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1 Gestão estratégica da Cemig : visão do acionista majoritário GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Dr. Wilson Brumer Secretário do Desenvolvimento Econômico.

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1 1 Gestão estratégica da Cemig : visão do acionista majoritário GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Dr. Wilson Brumer Secretário do Desenvolvimento Econômico

2 2 Organograma da SEDE Estrutura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico

3 3 Trabalho Integrado COMIG CEMIG Gasmig Infovias BDMG INDI CDI JUCEMG Parcerias/Apoios Imprensa Sociedade Demais Secretarias

4 4 Situação atual Análise de cenários Construção da visão de longo prazo Definição dos princípios e da estratégia de gestão de desenvolvimento Portfólio projetos estruturantes indução ao desenvolvimento regional rumo ao futuro desejado Estratégias de desenvolvimento

5 5 A partir do baricentro mercadológico do triângulo BH-SP-RJ, traçando-se uma circunferência com 800 km de raio, estão nela inseridos cerca de:  48% da população brasileira  58% do PIB nacional  62% das vendas a varejo no Brasil Fonte: INDI Potencial Econômico de Minas Gerais

6 6 Estrutura do PIB Preços Correntes% ( ) Fonte: Fundação João Pinheiro / Elaboração: SUCS – Diretoria de Comércio da SEDE % Total PIB (2001)PIB per capita% MG/BRA R$ 115 bilhõesR$ bilhões9,62

7 7 Destino ( ) Destino ( ) Exportações em Minas Gerais Exportações em Minas Gerais Por setor (2002) Fonte: SAI

8 8 Principais Produtos Exportados Minas Gerais (2003) – US$ M FOB OrdemProdutosUS$ M (FOB) % 1Minérios de ferro não aglomerados32119,62 2Café não torrado, descafeinado em grãos22113,51 3Pasta química de madeira 825,02 4Billets de ferro / aço784,77 5Ferro fundido bruto não ligado653,96 6Ferronióbio543,31 7Ouro em barras, fios, maciço432,61 8Outros silícios41 2,48 9Produtos semimanufaturados de ferro / aço 291,77 10Automóveis c/ motores explosão cm³ 26 1,57 Fonte: MDIC / SECEX – Elaboração: SUCS / Diretoria de Comércio da SEDE

9 9 Situação atual Análise de cenários Construção da visão de longo prazo Definição dos princípios e da estratégia de gestão de desenvolvimento Portfólio projetos estruturantes indução ao desenvolvimento regional rumo ao futuro desejado Estratégias de desenvolvimento

10 10 Visão “A visão de longo prazo que nos inspira é tornar Minas Gerais o melhor Estado para viver. Este será o objetivo final de todo o esforço do nosso Governo.” (Governador Aécio Neves)

11 11 Missão  Melhoria de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) O IDH de MG é o 11º entre as unidades federativas (Minas com 0,766, enquanto a média nacional é de 0,769)

12 12  Promover o desenvolvimento econômico e social em bases sustentáveis  Reorganizar e modernizar a administração pública estadual  Recuperar o vigor político de Minas Gerais Opções estratégicas

13 13 Paradigma dos conceitos de gestão em MG  Estado promotor / facilitador / descomplicador  Senso de iniciativa, ousadia e inovação  Administração pública empreendedora

14 14 Orientação estratégica para a Cemig Visão do acionista majoritário

15 15 Princípios Básicos Agregação de valor Crescimento sustentado Fóco no negócio eletricidade Situação financeira sólida Altos padrões éticos Correta interação com o meio ambiente

16 16 Abrangência Novos negócios sem restrição geográfica Competição por novos clientes também fora dos limites do Estado de Minas Gerais. Parcerias com investidores nacionais e internacionais

17 17 Atitude Proativa na busca de soluções para os clientes Reconstrução de imagem empresarial baseada na inovação, criatividade e emprego de tecnologia de ponta Melhores práticas de governança corporativa Competitiva

18 18 Revisão dos principais planos empresariais Gasmig –Parceria Petrobras e nova opção de suprimento –Atendimento Triângulo, Sul e Vale do Aço –Extensão do atendimento a todo estado –Estrutura de financiamento que garanta expansão –Sustentabilidade do crescimento –Viabilização do suprimento à demanda de gás natural

19 19 Revisão dos principais planos empresariais Infovias –Reavaliação e análise do plano negócio Quanto investir Sinergias –Decisão de permanência ou saída Outsourcing?

20 20 Novo ciclo de Planejamento Estratégico Definir perfil Cemig do futuro Acompanhar aderência do planejamento empresarial ao modelo do setor Implementar as expansões –Geração –Transmissão –Distribuição –Gás

21 21 Revisão dos principais planos empresariais Expansão dos negócios G, T, e Gas –Avaliação da rentabilidade dos projetos –Avaliação de cenários de oferta de energia e preços no longo prazo –Busca de parceiros –Maximização do uso dos recursos operacionais

22 22 Revisão dos principais planos empresariais Expansão do negócio Distribuição Atendimento ao consumidor compatível com a imagem da empresa Universalização do atendimento conforme estabelecido na regulamentação Adequação de custos operacionais ao padrão tarifário Cuscar desempenho operacional compatível com padrão internacional

23 23 Participar ativamente do processo de revisão da estrutura regulatória Influir nas decisões: acesso aos formuladores da nova política regulatória Defender os interesses da empresa: –Reduzir a exposição de risco operacional –Eliminar restrições ao crescimento –Competição justa –Manutenção da estrutura negocial integrada mesmo com visão empresarial voltada por negócio

24 24 Implementar novas práticas de governança corporativa Profissionalizar a gestão nas participações e subsidiárias Participação dos preferencialistas no CA Incorporação das práticas requeridas pela Lei Sarbanes Oxley Maior transparência no acesso às informações sobre a empresa através de : –Website –Ações para estender acesso aos pequenos investidores

25 25 Rever os planos financeiros Plano quinquenal de negócios Politica de dividendos Plano de financiamento das atividades empresariais –Capital de giro –Financiamento de novos projetos Plano de administração da dívida –Alongamento do perfil –Politica de hedge –Obtenção classificação de risco compatível com os princípios empresariais –Rolagem Planejamento fiscal

26 26 Buscar a excelência operacional Compatibilizar menores custos com prestação de serviços de qualidade aos consumidores Implementar mediadas para a redução do custo operacional adequando-o ao modelo adotado no processo de revisão tarifária Buscar a ampliação do atendimento aos consumidores sujeitos à competição visando a fidelização e otimização dos recursos operacionai Emprego de tecnologia de ponta –Enfase em automação de processos

27 27 Buscar a valorização dos ativos da empresa Solução definitiva para a CRC –Federalização –Busca de alternativas Utilização dos direitos concedidos no âmbito do acordo geral do setor Redução da inadimplência Redução dos estoques Aplicação eficiente dos recursos de caixa: maximização do retorno

28 28 Gestão estratégica da Cemig : visão do acionista majoritário GOVERNO DO ESTADO DE merMINAS GERAIS Dr. Wilson Brumer Secretário do Desenvolvimento Economico


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