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GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS

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Apresentação em tema: "GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS"— Transcrição da apresentação:

1 GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Gestão estratégica da Cemig : visão do acionista majoritário Dr. Wilson Brumer Secretário do Desenvolvimento Econômico GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS

2 Estrutura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Organograma da SEDE

3 Trabalho Integrado Parcerias/Apoios Imprensa BDMG INDI JUCEMG COMIG
CEMIG Gasmig Infovias BDMG INDI CDI JUCEMG Sociedade Demais Secretarias

4 Construção da visão de longo prazo
Estratégias de desenvolvimento Análise de cenários Construção da visão de longo prazo Situação atual Portfólio projetos estruturantes indução ao desenvolvimento regional rumo ao futuro desejado Definição dos princípios e da estratégia de gestão de desenvolvimento

5 Potencial Econômico de Minas Gerais 48% da população brasileira
A partir do baricentro mercadológico do triângulo BH-SP-RJ, traçando-se uma circunferência com 800 km de raio, estão nela inseridos cerca de: 48% da população brasileira 58% do PIB nacional 62% das vendas a varejo no Brasil Fonte: INDI

6 Estrutura do PIB Preços Correntes% (1975-2001) Total PIB (2001)
PIB per capita % MG/BRA R$ 115 bilhões R$ bilhões 9,62 Fonte: Fundação João Pinheiro / Elaboração: SUCS – Diretoria de Comércio da SEDE

7 Exportações em Minas Gerais Por setor (2002) Destino (1999-2002)
Fonte: SAI Destino ( )

8 Principais Produtos Exportados
Minas Gerais (2003) – US$ M FOB Ordem Produtos US$ M (FOB) % 1 Minérios de ferro não aglomerados 321 19,62 2 Café não torrado, descafeinado em grãos 221 13,51 3 Pasta química de madeira 82 5,02 4 Billets de ferro / aço 78 4,77 5 Ferro fundido bruto não ligado 65 3,96 6 Ferronióbio 54 3,31 7 Ouro em barras, fios, maciço 43 2,61 8 Outros silícios 41 2,48 9 Produtos semimanufaturados de ferro / aço 29 1,77 10 Automóveis c/ motores explosão cm³ 26 1,57 Fonte: MDIC / SECEX – Elaboração: SUCS / Diretoria de Comércio da SEDE

9 Construção da visão de longo prazo
Estratégias de desenvolvimento Análise de cenários Construção da visão de longo prazo Situação atual Portfólio projetos estruturantes indução ao desenvolvimento regional rumo ao futuro desejado Definição dos princípios e da estratégia de gestão de desenvolvimento

10 (Governador Aécio Neves)
Visão “A visão de longo prazo que nos inspira é tornar Minas Gerais o melhor Estado para viver. Este será o objetivo final de todo o esforço do nosso Governo.” (Governador Aécio Neves)

11 Missão Melhoria de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)
O IDH de MG é o 11º entre as unidades federativas (Minas com 0,766, enquanto a média nacional é de 0,769)

12 Promover o desenvolvimento econômico e social em bases sustentáveis
Reorganizar e modernizar a administração pública estadual Recuperar o vigor político de Minas Gerais Opções estratégicas

13 Paradigma dos conceitos de gestão em MG
Estado promotor / facilitador / descomplicador Senso de iniciativa, ousadia e inovação Administração pública empreendedora

14 Orientação estratégica para a Cemig
Visão do acionista majoritário

15 Princípios Básicos Agregação de valor Crescimento sustentado
Fóco no negócio eletricidade Situação financeira sólida Altos padrões éticos Correta interação com o meio ambiente

16 Abrangência Novos negócios sem restrição geográfica
Competição por novos clientes também fora dos limites do Estado de Minas Gerais. Parcerias com investidores nacionais e internacionais

17 Atitude Proativa na busca de soluções para os clientes
Reconstrução de imagem empresarial baseada na inovação, criatividade e emprego de tecnologia de ponta Melhores práticas de governança corporativa Competitiva

18 Revisão dos principais planos empresariais
Gasmig Parceria Petrobras e nova opção de suprimento Atendimento Triângulo, Sul e Vale do Aço Extensão do atendimento a todo estado Estrutura de financiamento que garanta expansão Sustentabilidade do crescimento Viabilização do suprimento à demanda de gás natural

19 Revisão dos principais planos empresariais
Infovias Reavaliação e análise do plano negócio Quanto investir Sinergias Decisão de permanência ou saída Outsourcing?

20 Novo ciclo de Planejamento Estratégico
Definir perfil Cemig do futuro Acompanhar aderência do planejamento empresarial ao modelo do setor Implementar as expansões Geração Transmissão Distribuição Gás

21 Revisão dos principais planos empresariais
Expansão dos negócios G, T, e Gas Avaliação da rentabilidade dos projetos Avaliação de cenários de oferta de energia e preços no longo prazo Busca de parceiros Maximização do uso dos recursos operacionais

22 Revisão dos principais planos empresariais
Expansão do negócio Distribuição Atendimento ao consumidor compatível com a imagem da empresa Universalização do atendimento conforme estabelecido na regulamentação Adequação de custos operacionais ao padrão tarifário Cuscar desempenho operacional compatível com padrão internacional

23 Participar ativamente do processo de revisão da estrutura regulatória
Influir nas decisões: acesso aos formuladores da nova política regulatória Defender os interesses da empresa: Reduzir a exposição de risco operacional Eliminar restrições ao crescimento Competição justa Manutenção da estrutura negocial integrada mesmo com visão empresarial voltada por negócio

24 Implementar novas práticas de governança corporativa
Profissionalizar a gestão nas participações e subsidiárias Participação dos preferencialistas no CA Incorporação das práticas requeridas pela Lei Sarbanes Oxley Maior transparência no acesso às informações sobre a empresa através de : Website Ações para estender acesso aos pequenos investidores

25 Rever os planos financeiros
Plano quinquenal de negócios Politica de dividendos Plano de financiamento das atividades empresariais Capital de giro Financiamento de novos projetos Plano de administração da dívida Alongamento do perfil Politica de hedge Obtenção classificação de risco compatível com os princípios empresariais Rolagem Planejamento fiscal

26 Buscar a excelência operacional
Compatibilizar menores custos com prestação de serviços de qualidade aos consumidores Implementar mediadas para a redução do custo operacional adequando-o ao modelo adotado no processo de revisão tarifária Buscar a ampliação do atendimento aos consumidores sujeitos à competição visando a fidelização e otimização dos recursos operacionai Emprego de tecnologia de ponta Enfase em automação de processos

27 Buscar a valorização dos ativos da empresa
Solução definitiva para a CRC Federalização Busca de alternativas Utilização dos direitos concedidos no âmbito do acordo geral do setor Redução da inadimplência Redução dos estoques Aplicação eficiente dos recursos de caixa: maximização do retorno

28 GOVERNO DO ESTADO DE merMINAS GERAIS
Gestão estratégica da Cemig : visão do acionista majoritário Dr. Wilson Brumer Secretário do Desenvolvimento Economico GOVERNO DO ESTADO DE merMINAS GERAIS


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