A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DAR SENTIDO À FORMAÇÃO… A REALIZAÇÃO DO PORTEFÓLIO Ana Albuquerque Queiroz Professora Coordenadora Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DAR SENTIDO À FORMAÇÃO… A REALIZAÇÃO DO PORTEFÓLIO Ana Albuquerque Queiroz Professora Coordenadora Escola Superior de Enfermagem de Coimbra."— Transcrição da apresentação:

1 DAR SENTIDO À FORMAÇÃO… A REALIZAÇÃO DO PORTEFÓLIO Ana Albuquerque Queiroz Professora Coordenadora Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

2 Como é construído o conhecimento? O conhecimento de cada ser humano é construído e reconstruído ao longo da experiência de vida, sempre com base nessa experiência; Nesse processo, pensamentos, sentimentos, emoções, paixões e acções combinam-se para dar significado à experiência humana.

3 Objectivos Desenvolver uma maior autonomia/criatividade no trabalho do estudante; O estudante assumir um papel mais activo no seu processo de ensino-aprendizagem; Exercitar a sua capacidade reflexiva e de organização.

4 Não há, não, duas folhas iguais em toda a criação. Ou nervura a menos, ou célula a mais, não há, de certeza, duas folhas iguais. António Gedeão

5 De onde vimos?; Quem somos?; Para onde vamos? Paul Gauguin

6 Realização de um portefólio PORTEFÓLIO É um conjunto de documentos (textos escritos, fotografias, desenhos, trabalhos de pesquisa,...), reunidos num dossiê, acompanhados de uma reflexão do autor e organizados de acordo com objectivos. O que é?

7 POR QUÊ E PARA QUÊ ? Demonstra a evolução do aluno; Motivação e incentivo Reflecte a identidade do aluno; Favorece a reflexão e a aprendizagem independente;

8 Material necessário: Dossiê de argolas Separadores ou capas de plástico (micas). Etc.

9 Evidências Plano de desenvolvimento pessoal Portefólio ValoresObjectivos Pontos fracosPontos fortes ReflexãoPedra de toque do portefólio

10 Etapas do desenvolvimento do portefólio (1) Clarificação do(s) objectivo(s) do portefólio; (2) Produção e reunião de evidências; (3) Organização (cronológica e/ou temática) das evidências; (4) Reflexão crítica sobre cada evidência; (5) Partilha e discussão com os pares (podendo as opiniões constituir novas evidências); (6) Revisão; (7) Apresentação.

11 Como organizar? Por assuntos: –Auto apresentação do autor; –Assuntos interessantes; –Trabalhos realizados nas diferentes disciplinas; –Recolha de informação diversificada (recortes de jornais e revistas, fotografias, imagens,...) –Outros.

12 Outras indicações: O dossiê deve estar identificado (Escola, nome do estudante, número, ano, turma, título e ano lectivo) O dossiê deve ter índice. Todo e qualquer documento introduzido deve estar identificado através de: –data e –fonte/proveniência, –razões que levaram a incluir este documento no portefólio.

13 Critérios de avaliação do portefólio: Criatividade Apresentação Adequada justificação dos documentos Organização Autonomia Responsabilidade Datação e indicação da fonte Correcção linguística.

14 Planeamento do meu trabalho de portfolio Itens de autovaliação Objectivos individuais Que evidências devo ter? Verificação e reflexão Onde e quando recolher? (Plano de intervenção)

15 Pelo sonho é vamos, comovidos e mudos. Chegamos? Não chegamos? Haja ou não haja frutos, Pelo sonho é que vamos. … Chegamos? Não chegamos? – Partimos. Vamos. Somos. Sebastião da Gama, 1953


Carregar ppt "DAR SENTIDO À FORMAÇÃO… A REALIZAÇÃO DO PORTEFÓLIO Ana Albuquerque Queiroz Professora Coordenadora Escola Superior de Enfermagem de Coimbra."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google