A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alternativas à Dissecção e Vivissecção Sonia T. Felipe em seu estudo O sacrifício do Outro Há um ser vivo, inteligente, e sensível na maioria dos indivíduos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alternativas à Dissecção e Vivissecção Sonia T. Felipe em seu estudo O sacrifício do Outro Há um ser vivo, inteligente, e sensível na maioria dos indivíduos."— Transcrição da apresentação:

1

2 Alternativas à Dissecção e Vivissecção Sonia T. Felipe em seu estudo O sacrifício do Outro Há um ser vivo, inteligente, e sensível na maioria dos indivíduos sacrificados sobre as mesas dos laboratórios. Cada uma dessas espécies, a seu próprio modo, sabe como viver bem e sabe como passar essa informação aos seus descendentes. Eles nos dispensam absolutamente. Rildo Silveira Created by Cruzília – MG – Brasil

3 O ensino envolve a interação entre professor e alunos. No entanto, certas matérias como a biologia, a medicina veterinária e a medicina têm recorrido à utilização de animais, incluídos em diversas categorias taxonômicas, desde os insetos aos mamíferos. As aulas dedicadas à fisiologia, anatomia ou outro aspecto biológico ou médico, envolvem o sacrifício da vida de um elevado número de animais. Anualmente um número significativo de ratos, rãs, gatos, coelhos, pombos e cães são abatidos, para satisfazerem apenas os currículos de determinadas aulas práticas ou teórico-práticas.

4 Centrada sobre o estudo da vida, a educação em Biologia deveria fomentar nos estudantes o respeito por todos os seres vivos, assim como a apreciação do fato de cada indivíduo ser único. Estes objetivos podem ser atingidos quando a referida educação descreve os animais como seres vivos sensientes e foca o seu comportamento, ciclos de vida e relação com o ambiente. A prática corrente de dissecção e vivissecção apresenta sérios problemas éticos, psico- pedagógicos, sociais e ambientais, com especial realce para os que resultam da manipulação desumana e da morte dos animais, a que se associa a possibilidade de dessenbilização dos estudantes relativamente ao sofrimento de outros seres vivos ou, inclusivamente de os afastar das ciências da natureza e da vida.

5 As alternativas disponíveis aliam o rigor científico à elevada qualidade pedagógica, ultrapassando todos os problemas morais, éticos, sociais e ambientais. É ainda de realçar o fato de as alternativas à dissecção e vivissecção, ao utilizarem simulações computacionais, vídeos e modelos, se tornarem menos onerosas para a escola. A educação em biologia e ciências da vida, deve combinar o ensino com um indubitável respeito pela vida, de forma a apoiar o crescimento e desenvolvimento positivo dos estudantes e da sociedade, em geral.

6 Respeite todas as coisas vivas, especialmente as indefesas.

7 Faça sua parte. Divulgue este documento. Mande para seus amigos. A NATUREZA AGRADECE !!! Este, e outros slides, você encontra no site

8

9

10

11

12

13 Foto: Judy Silveira


Carregar ppt "Alternativas à Dissecção e Vivissecção Sonia T. Felipe em seu estudo O sacrifício do Outro Há um ser vivo, inteligente, e sensível na maioria dos indivíduos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google