A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Filipa Vicente Leis de Newton. Filipa Vicente As leis de Newton são as leis que descrevem o comportamento de corpos em movimento, formuladas por Isaac.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Filipa Vicente Leis de Newton. Filipa Vicente As leis de Newton são as leis que descrevem o comportamento de corpos em movimento, formuladas por Isaac."— Transcrição da apresentação:

1 Filipa Vicente Leis de Newton

2 Filipa Vicente As leis de Newton são as leis que descrevem o comportamento de corpos em movimento, formuladas por Isaac Newton. Isaac Newton ( ), considerado um génio científico

3 Filipa Vicente Lei ação-reação ou 3ª Lei de Newton

4 Filipa Vicente Quem já teve o “azar” de dar um pontapé numa pedra grande, já sentiu que, embora tivesse exercido uma força sobre a pedra, houve uma reação recíproca da pedra sobre o seu pé. Que forças existem numa colisão ?

5 Filipa Vicente Quem já teve o “azar” de colidir o automóvel com um muro, já viu que, embora tivesse exercido uma força sobre o muro, houve uma reação recíproca do muro sobre o seu automóvel. Animação pag 42 Ação –ponto aplicação –muro. efeito - deformação do obstáculo Reação – ponto aplicação – automóvel. efeito – variação da velocidade e deformação Que forças existem numa colisão ?

6 Filipa Vicente As forças que formam um par ação-reação têm os seus pontos de aplicação em corpos diferentes. É por isso que nunca podemos determinar a resultante dessas duas forças. Lei ação-reação ou 3ª Lei de Newton

7 Filipa Vicente Um dia o senhor Silva deu um murro tão violento na mesa que partiu a mão. Identifica e caracteriza o par acção-reacção correspondente às forças que estão presentes nesta acção do Sr. Silva, tendo em conta: n O ponto de aplicação de cada força do par acção- reacção. n A intensidade, a direção e o sentido de cada força. O ponto de aplicação da força ação situa-se na mesa e ponto de aplicação da força reação situa-se na mão. As intensidades e a direção das forças ação e reação são iguais mas de sentidos opostos. Lei acção-reacção– 3ª Lei de Newton

8 Filipa Vicente 2º - Aplicando a lei fundamental da dinâmica F r = m x a 1º - Aplicando o conceito de aceleração a =∆v/∆t F r = m x ∆v/∆t A intensidade das forças numa colisão são tanto maiores quanto: maior for a velocidade do automóvel. maior for a massa do automóvel. menor for o tempo de colisão.

9 Filipa Vicente n Um automóvel com 1000 kg deslocava-se com movimento rectilíneo, à velocidade de 20 m/s, quando colidiu e parou ao fim de 5 s. Calcula a intensidade das forças na colisão: R: A intensidade da força de colisão é N 1º - Calcular o valor da aceleração comunicada ao automóvel pela força F 2º - Calcular a intensidade da força F que actuou no automóvel, aplicando a lei fundamental da dinâmica Como calcular a intensidade das forças numa colisão?

10 Filipa Vicente n FIM sairinício


Carregar ppt "Filipa Vicente Leis de Newton. Filipa Vicente As leis de Newton são as leis que descrevem o comportamento de corpos em movimento, formuladas por Isaac."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google