A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROGRAMA FAÇA UM AMIGO NO TRÂNSITO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROGRAMA FAÇA UM AMIGO NO TRÂNSITO"— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMA FAÇA UM AMIGO NO TRÂNSITO
“EDUCAR PARA O TRÂNSITO. EDUCAR PARA A VIDA.” PROJETO AGENTE DE TRÂNSITO PALESTRANTE

2 O PROJETO Os Agentes de Trânsito que atuam em Balneário Camboriú, além de cuidarem da organização e da fiscalização do trânsito, são responsáveis também pelas questões educativas, onde os mesmos têm o compromisso de difundir as regras e normas de segurança e Educação para o Trânsito a toda população e aos turistas que visitam nosso município. Desta forma, estarão oportunizando as mudanças de comportamento no trânsito, através de um processo de conscientização sobre o respeito às suas leis, envolvendo alunos, pais e comunidade escolar num trabalho preventivo através de palestras, ações e atividades que são realizadas nas escolas municipais, estaduais e particulares e em outras entidades ou órgãos.

3 FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO
Para atuarem como AGENTES PALESTRANTES, ou seja, para estarem aptos a efetivarem as ações e atividades referentes à Educação para o Trânsito, além das aulas de capacitação específicas durante o curso de formação, os Agentes participaram de uma capacitação para AGENTES DE TRÂNSITO PALESTRANTES, ministrada pela Escola Pública de Trânsito - SETERB – de Blumenau. No cronograma do curso foram abordados temas como: Abordagem Educativa de acordo com o CTB; Dinâmica de Grupo e Oratória; Conteúdos de Educação para o Trânsito e Cidadania a serem abordados na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio; Utilização de recursos audiovisuais, multimídia e outros. 

4 EQUIPE A equipe de Agentes Palestrantes, a princípio, formada por sete profissionais, que atuam em duas atividades:AGENTES PALESTRANTES: são os Agentes de Trânsito responsáveis pelas palestras, atividades na Mini-Cidade de Trânsito e outras ações e atividades educativas Agente Cidnei; Agente Suzan; Pedagoga Profª. Karine AGENTES MONITORES DO PROJETO ALUNO-GUIA: são os Agentes de Trânsito responsáveis pela seleção, treinamento, acompanhamento e desenvolvimento de todas as atividades do Projeto Aluno-Guia nas escolas. Agente Lessandro; Agente Márcio; Agente Suzan

5 PALESTRAS EDUCATIVAS As palestras visam proporcionar aos participantes, tais como, alunos, professores, pais de alunos, motoristas de ônibus, taxistas, motociclistas etc, momentos de análise e de reflexão sobre os mais diversos aspectos relacionados ao trânsito, oportunizando aprendizagens que possibilitem a visão e a vivência ao universo das relações humanas e do convívio social em busca da humanização do trânsito. Utilizando nas palestras uma linguagem acessível para cada faixa etária, através de recursos como lâminas, vídeos, músicas, brincadeiras, jogos educativos, cartazes e outras atividades, os Agentes Palestrantes, transmitem aos alunos, noções básicas de segurança no trânsito, que possam promover uma maior conscientização sobre a necessidade do efetivo cumprimento das regras e leis de trânsito na constante busca pela preservação da integridade física de todos os cidadãos.

6 ATIVIDADES NA MINI-CIDADE DE TRÂNSITO
ATIVIDADES NA MINI-CIDADE DE TRÂNSITO A Mini-Cidade de Trânsito é um espaço temático que reproduz o trânsito de verdade, com ruas, sinalizações, semáforos, etc. e foi criado para que os alunos possam vivenciar situações do cotidiano que ocorrem no trânsito. Após aula teórica, realizada através de vídeos, lâminas, debates e questionamentos os alunos circulam pelas ruas da Mini-Cidade de Trânsito, tanto como pedestres quanto como motoristas e passageiros, observando o cumprimento das regras básicas de conduta e segurança no trânsito que lhes foram transmitidas, procurando respeitar a sinalização ali existente, semafórica, horizontal, vertical, gestual e sonora.

7 Além das palestras, atividades na
Mini-Cidade e outras ações, os Agentes Palestrantes são responsáveis pelo acompanhamento do Projeto Aluno-Guia, nas escolas onde o mesmo é desenvolvido. AGENDAMENTO Para maiores informações sobre o Projeto e para fazer o agendamento, tanto das palestras quanto das atividades na Mini-Cidade de Trânsito, entre em contato conosco, através de: telefone (47) ou com o Setor Pedagógico de Educação para o Trânsito


Carregar ppt "PROGRAMA FAÇA UM AMIGO NO TRÂNSITO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google