A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ATIVIDADES PRÁTICAS As atividades práticas tem o propósito em oferecer ao aluno experiências, quer sejam motoras, sociais, de entretenimento, recreativas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ATIVIDADES PRÁTICAS As atividades práticas tem o propósito em oferecer ao aluno experiências, quer sejam motoras, sociais, de entretenimento, recreativas."— Transcrição da apresentação:

1 ATIVIDADES PRÁTICAS As atividades práticas tem o propósito em oferecer ao aluno experiências, quer sejam motoras, sociais, de entretenimento, recreativas ou até mesmo lúdicas. As atividades podem ainda ter seu papel educacional, porém nem sempre deverá estar explícito no primeiro momento em que foi introduzida.

2 SOCIALIZAÇÃO Adequar-se a vida em grupo com percepção de direitos, limites e solidariedade. AGRUPAR-SE OU INTEGRAR-SE NA SOCIEDADE

3 JOGO Recreação individual ou em grupo, atividade mental ou física regida por regras e que envolve alguma forma de competição ou de aposta. É uma forma de competição prazerosa cujo resultado é deteminado por habilidades motoras, estratégias ou chances, empregadas simplesmente ou em combinação.

4 DIFERENTES TIPOS DE JOGO
JOGOS SIMBÓLICOS JOGOS DRAMÁTICOS JOGOS PRÉ DESPORTIVOS JOGOS DE SALÃO JOGOS ESPORTIVOS JOGOS CALMANTES

5 BRINCADEIRA BRINCADEIRA PEDAGÓGICA > a brincadeira é considerada pedagógica quando relacionada a aspectos de ensinamento de sala de aula, ou aprendizagens escolares, na maioria das vezes vem articulado a idéias de alfabetização. Na verdade, isso é um esforço para dar um tom mais agradável ao que se ensina. Uma idéia de ‘atividade lúdica” aparece intimamente relacionada a uma idéia de fazer com prazer.

6 BRINCADEIRA RECREATIVA: denominada como recreação ou atividade recreativa, normalmente está relacionada a uma idéia funcional de ocupação do tempo livre, ou desgaste da energia acumulada. Considerada também como atividade espontânea e prazerosa por meio das quais as crianças entrariam em contato com o ambiente e com os objetos, fundamentais para o seu desenvolvimento.

7 BRINCADEIRAS LIVRES: essa denominação é utilizada para os momentos em que a criança brinca sem a interferência direta do adulto, deixando que elas mesmas escolham e construam suas brincadeiras. Reforça o discurso que procura valorizar a autonomia das crianças sem que, na maioria das vezes se tenha uma definição clara das ações que elas estão realizando, pois mesmo no momento lúdico, a criança terá conflitos que não saberá enfrenta-los ainda.

8 BRINCADEIRA DIRIGIDA:acredita-se que exista uma maneira considerada certa de como brincar. Isso vem com a idéia de que as crianças não sabem muitas brincadeiras ou não sabem brincar de maneira correta, o que inclui gestos que devem fazer, regras que devem respeitar e o comportamento que devem ter durante a brincadeira. O objetivo principal dessa abordagem é; ensinar a brincadeira mas não a essência do brincar.

9 BRINCAR PELO BRINCAR: buscando superar posturas hierárquicas que secundarizam o brincar em relação a outras aprendizagens ditas escolares e procurando contrapor-se a uma idéia de uso pedagógico da brincadeira, lança-se mão de uma idéia abstrata e idealizada do brincar e da infância, na qual os conflitos e as tensões não são considerados nas relações. Sobressai uma concepção do brincar relacionado a idéia de relaxamento, prazer, distensão e autonomia individual. “que mal existe em apenas em se divertir”.

10 AS VEZES O BRINCAR VIRA OBRIGAÇÃO E DEIXA DE SER BRINCADEIRA

11 ATIVIDADES REALIZADAS
BINGO DAS FRUTAS / NOMES / HUMANO ESTÁTUA / AFINIDADES DIFERENTES TIPOS DE PRÉ AQUECIMENTO Passo de elefante Pegas variados (sem material) Diferentes travessias Volta calma (Siga o mestre)

12 ATIVIDADES COM MATERIAIS
Rabo de gato Bolas entre as pernas Atividades com corda (Barreira / pega pega) Pega pega com bola

13 PRÉ - DESPORTIVO QUEIMADA: 10 PASSES PEGAS COM BOLA FLAG BOL QUIQUIBOL
PIC BANDEIRA VÔLEI CÂMBIO BASQUETE DA CADEIRA


Carregar ppt "ATIVIDADES PRÁTICAS As atividades práticas tem o propósito em oferecer ao aluno experiências, quer sejam motoras, sociais, de entretenimento, recreativas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google