da pagina. Exemplo – Pagina Inicial do UOL Formato – Full Banner do UOL Unidade de Venda – CPM Valor – R$ 3,00 Page View: (4 bilhoes de page view – media mes)

116 PRECIFICAÇÃO - Tempo Predeterminado Nesse caso o anuncio fica no site durante certo período de tempo, independentemente do número de impressões. As formas definidas por tempo predeterminado são: Hora – Normalmente comprado por uma faixa de tempo Exemplo: 9:00 as 21:00 hs ou 22:00 as 8:00 hs Dia – 24 Horas Exemplo: Dia de Semana ou Final de Semana Mês – Compra o mês inteiro Exemplo – Pagina Inicial do UOL Formato – TV HOME UOL Unidade de Venda – Dia Valor – R$ ,00

117 PRECIFICAÇÃO - Click Nesse caso o anunciante paga somente os anúncios que são clicados. Muito utilizado em canais de compras (shopping) ou link patrocinados em ferramentas de buscas. Os valores normalmente são pagos por uma quantidade, quanto maior a quantidade menor o valor unitário. Exemplo – Links patrocinados do UOL Unidade de Venda – Click Valor – R$ 0,25 por click

118 PRECIFICAÇÃO - Disparo O disparo é feito pela base de dados de cadastros de clientes ( marketing) Base de Dados – Cheia Base de Dados - Segmentada Exemplo – MKT do UOL Formato – TV HOME UOL Unidade de Venda – Disparo Valor – Depende do volume da base de dados

119 PRECIFICAÇÃO - Patrocinio O cliente pode patrocinar um determinado canal que o veiculo tenha criado. Normalmente o patrocínio é único não podendo ser dividido com outros clientes. São canais de um determinado assunto normalmente atrelado a um evento com um prazo definido, após o término do prazo o site sai fora do ar. Exemplo – Olimpíadas, Copa do Mundo, Etc,,

120 EXEMPLO DE COMO CALCULAR PAGE VIEWS

121 Page Views – EPTV – HOME – FULL BANNER Exemplo: Home – Pagina Inicial Page View Mês: page / views Formato: Full Banner Valor: R$ 40,00 - CPM Investimento: Page Views Valor: R$ ,00 Obs: 30% do Valor Total de Page Views

122 Page Views – EPTV – CINEMA – FULL BANNER Exemplo: Canal – Cinema Page View / Mês : page / views Formato: Full Banner Valor: R$ 40,00 - CPM Investimento: Page Views Valor: R$ 2.400,00 Obs: 30% do Valor Total de Page Views

123 Retorno do Investimento – Como Calcular Seu cálculo é simples. ROI = Lucro Líquido – Custo da Campanha. Custo da Campanha CPM (Custo por Mil) - R$ 20,00 Impressões (Page View) x 10 = 200 Valor Total do Investimento= R$ 200,00 CT - Click Through (número de pessoas que clicam no banner) 1% (média mundial) do Total de Impressões 1% de = 100 visitantes CV (custo de cada visita) Valor total do investimento / (dividido) por CT 200 / 100 = 2 Custo por cada visita = R$ 2,00 Em nosso exemplo você comprou impressões, que resultaram em 100 visitas (1%), pagou R$ 200,00 pelos 100 internautas, ou seja, R$ 2,00 por visitante.

124 Tabela de Preços Uol Terra Globo

125 Fim


Carregar ppt "MÍDIA ON LINE. Características da mídia on Line Segue algumas características que a diferenciam dos outros meio como televisão, jornal, revista, radio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google