A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola de Frankfurt.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola de Frankfurt."— Transcrição da apresentação:

1 Escola de Frankfurt

2 Conceitos Fundamentais:
Cultura de massa: Cultura destinada ao povo que não reflete e pensa, com o objetivo de alcançar o maior número de pessoas. Desse modo, acaba possuindo caráter irreflexivo. O povo (massa) consome a cultura como se fosse um produto (mercadoria). Indústria cultural: a produção artística que deveria ser guiada pelo espírito humano livre, acaba condenado a obtenção de lucro. Nesse sentido, a arte é uma mercadoria que é produzida em uma grande indústria cultural.

3 Problemas da indústria cultural
Acaba se tornando uma indústria do puro divertimento, da distração e, por isso mesmo, da perpetuação das atuais condições de existência. A arte pode e deve ser transformadora e mudar o estado atual, criticar o estado atual. Arte não preocupada com a educação estética, mas apenas com a venda de produtos. Artísticas escravos e dominados pelo mercado. Cultura de massa x cultura popular. A cultura popular não deve ser identificada como cultura de massa.

4 Andy Warhol (Idéia de Mercadoria)

5 Andy Warhol (idéia de repetição)

6 Andy Warhol (Idéia de figuras importantes como venda de produtos
Andy Warhol (Idéia de figuras importantes como venda de produtos. Ser humano = objeto de consumo)

7 Interpretação de texto:
“A arte é filha da liberdade e quer ser legislada pela necessidade do espírito, não pela carência da matéria. Hoje, porém, a carência impera e curva em seu jugo tirânico a humanidade caída. O proveito (a vantagem, o lucro) é o grande ídolo do tempo; quer ser servido por todas as forças e cultuado por todos os talentos. Nesta balança grosseira o mérito espiritual da Arte não pesa, e ela roubada de todo estímulo, desaparece no ruidoso mercado do século.” Friedrich Schiller.


Carregar ppt "Escola de Frankfurt."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google