A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONSCIÊNCIA e ABUNDÂNCIA Paulo Roberto da Silva FUNDAÇÃO CULTURAL AVATAR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONSCIÊNCIA e ABUNDÂNCIA Paulo Roberto da Silva FUNDAÇÃO CULTURAL AVATAR."— Transcrição da apresentação:

1 CONSCIÊNCIA e ABUNDÂNCIA Paulo Roberto da Silva FUNDAÇÃO CULTURAL AVATAR

2 PARA ONDE ESTAMOS INDO? QUESTÃO FUNDAMENTAL

3 ESTUDIOSOS Otimistas: nem arranhamos a capacidade de sustentação da vida. Pessimistas: já ultrapassamos os limites e não há mais solução. Maioria (?): mudar RADICALMENTE em +/- 20 anos.

4 ... NOSSOS comportamentos cotidianos... TEORIA ECONÔMICA PREDOMINANTE (inclui as abordagens: capitalista, socialista, desenvolvimento sustentável etc.)... CAUSAS

5 QUANTO TEMPO DESTINAMOS PARA O PROCESSO ECONÔMICO? QUESTÃO IMPORTANTE

6 LOGO... ENTENDENDO OU NÃO DE ECONOMIA, DEDICAMOS QUASE TODA NOSSA ATENÇÃO PARA A ATIVIDADE ECONÔMICA. ISSO ESTÁ DESTRUINDO AS RELAÇÕES SOCIAIS E O MEIO AMBIENTE!

7 POR QUE? Uma área cresce de importância quando seu paradigma aumenta ou diminui?

8 QUAL É O PARADIGMA DA TEP? Paradigma da TEP? TEP + importante! TEP - importante aumento diminuição

9 QUAL É O PARADIGMA DA TEP? TEP + importante! TEP - importante! aumento diminuição ESCASSEZ

10 O OBJETIVO REAL DA TEP É: CONCENTRAR PODER SOCIAL COMO?...

11 O OBJETIVO REAL DA TEP É: CONCENTRAR PODER SOCIAL COMO? O que acontece com o detentor de um recurso que se torna mais ESCASSO?

12 CONCLUSÃO AO BUSCARMOS O CRESCIMENTO ECONÔMICO (PODER SOCIAL), NÓS NOS TORNAMOS, CONSCIENTE OU INCONSCIENTEMENTE, AGENTES DE EXPANSÃO DA ESCASSEZ, PREJUDICANDO AS RELAÇÕES SOCIAIS E O MEIO AMBIENTE.

13 COMPORTAMENTOS COTIDIANOS NOTICIÁRIO ? ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS ?

14 OBJETO DA TEP Bem: é tudo aquilo que satisfaz direta ou indiretamente os desejos e necessidades dos seres humanos. Bens Livres: são ilimitados em quantidade ou muito abundantes e não são apropriáveis. Bens Econômicos: são escassos em quantidade, dada sua procura, e apropriáveis. É o objeto de estudo da economia. (Mochón Morcillo e Troster,1994, p. 8)

15 COMO DESTRUÍMOS: ITENS IMPORTANTE PARA: TEPVIDA

16 COMO DESTRUÍMOS? ITENS IMPORTANTE PARA: TEPVIDA AR

17 COMO DESTRUÍMOS? ITENS IMPORTANTE PARA: TEPVIDA AR CAMADA DE OZÔNIO x

18 COMO DESTRUÍMOS? ITENS IMPORTANTE PARA: TEPVIDA AR CAMADA DE OZÔNIO CIGARRO x x

19 COMO DESTRUÍMOS? ITENS IMPORTANTE PARA: TEPVIDA AR CAMADA DE OZÔNIO CIGARRO ARMAS x x x

20 COMO DESTRUÍMOS? ITENS IMPORTANTE PARA: TEPVIDA AR CAMADA DE OZÔNIO CIGARRO ARMAS ACIDENTES DE TRÂNSITO x x x x

21 COMO DESTRUÍMOS? ITENS IMPORTANTE PARA: TEPVIDA AR CAMADA DE OZÔNIO CIGARRO ARMAS ACIDENTES DE TRÂNSITO x x x x feliz QUESTÕES: Dá para ser feliz assim? Como interpretar a notícia do aumento do PIB? Em quem votar? x

22 PROPOSTA SUBSTITUIR A (O): PELA (O): TEPEBA! Medo AMOR! Competição COOPERAÇÃO! “Útil” JUSTO! Transformação dos bens livres em ECONÔMICOS Transformação dos bens econômicos em LIVRES! Etc. etc. etc.

23 QUESTÃO FUNDAMENTAL COMO COLOCAR A EBA! NO NOSSO COTIDIANO?

24 MUDANÇA DA VISÃO DE MUNDO O QUE É RIQUEZA?

25 “Um dia um pai de família rica levou seu filho para viajar para o interior com o firme propósito de mostrar quanto as pessoas podem ser pobres. Eles passaram um dia e uma noite na fazenda de uma família muito pobre. Quando retornaram da viagem, o pai perguntou ao filho: -Como foi a viagem? - Muito boa, papai! - Você viu como são as pessoas pobres? -Sim, papai. - E o que você aprendeu, meu filho? (...)

26 O QUE É RIQUEZA? “- Eu vi que nós temos um cachorro em casa e eles têm vários. Nós temos uma piscina que alcança até o meio do jardim; eles têm um riacho que não tem fim. Nós temos uma varanda coberta e iluminada com luz; eles têm as estrelas e a Lua. Nosso quintal vai até o portão de entrada; eles têm uma floresta inteira. Quando o pequeno garoto estava acabando de responder, seu pai ficou estupefato. E o filho acrescentou: - Obrigado, pai, por me mostrar quão pobres nós somos!”

27 EBA! E MOVIMENTOS MUNDIAIS ETC. “DEVAGAR” RESGATE DO FEMININO CONSTRUTIVO ÓCIO CRIATIVO SIMPLICIDADE VOLUNTÁRIA Inter-Religioso PERMACULTURA EBA!

28

29 EBA! E MOVIMENTOS MUNDIAIS ETC. “DEVAGAR” RESGATE DO FEMININO CONSTRUTIVO ÓCIO CRIATIVO SIMPLICIDADE VOLUNTÁRIA Inter-Religioso PERMACULTURA EBA!

30

31 MAIORES ESCLARECIMENTOS Livro: CONSCIÊNCIA E ABUNDÂNCIA Onde encontrar? Autor: Fundação Cultural Avatar (?) Ponto Org (R. Min. Otávio Kelly, 231 – ) Orkut (Consciência e Abundância) Grupo do Yahoo: (conscienciaeabundancia) Disponibilidade para palestras e oficinas

32 MUITO GRATO PELA ATENÇÃO Paulo Roberto da Silva


Carregar ppt "CONSCIÊNCIA e ABUNDÂNCIA Paulo Roberto da Silva FUNDAÇÃO CULTURAL AVATAR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google