A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso: Administração Tecnologia e Gestão da Informação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso: Administração Tecnologia e Gestão da Informação"— Transcrição da apresentação:

1 Curso: Administração Tecnologia e Gestão da Informação
Paulo Cesar Spigolon (Paulinho) Especialista em Informática na Educação Especialista em Gestão Escolar Professor de Matemática – Licenciatura Plena Bacharel em Ciências Contábeis Professor de Karate – Faixa Preta 5º Dan

2 Carga Horária Semanal: 2 horas / aula Semestral: 40 horas / aula
2 aulas práticas em laboratório

3 Ementa Tecnologia da informação. Sistema de informação na empresa. Sistemas de informação, organizações, administração e estratégia. Gerenciamento de projetos. Relatórios de desempenho. Aperfeiçoando o processo de decisão para empresa. Indicadores de desempenho organizacional. estratégicos, operacionais e financeiros e não-financeiros. O comércio eletrônico e a empresa digital.

4 Objetivos da disciplina
Capacitar os estudantes ao gerenciamento das informações empresariais, mediante a abordagem dos fundamentos organizacionais de sistema, bem como comparar informações com a concorrência e referenciais de benchmarking, e identificar e selecionar indicadores de desempenho externos e internos.

5 Benchmarking Benchmarking é um processo contínuo de comparação dos produtos, serviços e práticas empresarias entre os mais fortes concorrentes ou empresas reconhecidas como líderes. É um processo de pesquisa que permite realizar comparações de processos e práticas "companhia-a-companhia" para identificar o melhor do melhor e alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva.

6 Metodologia, Técnicas e Recursos de Ensino
Aulas expositivas utilizando os recursos de captura de tela Alunos com maiores conhecimentos na matéria auxiliam os alunos menos experientes, buscando a união, a cooperação e o fortalecimento do grupo Aula diferenciada, facilitando o aprendizado.

7 Avaliação de Aprendizagem
A MA (média de aprovação) é composta pela média das duas notas bimestrais denominadas Bimestral 1 (B1) e Bimestral 2 (B2). A nota Bimestral será o resultado de exercícios, trabalhos e seminários propostos em sala de aula e de uma prova bimestral, agendada pela Coordenação do Curso de acordo com o Calendário Acadêmico. Todos os exercícios, trabalhos, seminários e provas serão práticos e desenvolvidos no Laboratório de Informática. A composição das notas de cada Bimestre será da seguinte forma:

8 Composição das Notas Bimestrais
1º Bimestre (B1): Exercícios com nota de 0 a 3 e uma prova bimestral com nota de 0 a 7. B1 = Exercícios + Prova bimestral Bimestre (B2): Exercícios e Seminários com nota de 0 a 3 e uma prova bimestral com nota de 0 a 7. B2 = Exercícios + Seminários e Prova bimestral Faltas - 25% - exemplo: 8 aulas em Março – 2 faltas Cuidado com as faltas – participação/exercícios fazem parte da avaliação

9 Conteúdo programático da disciplina
E-Business: Como as empresas usam os Sistemas de Informação Como as empresas usam os Sistemas de Informação O papel do S.I. em uma empresa Tipos de S.I. empresariais Sistemas de Processamento de Transações (STP) Sistemas de Informação Gerenciais (SIG): Sistemas de Apoio à Decisão (SAD): Sistemas de Apoio ao Executivo (SAE): Sistemas Integrados E-Business, E-commerce e E-Government Os Sistemas de Informação Gerenciais na Era Digital O Homem revolucionando Desafios para as empresas O ambiente empresarial competitivo e a empresa digital emergente O Papel dos Sistemas da Informação nos Negócios Atuais O que é um Sistema de Informação? Atividade de um Sistema de Informação Como os Sistemas de Informação Afetarão as Carreiras Relacionadas a Negócios Resolução de Problemas

10 Conteúdo programático da disciplina
Conquistando vantagem competitiva com os Sistemas de Informação. Estratégias de S.I. para lidar com as forças competitivas O Impacto da Internet na vantagem competitiva Modelo de cadeia de valor empresarial Estratégias baseadas em rede Concorrência em escala global A Internet e a globalização Como os S.I. melhoram a qualidade Infra-estrutura de TI: Hardware e Software. Hardware e sua evolução Tipos de Computador Cliente/servidor Software Sistemas Operacionais Sistema de Gerenciamento de Banco de dados Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio. Redes de Computadores Redes de Comunicação Tipos de Rede Máquinas de Busca Internet / Extranet Telefonia Internet Dispositivos sem fio

11 Conteúdo programático da disciplina
Segurança em Sistemas de Informação Vulnerabilidade dos sistemas e uso indevido Segurança e controle Auditoria Controle de Acesso Firewall Comércio Eletrônico: Mercados Digitais, Mercadorias Digitais Modelos de Negócios Categorias de Comércio Eletrônico Troca eletrônica de Dados M-commerce

12 Seminários Grupos: A classe será dividida em 6 grupos
Observação 1: Não será necessário material impresso Observação 2: Além da nota da apresentação do grupo, contará nota também nas apresentações de outros grupos (participação). Observação 3: Não é para copiar textos inteiros de livros ou sites (ctrl+c e ctrl+v), e sim, lê-los, resenhar, parafrasear e criar o texto do grupo.

13 Dicas de pesquisa Saiba como procurar no índice. Algumas obras contêm vários tipos de índice, como: índice de Organizações, índice onomástico, índice remissivo, índice de assuntos, e outros. Na Internet (google ou qualquer outro buscador), saiba como fazer a pergunta, caso contrário o buscador lhe trará milhares de endereços indesejáveis. Exemplos: Para achar informações sobre Extranet, e se for digitado: extranet – o buscador encontrará todos os sites que mencionam a palavra, o que pode ser milhares. "redes extranet" - com aspas, o buscador entende que deve procurar os sites que tenham as duas palavras simultaneamente. Sem as aspas, o buscador procura sites que tenham: ou uma, ou a outra, ou as duas. "extranet redes" ou "instalação extranet" ou "extranet aplicações".... CUIDADO: Os dados na Internet podem ser duvidosos. Procure por sites sérios, de preferência aqueles ligados a entidades de ensino ou pesquisa. Existem muitos bons trabalhos de professores e alunos divulgados na rede, basta saber selecioná-los.

14 Datas dos Seminários e Provas
Avaliação B1– Grupo 1: Grupo 2: Grupo 3: Grupo 4: Grupo 5: Grupo 6: Avaliação B2 –

15 Seminário 1 – E.R.P. / CRM / SIG
Histórico; O que são; Quais disponíveis no mercado; Aplicabilidade; Facilidades x Preço; Catálogos, demonstração; Tendências – Futuro

16 Seminário 2 – Micros Domésticos e SOHO (Small Office, Home Office)
Definir SOHO; Quais equipamentos disponíveis para esse nicho (Computadores, impressoras, scanners, gravadores, máquinas fotográficas, outros); Preços x características; Levantamento e comparativo de preços (em Excel) de pelo menos três fornecedores; Descrições, folhetos, catálogos e outros; Tendências – Futuro.

17 Seminário 3 – Softwares Domésticos e SOHO (Small Office, Home Office)
Definir SOHO Quais softwares disponíveis para esse nicho (processadores de texto, planilhas, banco de dados, processadores de imagens, outros); Preços x características; Levantamento e comparativo de preços (em Excel) de pelo menos três fornecedores; Descrições, folhetos, catálogos e outros; Tendências – Futuro.

18 Seminário 4 Softwares Livre e Aberto
O que é livre e o que é Código aberto; O que é Copyright, Copyleft, domínio público, GNU, GPL, grátis; O que é Linux; quem usa e quem pode usar; Diferenciar: Livre, Freeware, Shareware; Pesquisa sobre os Programas de Inclusão Digital do Governo Brasileiro. Tendências – Futuro.

19 Seminário 5 – Telecomunicações
Acessos à Internet; Cabo; Speedy, Rádio, canal privado; Telefonia; VOIP DDR, DDI, E1, Satélite; Tipos de Redes; Tipos de mídias; Tendências.

20 Seminário 6 – Internet, Intranet , Extranet e e-commerce.
O que é cada uma das definições; Histórico; Origens; Aplicabilidade; Tendências

21 Bibliografia Bibliografia Básica:
LAUDON, Kenneth C. e LAUDON, Jane P. Sistemas de Informação Gerenciais. 7 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. O’BRIEN, James. Sistemas de Informação e as Decisões Gerenciais na era da Internet. São Paulo: Editora Saraiva, 2001. STAIR, Ralph M. Princípios de Sistemas de Informação: Uma Abordagem Gerencial. 4ª Edição. Rio de Janeiro: Ed. LTC, 2002.

22 Bibliografia Bibliografia Complementar:
TURBAN, Efraim et al. Administração de tecnologia da informação: teoria e prática. Rio de Janeiro: Campus, 2ª. ed., 2003.  Revista HSM Management – HSM do Brasil – São Paulo. Revista (digital ou em papel) INFORMATIONWEEK – IT Mídia Ltda – São Paulo Links (Internet) – Site do Professor Paulo Cesar Spigolon

23 Normas do Laboratório


Carregar ppt "Curso: Administração Tecnologia e Gestão da Informação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google