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Projeto Conceitual Avançado

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Apresentação em tema: "Projeto Conceitual Avançado"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto Conceitual Avançado
LINHA 4 – METRÔ - RIO DE JANEIRO ALTERNATIVA W A ESPINHA DORSAL – CAMINHO DA ÁGUA Newton dos Santos Carvalho - GEÓLOGO Rio de Janeiro – maio / 2011

2 Projeto Conceitual Avançado
Esquema Geral do Empreendimento – Filme 1

3 Projeto Conceitual Avançado ETAPAS
Etapa 1:Filme 2 Construção do “Linhão do Metrô” desde o Bairro de Fátima (centro) até Realengo (zona oeste), pelo Maciço Rochoso, passando pela Zona Sul, Barra da Tijuca e Jacarepaguá com implantação do extravasor de água do Vidigal. Etapa 2: Integração com a Linha 1, em grande parte pelo maciço rochoso, através de ônibus elétrico, ou similar e, a Linha 3, através de metrô até a estação Carioca.

4 Projeto Conceitual Avançado Execução
Etapa 1: Execução do Linhão, a partir de TRÊS LOTES (com cerca de 30 km), escavados com o equipamento TBM (Tunnel Boring Machine – FILME 3). Cada TBM pode escavar até 450 metros por mês, tendo custo de cerca de 20 milhões de dólares, podendo ter um prazo de entrega de um ano, no máximo, entre a encomenda e o recebimento. Uma parte do Linhão já está em execução: o trecho entre a Barra da Tijuca e a Gávea – estação PUC, utilizando um equipamento JUMBO (FILME 4); nesse trecho inclui-se, agora, a estação CANOAS.

5 Projeto Conceitual Avançado Execução
Etapa 1- continuação: Com esse método tradicional estima-se um avanço de 200 metros ao mês.  O JUMBO também seria utilizado nas escavações e preparo das estações e trechos críticos (com descontinuidades geológicas importantes – maciços de classes IV e V); A estação vertical Santa Teresa seria escavada a partir do equipamento RAISE BORING (FILME 5).

6 Projeto Conceitual Avançado Lotes
Os três Lotes são:   LOTE 1- L4A (8,7 km) – da estação Fátima (Centro) até a estação Jardim Botânico (Zona Sul); Seguindo para estação PUC (+1,3 km escavados com Jumbo) – previsão de dois anos para escavar; nesse período devem ser escavadas e acabadas as 9 estações previstas (Fátima, Santa Teresa, Laranjeiras, Cosme Velho, Assunção, Dona Marta, Humaitá, Rebouças e Jardim Botânico); Em operação no prazo de 3 anos e meio.

7 Projeto Conceitual Avançado Lotes
LOTE 2 – L4B (cerca de 10 km) – da estação Anil (Jacarepaguá) até a estação Barra da Tijuca – previsão de dois anos de escavação; nesse período devem ser escavadas e acabadas as 4 estações previstas (Anil, Urubu, Rio das Pedras e Cachoeira); Em operação no prazo de 3 anos. NOTA - Os LOTE 1 e 2 são integrantes da chamada ESPINHA DORSAL do município do RJ.

8 Projeto Conceitual Avançado Lotes
LOTE 3 – L4C (cerca de 10 km) – da estação Realengo/Deodoro (Zona Oeste) até a estação Anil (Jacarepaguá); Previsão de dois anos de escavação; Nesse período devem ser escavadas e acabadas as 6 estações previstas (Realengo, Sulacap, Cachambi, Taquara, Pechincha e Engenho da Serra); Em operação no prazo de 3,5 anos. NOTA - O LOTE 3 pode ser denominado CAMINHO DA ÁGUA, pois seria paralelo a uma parte dos 37 quilômetros de túneis em rocha que aduz a água da estação de bombeamento do Limeirão, também em rocha, integrante do sistema Guandu, em direção a vários bairros das zonas Sul e Norte, construído no início da década de 1960, sendo considerada a “OBRA DO SÉCULO”.

9 Projeto Conceitual Avançado O Extravasor de Águas (FILME 6).
Etapa 1: Na ETAPA 1, ainda, será construída uma integração com a LINHA 1, a partir da estação Jardim Botânico da L4 para a futura estação Uruguai, utilizando um JUMBO, pelo maciço rochoso. No túnel escavado seria feita uma divisória, para circulação de ônibus elétrico(ou similar) de integração das estações, em sentidos opostos nas duas vias; nessas vias também poderiam circular carros de serviços públicos em emergência. Em ocasiões de pluviosidade excessiva, uma via desse túnel seria aberta para um EXTRAVASOR DE ÁGUAS, captadas dos rios Joana, Maracanã e Trapicheiros, na região da Tijuca/Usina (antigo projeto da SURSAN).

10 Projeto Conceitual Avançado O Extravasor de Águas
Etapa 1 continuação: A água captada da estação Uruguai para a estação Jardim Botânico seria conduzida no rumo da estação PUC, onde se integraria ao sistema do Extravasor do Vidigal, em parte já escavado. Todo esse trajeto da água, da estação Jardim Botânico para o costão do Vidigal, seria por túneis concebidos da mesma forma daquele vindo da estação Uruguai, isso é, com múltipla função, criando as estações Leblon e Vidigal, para os ônibus elétricos.

11 Projeto Conceitual Avançado Execução
Etapa 2: Construção de vários túneis escavados em rocha com Jumbos (ou mesmo os TBM´s da etapa 1), integrando parte do Linhão da Linha 4 (do Centro a Jacarepaguá) com a Linha 1 (através de ônibus elétrico ou similar) e a Linha 3 (metrô até a estação Carioca). Essa integração pode ser executada da seguinte forma:  De Humaitá para Botafogo (estações Rio Sul e Ladeira dos Tabajaras), até o bairro do Leme, onde seria instalada a Casa do Geólogo; ainda do Humaitá sairia outro ramal para a Lagoa e Ipanema; esse trecho de Botafogo ao Humaitá fazia parte do Projeto Original da L4, que se estendia até a Barra da Tijuca, licitado em e ganho pelo Consórcio Rio Barra, liderado pela Construtora Queiróz Galvão e já com Estudos Ambientais desenvolvidos.

12 Projeto Conceitual Avançado Execução
Etapa 2 continuação: Da Taquara para a Tijuca, com estações em Praça Seca, Quintino, Engenho de Dentro, Boca do Mato, Lins, Grajaú, Andaraí e terminando na Usina, onde teriam ônibus de integração (em superfície) à estação Uruguai da Linha 1. Da estação Fátima para a estação Carioca (Linha 1) e daí para a estação Praça XV (Linha 3); nesse caso as escavações seriam “encaixadas” naquelas já executadas sob a avenida Chile até a Carioca e no Projeto da Linha 3.   A linha 4 com a ETAPA 2 fica concebida como uma espécie de "Espinha Dorsal" com as devidas articulações para o "Corpo" da cidade do Rio de Janeiro.

13 Projeto Conceitual Avançado Cronograma Geral
Etapa 1: PROJETO BÁSICO PARA LICITAÇÃO – 6 MESES; LICITAÇÃO DOS 3 LOTES – 2 MESES PARA FORMAÇÃO DE CONSÓRCIOS; PROJETO EXECUTIVO DOS 3 LOTES – 2 ANOS; CONSTRUÇÃO DOS 3 LOTES – 4 ANOS. Etapa 2: PROJETO BÁSICO PARA LICITAÇÃO – 8 MESES; LICITAÇÃO INTEGRAL – 3 MESES PARA FORMAÇÃO DE CONSÓRCIOS; PROJETO EXECUTIVO – 3 ANOS; CONSTRUÇÃO TOTAL – 6 ANOS.

14 Projeto Conceitual Avançado Benefícios Sociais e Ambientais
Desde o início do século passado a Cidade do RJ foi sendo ocupada por túneis no maciço rochoso, que permitiram as ligações entre os bairros, primeiramente de Botafogo para Copacabana, seguidos de outros, nas Zonas Sul e Centro, Norte e Barra. Nos estudos desenvolvidos até o presente foram identificados 29 bairros diretamente beneficiados, por essa Alternativa W da L4, distribuídos nas Zonas Centro, Sul, Barra/Jacarepaguá e Oeste da Cidade do Rio de Janeiro.  Outros 18 bairros, nas imediações, serão indiretamente beneficiados, conforme identificados na figura do Google (ANEXO 1).

15 Projeto Conceitual Avançado Benefícios Sociais e Ambientais
Estima-se que só com a implantação da ETAPA 1 da LINHA ALTERNATIVA W seriam beneficiados cerca de habitantes da Cidade do Rio de Janeiro; Com a ETAPA 2 implantada esse número pode alcançar mais de habitantes.  Assim, pode-se estimar, a princípio, um número de mais de 2 milhões de usuários diários do metrô da LINHA 4 – alternativa W.   Essa obra certamente contribuirá com a melhoria da qualidade de vida e a preservação da beleza natural em superfície, reduzindo consideravelmente o trânsito de veículos nas ruas, melhorando a qualidade do ar, diminuindo o tempo de percurso de casa para o trabalho/escola, entre outros.

16 Projeto Conceitual Avançado Benefícios Sociais e Ambientais
A reduzida poluição visual e o localizado impacto na logística de transportes e infra-estrutura são benefícios marcantes nas obras de escavação em maciços rochosos, trazendo poucos problemas para a população. O menor número de desapropriações necessárias para a obra é outro fator benéfico neste tipo de empreendimento. O aumento da qualidade e eficiência dos transportes em massa é um compromisso assumido pelo Brasil na Agenda 21. O aumento na extensão das linhas metroviárias no Rio de janeiro não só é ação fundamental como é a solução mais adequada para o tipo de condições, espremida entre montanhas, visando reduzir as tendências de crescimento desorganizado das cidades e otimizar o uso do sistema de transportes, ao relacionar sua estruturação a formas mais equilibradas e sustentáveis de uso e ocupação do solo, dando prioridade ao transporte público e coletivo O projeto “espinha dorsal” circunda as grandes zonas do Rio de Janeiro tendo como grande benefício, a possibilidade de integração com todos os meios de transporte da cidade, sendo uma proposta de solução real e eficaz para os problemas de superlotação dos ônibus, transporte ferroviário e metroviário atuais, dividindo a demanda e aumentando a qualidade de vida da população, sendo ainda ambientalmente correto e eficaz.

17 Projeto Conceitual Avançado Geologia da Área de Interesse
Em linhas gerais o maciço rochoso, a ser atravessado nas escavações da L4 –alternativa W, é composto por rochas cristalinas, plutônicas e metamórficas, constituídas de variedades de granitos e gnaisses, interceptados por diques básicos e pegmatitos, além de estruturas de falhas, dobras e contatos (ANEXOS 2 e 3).  GEOLOGIA POR LOTES LOTE 1 (L4A) – no sentido Fátima – Jardim Botânico – PUC 2 km de Biotita Ortoclásio (feldspato alcalino) Gnaisse, foliado (com 45 graus de mergulho para frente); falha de contato aos 2 km; 6 km de Microclina (também feldspato alcalino) Quartzo Gnaisse, foliado (com 45 graus de mergulho para frente); - /+ 2 km de Biotita Ortoclásio (feldspato alcalino) Gnaisse, foliado (com 45 graus de mergulho para frente); falha de contato aos 10 km.

18 Projeto Conceitual Avançado Geologia da Área de Interesse
LOTE 2 (L4B) – no sentido Anil – Barra da Tijuca 6 km de Biotita Ortoclásio (feldspato alcalino) Gnaisse intercalado com Granito Plutônico, com pegmatitos, diques e intrusões básicas; foliação e contatos subverticais; 4 km de Biotita Ortoclásio (feldspato alcalino) Gnaisse intercalado com Microclina Quartzo Gnaisse, foliado (com 30 a 45 graus de mergulho para trás).   LOTE 3 (L4C) – no sentido Realengo - Anil 10km com predomínio de Biotita Ortoclásio (feldspato alcalino) Gnaisse com muitas intrusões básicas, com foliação e contatos subverticais, com 60 graus de mergulho para trás).

19 Projeto Conceitual Avançado Custos e Financiamentos
Estima-se um custo de R$100 milhões por km escavado e acabado do metrô na rocha, como aqui concebido.  Para cada estação é previsto um custo de R$75 milhões. Assim, cada lote da ETAPA 1 teria o seguinte custo de implantação: Lote 1 – 2 bilhões de reais Lote 2 - 1,5 bilhões de reais Lote 3 - 1,7 bilhões de reais Para a implantação do Extravasor com o Túnel de Integração (URUGUAI - JARDIM BOTÂNICO) e a ETAPA 2, não se tem, ainda, um custo estimado.

20 Projeto Conceitual Avançado Custos e Financiamentos
Esse empreendimento pode ser implantado a partir do modelo de PPP (Parceria Pública Privada), com o Estado concedendo 30 anos de concessão do serviço do metrô e fomentando e avalizando empréstimos ao BNDES e outros Bancos Privados Nacionais e Internacionais, com vistas as Olimpíadas de   As empresas privadas devem constituir Consórcios a partir de, obrigatoriamente, Construtoras, Fornecedoras de Equipamentos e dos Trens, Empresas de Ônibus e Geradoras de Energia Hidrelétrica.   O critério para obter a concessão de cada lote fica estipulado pelo Consórcio que apresentar o menor custo da tarifa, tendo como referência o valor de R$3,50.

21 ALTERNATIVA W – REV.2 ABRIL 2011
METRÔ –RJ- LINHA 4 ALTERNATIVA W – REV.2 ABRIL 2011 NEWTON CARVALHO ANEXO 1

22 ANEXO 2 METRÔ –RJ- LINHA 4 ALTERNATIVA W – REV.2 ABRIL 2011
DEODORO COSME VELHO ENGENHO DE DENTRO BOCA DO MATO ENGENHO DA SERRA URUGUAI COSME VELHO ASSUNÇÃO DONA MARTA REBOUÇAS TABAJARA RIO DAS PEDRAS REFERÊNCIA : CARTAS GEOLÓGICAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ESCALA 1:50.000 DRM-RJ-1981 METRÔ –RJ- LINHA 4 ALTERNATIVA W – REV.2 ABRIL 2011 NEWTON CARVALHO ANEXO 2

23 REFERÊNCIA : CARTAS GEOLÓGICAS
LOTE 2 LOTE 3 REALENGO CAMPO GRANDE LOTE 2 FÁTIMA BARRA DA TIJUCA LOTE 1 PUC ANIL REFERÊNCIA : CARTAS GEOLÓGICAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ESCALA 1:50.000 DRM-RJ-1981 METRÔ –RJ- LINHA 4 ALTERNATIVA W – REV.2 ABRIL 2011 NEWTON CARVALHO ANEXO 3


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