A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

POKA YOKE Equipe: Bruno Schneider Giovana Pscheidt Jackson Soares.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "POKA YOKE Equipe: Bruno Schneider Giovana Pscheidt Jackson Soares."— Transcrição da apresentação:

1 POKA YOKE Equipe: Bruno Schneider Giovana Pscheidt Jackson Soares

2 Definição Poka-Yoke é um termo japonês onde Yokeru significa Prevenir e Poka erros por desatenção. Sendo um dispositivo ou sistema Poka-Yoke com a função de prevenir falhas humanas por falta de atenção que resultem defeitos no produto. Este conceito faz parte do Sistema Toyota de Produção e foi desenvolvido primeiramente por Shigeo Shingo.

3 ERROS podem ser minimizados e os DEFEITOS podem ser evitados É claro que errar é humano, mas acertar também é, ninguém paga salário para que se erre, e aceitar erros é compactuar com fracasso.

4

5 Benefícios Assegurar o cumprimento de procedimentos e processos; Sinalizar ou para um processo se um erro ou um defeito é gerado; Elimina as opções para ações incorretas; Previne danos ao produto, equipamentos e prejuízos pessoais; Capacitar os funcionários para melhorar continuamente os processos.

6 Funções do Poka Yoke Ferramenta de RESTRIÇÃO (interrompe) Aparelho SINALIZADOR (alerta) Soa um alarme ou acende uma lâmpada para Chamar atenção do operador Para a linha Acusa anormalidades ou desvios na peça ou processo Dispositivo de DETECÇÃO (controle) As Funções do sistema Poka- Yoke

7 Métodos Contato: Sua aplicação através do contato possibilita a identificação dos defeitos, tendo sua base as características do produto. Conjunto: Baseado na execução de atividades previstas, verificando sua execução ou não. Etapas: Verifica as etapas estabelecidas por determinado procedimento.

8 Níveis de Poka Yoke 1 - Identificação Visual / Display 2 - Alarme Visual / Sonoro 3 - Detecção de Erros 4 - À Prova de Erros

9 Nível 1 : Identificação Visual / Display Problema: Motorista esquece o farol do carro ligado quando sai do veículo, como resolver? Colocar uma mensagem no painel do carro avisando para desligar o farol antes de sair.

10 Nível 2 : Alarme Visuais / Sonoros Colocar uma buzina ou alarme alertando para desligar o farol antes de sair. Biiiiiiiiiiii !!!

11 Nível 3 : Detecção de erros Chave só sai do contato após o farol desligar, ou a porta trava se o farol estiver ligado.

12 Nível 4 : À prova de erros Ao desligar o carro toda a parte elétrica é desligada.

13 Exemplos Desde crianças já entendemos o conceito do Poka Yoke.

14 Exemplos O Poka-Yoke do disquete evita o uso incorreto e também a quebra do leitor.

15 Exemplos Evita a conexão inadequada, diminuindo o risco de choques elétricos

16 Exemplos Evita a ligação com polaridade incorreta.

17 Exemplos Evita a colocação incorreta do chip no celular.

18 Exemplos Sensor de presença que impede a liberação do medicamento se identifica a ausência de uma pílula.

19 Exemplos Impede a passagem de peças posicionadas incorretamente.

20 Vídeo com exemplo de Poka Yoke em linha de montagem:

21 Questão de sala: O desligamento automático das luzes do carro ao virar a chave (desligar o carro) é exclusividade de alguma marca?

22 Não! Apesar de marcas como Honda e Renault não disponibilizarem este dispositivo nos modelos mais conhecidos alegando ser uma desvantagem para o proprietário, outras marcas como a Ford, Hyundai e Peugeot entendem que o desligamento automático das luzes é benéfico para a conservação do veículo e para o proprietário.

23 Referências Shingo, Shingeo, O Sistema Toyota de Produção do ponto de vista da Engenharia de Produção, Bookman, Porto Alegre,


Carregar ppt "POKA YOKE Equipe: Bruno Schneider Giovana Pscheidt Jackson Soares."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google