A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CATECISMO DIVISÃO (Catecismo -a profissão de fé batismal (símbolos) -os Sacramentos da Fé -a vida de fé (os mandamentos) -a oração do crente (Pai Nosso)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CATECISMO DIVISÃO (Catecismo -a profissão de fé batismal (símbolos) -os Sacramentos da Fé -a vida de fé (os mandamentos) -a oração do crente (Pai Nosso)"— Transcrição da apresentação:

1 CATECISMO DIVISÃO (Catecismo -a profissão de fé batismal (símbolos) -os Sacramentos da Fé -a vida de fé (os mandamentos) -a oração do crente (Pai Nosso) A “lex orandi” é a “lex credendi” Na celebração da eucaristia e dos outros sacramentos que atualizam o mistério pascal. “A liturgia é cume para o qual tende a ação da Igreja, e fonte donde emana sua força” (SC 10)

2 Catecismo e Biblia -Um compêndio da Sagrada Escritura -O Símbolo dos Apóstolos: visão global e sintética da fé. Símbolo, Pai Nosso, Os Evangelhos, eram entregues aos catecúmenos

3 Manual:Manipulus curatorum Guy de Montrochier-1330 Quid credendum (credo) Quid petendum (Pai nosso) Quid faciendum (Mandamentos) Quid sperandum (novissimus, o que se espera) Pedro Canísio ( )- 1-Credo-Fé; 2-Oração-Esperança; 3-Mandamentos (caridade), 4-Sacramentos; 5-Justiça Cristã Esforço de síntese entre fé tradicional (fides quae) e a busca da promoção da fé pessoal (fides qua)

4 Santissima Virgem-Catacumbas de Priscila-Roma-sec.III

5 O mistério da Encarnação -A imagem introduz a Profissão de Fé-CREIO -Apresenta o mistério da encarnação do Filho de Deus nascido da Virgem Maria -A esquerda figura de Homem aponta a estrela-profeta Balaão-Uma estrela procedente de Jacó se torna chefe (Nm 24,17) Anúncio realizado com o nascimento de Jesus (CIC-n.27,53,442,448)

6 Cura da mulher hemorroísa

7 Celebração do mistério cristão -A mulher é curada ao TOCAR o manto de Jesus- -Sacramentos sinais sensíveis da graça “Alguém me tocou; eu senti que uma força Saía de mim” (Lc 8,46) “...dele saía uma força” (Lc 6,19)

8 A oração cristã

9 Biblia e o Catecismo -Biblia interpretada como Palavra de Deus; -Visão cristológica- Cristo é o centro da Escritura. -Leitura do AT a luz de Cristo Ressuscitado (n.129) Critérios de interpretação - ter presente o conteúdo e unidade da Escritura -Generos Literários -A analogia da fé

10 Valor da Escritura -Texto inspirado e canônico -Palavra de Deus em palavras humanas -Necessidade do estudo das “sagradas páginas”- Leitura divina para aprender a eminente ciência de Jesus Cristo (n.131, DV 22) Escritura alma da Teologia Ignorar a Escritura é ignorar Cristo (S.Jerônimo)

11 A profissão de Fé -Ponto de partida: Ser humano religioso (At.17) Deus fala pela criação. Pela criação Deus dá testemunho de si (n.54) Bíblia e Tradição contêm a Palavra de Deus; A compreensão das realidades e palavras reveladas cresce na vida da Igreja. Fé: Exemplo dos que creram:Abraão, Maria

12 A fé na Trindade -Trata com brevidade a trindade econômica, se ocupa mais das relações entre as pessoas (trindade imanente) Sua expressão está em 2Cor 13,13; 1Cor 12,4-6; Ef 4,4-6 (p.9) Atributos divinos, aparecem em 40 passagens bíblicas citadas pelo catecismo

13 Pecado Original originante (pecado de Adão) Original originado (consequências) Interpretação equivocada de Rm 5,12 “Por isso assim como por um homem o pecado entrou no mundo e através do pecado a morte, assim o pecado passou para todos os homens, no qual todos pecaram”(Agostinho) “Por isso, como por meio de um homem o pecado entrou no mundo e por meio do pecado a morte e assim a morte passou para todos os homens, porque todos pecaram”.

14 Origem Pecado por propagação, não por geração. (Trento) Pecado por geração é influência de Agostinho e o primeiro concílio de Oranges que depois foi corrigido. Problema: o povo entende pecado original como pecado recebido por geração. O ensino de Trento é pecado por propagação deixando a questão aberta.

15 Dogma da Imaculada Falta fundamento biblico explícito Se baseia na tradição. Na época da proclamação do dogma bastava testemunhos da Escritura explícitos ou implícitos (pg.12) Gn 3,15; Lc 1,28; Tradição e sensus fidei bastaram para consolidar o dogma.

16 Descida a morada dos mortos Verdade de fé alicerçada na ressurreição (p.13-14) Descida na região dos mortos é acréscimo tardio no creio. O fundamento escriturístico é controvertido (Mt 12,40; At 2,24; 2,27; Rm 10,3-8; Ef 4,7-10; 1Pd 3,18-20; 4,5-6 (Sesboué)

17 Creio na Igreja Título: “Fora da Igreja não há Salvação” (cat.n )-Apoio LG 14; 25 Contexto polêmico (Tertulhano) não combina com a bíblia. Mais bíblico: Melhor: “Fora de Cristo e sua Igreja não há salvação”. “Salvação está em Cristo e na Igreja” (c.pg.14)

18 Pedro-Colégio Apostólico Fundamentação de que é líder dos apóstolos é clara; Ele e seus companheiros tem poder de ligar e desligar (poder do líder, poder da comunidade-Mt 16; 18) (pg.14-15) O Poder acumulado mais tarde é discutível, se tem fundamentação e legitimidade na Escritura (cf. Hans Kung. Infalibilidade; Congar, J.M. Tillard)-Questão levantada no séc.XIX) Ver.pg.15-v.poder das chaves.

19 Celebração do Mistério Cristão Batismo (p.17)- Unção dos enfermos (17) Ordem (pg.18) Vida em Cristo,(pg.19) Mandamentos: Quinto Mandamento

20 Considerações Finais Escritura é valorizada como alma da teologia; Escritura com a Tradição, são depósito da Palavra de Deus. Escritura, Tradição, Magistério são a fonte do Catecismo. Retoma os ensinamentos da Dei Verbum Incentiva o estudo, a leitura, o método tradicional de interpretação, A interpretação é cristológica –Cristo é centro da Escritura. O AT é lido em vista da plenitude em Cristo que lhe dá sentido mais pleno. Muitos temas são fundados fortemente na tradição e carecem de fundamentação na Escritura –Virgindade de Maria antes e depois do parto; Indulgências, Purgatório como lugar, méritos (não cita nenhum texto bíblico) culto aos santos, sacramentais, culto as imagens (n ), pecado hereditário..

21 Considerações finais -Privilegia o método alegórico e tipológico -O Novo Testamento, em especial os Evangelhos são os mais citados -O interesse é destacar temas teológicos, por isso as citações se concentram em determinados temas: criação, pecado, promessa, graça, salvação, esperança, mandamentos, ética, oração cristã (Pai Nosso é resumo do Evangelho-n.2763) celebração, sacramentos

22 Enfim: A abordagem da Escritura no catecismo é teológica na dinâmica da revelação, histórica e progressiva até Cristo. Assim para a Igreja e para todo Cristão a Bíblia é palavra de Deus, porque escrita sob moção do Espírito Santo. A Tradição e o Magistério ajudam a esclarecer a Escritura no processo de sua transmissão. Prof.Vicente Artuso- Curitiba,


Carregar ppt "CATECISMO DIVISÃO (Catecismo -a profissão de fé batismal (símbolos) -os Sacramentos da Fé -a vida de fé (os mandamentos) -a oração do crente (Pai Nosso)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google