A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

" Como eu vos Amei, Amai-vos uns aos outros... "

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "" Como eu vos Amei, Amai-vos uns aos outros... ""— Transcrição da apresentação:

1 " Como eu vos Amei, Amai-vos uns aos outros... "
O AMOR NA BÍBLIA " Como eu vos Amei, Amai-vos uns aos outros... " Jo 15, 12

2 AMOR Evangelho segundo São João JESUS Nós Fruto União 2 1 Capítulo
Jesus é a VIDEIRA, Deus o AGRICULTOR… Nós somos os RAMOS…aqueles que por obrigação devem dar fruto… …Fruto este que surge da UNIÃO dos ramos com a sua VIDEIRA… JESUS 2 Evangelho segundo São João 1 Nós AMOR Capítulo 15, 1-17 3 Para além de nos amarmos, como Ele nos amou, é preciso renovar, renascer… …quando somos como que “podados” para dar mais FRUTO, assim também a nossa relação com o próximo tem de renascer e se renovar… …para crescermos no Amor e na Fé, evoluirmos e continuarmos a permanecer no Amor de Deus… Para permanecermos no Amor de Deus e continuarmos unidos a Jesus, como os ramos bons e sãos se ligam à videira: tem de haver uma ENTREGA da nossa parte, como a do agricultor pela sua vinha; -temos de ABRIR o nosso coração…estarmos receptivos; -deixar entrar o Amor de Deus e, como Ele nos amou, amarmo-nos uns aos outros… Pois quem não abre o coração a Jesus e não dá a oportunidade de dar fruto, não Ama e não está unido a Jesus… Fruto 4 União

3 "O amor tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta
"O amor tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor não acaba nunca." 1 Cor 12, 31 Sabias que… …A palavra Amor aparece 94 vezes em todo o Novo Testamento?

4 Reflexão / Actividade Depois de reflectirmos e aproveitarmos o momento de hoje para pensar melhor sobre o que o evangelho de João nos quer transmitir… …vamos fazer a actividade do grupo de hoje? =) O que o António e a Maria (leia-se, o casal mais in love do século…) nos propõem fazer é simples: - depois de ouvirmos tantas citações bíblicas e porque o tema é O Amor na Bíblia, corações em cartolina vermelhinhos foram cortados pela Maria com tanta dedicação, para que, em cada um deles, e por cada um de NóS, fossem escritas as citações bíblicas TOP14 (daquelas que mais gostámos). Se acabarem por ser iguais não há qualquer problema! Entretanto, o giro da coisa é no fim trocarmos o nosso coração com a pessoa que estiver ao nosso lado direito…ou seja, adivinhem lá porque é que o António se sentou ao lado esquerdo da Maria?...LOL Espero que gostem!!!

5 AT Gn 2, 18-24 Antigo Testamento
A mulher - 18O SENHOR Deus disse: «Não é conveniente que o homem esteja só; vou dar-lhe uma auxiliar semelhante a ele.» 19Então, o SENHOR Deus, após ter formado da terra todos os animais dos campos e todas as aves dos céus, conduziu-os até junto do homem, a fim de verificar como ele os chamaria, para que todos os seres vivos fossem conhecidos pelos nomes que o homem lhes desse. 20O homem designou com nomes todos os animais domésticos, todas as aves dos céus e todos os animais ferozes; contudo, não encontrou auxiliar semelhante a ele. 21Então, o SENHOR Deus fez cair sobre o homem um sono profundo; e, enquanto ele dormia, tirou-lhe uma das suas costelas, cujo lugar preencheu de carne. 22Da costela que retirara do homem, o SENHOR Deus fez a mulher e conduziu-a até ao homem. 23Então, o homem exclamou: «Esta é, realmente, osso dos meus ossos e carne da minha carne. Chamar-se-á mulher, visto ter sido tirada do homem!» 24Por esse motivo, o homem deixará o pai e a mãe, para se unir à sua mulher; e os dois serão uma só carne. AT Antigo Testamento Sabias que… …e que dessas 94 vezes, 31 nos escritos de João?

6

7 Ex 3, 6-22 6E continuou: «Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacob.» Moisés escondeu o seu rosto, porque tinha medo de olhar para Deus. 7O SENHOR disse: «Eu bem vi a opressão do meu povo que está no Egipto, e ouvi o seu clamor diante dos seus inspectores; conheço, na verdade, os seus sofrimentos. 8Desci a fim de o libertar da mão dos egípcios e de o fazer subir desta terra para uma terra boa e espaçosa, para uma terra que mana leite e mel, terra do cananeu, do hitita, do amorreu, do perizeu, do heveu e do jebuseu. 9E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel chegou até mim, e vi também a tirania que os egípcios exercem sobre eles. 10E agora, vai; Eu te envio ao faraó, e faz sair do Egipto o meu povo, os filhos de Israel.» 11Moisés disse a Deus: «Quem sou eu para ir ter com o faraó e fazer sair os filhos de Israel do Egipto?» 12Ele disse: «Eu estarei contigo. Este é para ti o sinal de que Eu te enviei: quando tiveres feito sair o povo do Egipto, servireis a Deus sobre esta montanha.» 13Moisés disse a Deus: «Eis que eu vou ter com os filhos de Israel e lhes digo: 'O Deus dos vossos pais enviou-me a vós'. Eles dir-me-ão: 'Qual é o nome dele?' Que lhes direi eu?» 14Deus disse a Moisés: «EU SOU AQUELE QUE SOU.» Ele disse: «Assim dirás aos filhos de Israel: 'Eu sou' enviou-me a vós!» 15Deus disse ainda a Moisés: «Assim dirás aos filhos de Israel: 'O SENHOR, Deus dos vossos pais, Deus de Abraão, Deus de Isaac e Deus de Jacob, enviou-me a vós: este é o meu nome para sempre, o meu memorial de geração em geração'. 16Vai, reúne os anciãos de Israel e diz-lhes: 'O SENHOR, Deus dos vossos pais, Deus de Abraão, de Isaac e de Jacob, apareceu-me e disse: Observei-vos com atenção e vi o que vos tem sido feito no Egipto, 17e Eu disse para comigo: Far-vos-ei subir da opressão do Egipto para a terra do cananeu, do hitita, do amorreu, do perizeu, do heveu, do jebuseu, para a terra que mana leite e mel'. 18Eles escutarão a tua voz, e tu irás, tu e os anciãos de Israel, à presença do rei do Egipto, e dir-lhe-eis: 'O SENHOR, Deus dos hebreus, saiu ao nosso encontro; e agora permite-nos fazer uma peregrinação de três dias pelo deserto, para oferecermos sacrifícios ao SENHOR, nosso Deus.' 19Eu bem sei que o rei do Egipto não vos deixará partir senão obrigado por mão forte. 20Estenderei então a minha mão e ferirei o Egipto com todas as maravilhas que farei no meio dele. Depois disso, deixar-vos-á partir. 21E Eu farei este povo encontrar benevolência aos olhos dos egípcios; e assim, quando partirdes, não ireis de mãos vazias. 22Cada mulher pedirá à sua vizinha e àquela que habita na mesma casa, objectos de prata, objectos de ouro e mantos, que poreis sobre os vossos filhos e sobre as vossas filhas. E assim despojareis os egípcios.»

8 "O amor torna-se cuidado do outro e pelo outro.
Já não se busca a si próprio, não busca a imersão no inebriamento da felicidade; procura, ao invés, o bem do amado: torna-se renúncia, está disposto ao sacrifício, antes procura-o." S.S. Bento XVI Sabias que… …e que dessas 31, 24 nas suas cartas e 7 ao longo do Evangelho?

9 Cântico dos Cânticos 8, 1-14 Se alguém desse toda a riqueza de sua casa para comprar o amor, seria ainda tratado com desprezo. Irmãos 8Temos uma irmã pequenina; ela ainda não tem seios. Que faremos da nossa irmã, quando vierem falar nela? 9Se ela é uma muralha, nela faremos ameias de prata; se é uma porta, reforçá-la-emos com traves de cedro. Ela 10*Sim, eu sou uma muralha e os meus seios são torres. Por isso, a seus olhos me transformei naquela que traz a paz. Ele 11Salomão tinha uma vinha em Baal-Hamon. Confiou a vinha a uns guardas: cada um lhe dava pelo fruto mil siclos de prata. 12*A minha vinha é minha, fica comigo; para ti, Salomão, fiquem os mil siclos, e mais duzentos para os que lhe guardam o fruto. 13Estás sentada no meio dos jardins e os companheiros escutam a tua voz. Deixa-me também ouvir-te. Ela 14Corre, meu amado! Sê como um gamo ou um filhote de gazela, pelos montes perfumados. Parábolas do amor 1Quem dera fosses meu irmão, amamentado aos seios da minha mãe! Ao encontrar-te na rua beijar-te-ia, sem censura de ninguém. 2Eu te levaria para casa de minha mãe e tu me ensinarias; dar-te-ia a beber do vinho perfumado, do mosto das minhas romãs. 3Com a sua mão esquerda debaixo da minha cabeça, a sua direita me abraça. 4Eu vos conjuro, mulheres de Jerusalém; não desperteis nem perturbeis o meu amor, até que ele queira. Elas 5Quem é essa que sobe do deserto, encostada ao seu amado? Ela Sob a macieira te despertei, lá onde a tua mãe sentiu as dores, onde sentiu as dores a que te deu à luz. 6Grava-me como selo em teu coração, como selo no teu braço, porque forte como a morte é o amor, implacável como o abismo é a paixão; os seus ardores são chamas de fogo, são labaredas divinas. 7Nem as águas caudalosas conseguirão apagar o fogo do amor, nem as torrentes o podem submergir.

10

11 1 Is 9, 1-6 1O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; habitavam numa terra de sombras, mas uma luz brilhou sobre eles. 2Multiplicaste a alegria, aumentaste o júbilo; alegram-se diante de ti como os que se alegram no tempo da colheita, como se regozijam os que repartem os despojos. 3Pois Tu quebraste o seu jugo pesado, a vara que lhe feria o ombro e o bastão do seu capataz, como na jornada de Madian. 4Porque a bota que pisa o solo com arrogância e a capa empapada em sangue serão queimadas e serão pasto das chamas. 5Porquanto um menino nasceu para nós, um filho nos foi dado; tem a soberania sobre os seus ombros, e o seu nome é: Conselheiro-Admirável, Deus herói, Pai-Eterno, Príncipe da paz. 6Dilatará o seu domínio com uma paz sem limites, sobre o trono de David e sobre o seu reino. Ele o estabelecerá e o consolidará com o direito e com a justiça, desde agora e para sempre. Assim fará o amor ardente do SENHOR do universo. Sabias que… é um site que tem músicas que te ajudam a suportar o stress do dia-a-dia?

12 “Permanecei no meu Amor..."
Jo 15, 9

13 Jo 15, 1-17 Unidos a Cristo para dar fruto – 1«Eu sou a videira verdadeira e o meu Pai é o agricultor. 2Ele corta todo o ramo que não dá fruto em mim e poda o que dá fruto, para que dê mais fruto ainda. 3Vós já estais purificados pela palavra que vos tenho anunciado. 4Permanecei em mim, que Eu permaneço em vós. Tal como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, mas só permanecendo na videira, assim também acontecerá convosco, se não permanecerdes em mim. 5Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanece em mim e Eu nele, esse dá muito fruto, pois, sem mim, nada podeis fazer. 6Se alguém não permanece em mim, é lançado fora, como um ramo, e seca. Esses são apanhados e lançados ao fogo, e ardem. 7Se permanecerdes em mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e assim vos acontecerá. 8Nisto se manifesta a glória do meu Pai: em que deis muito fruto e vos comporteis como meus discípulos.» O mandamento do Amor - 9«Assim como o Pai me tem amor, assim Eu vos amo a vós. Permanecei no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como Eu, que tenho guardado os mandamentos do meu Pai, também permaneço no seu amor. 11Manifestei-vos estas coisas, para que esteja em vós a minha alegria, e a vossa alegria seja completa. 12É este o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros como Eu vos amei. 13Ninguém tem mais amor do que quem dá a vida pelos seus amigos. 14Vós sois meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando. 15Já não vos chamo servos, visto que um servo não está ao corrente do que faz o seu senhor; mas a vós chamei-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi ao meu Pai. 16Não fostes vós que me escolhestes; fui Eu que vos escolhi a vós e vos destinei a ir e a dar fruto, e fruto que permaneça; e assim, tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome Ele vo-lo concederá. 17É isto o que vos mando: que vos ameis uns aos outros.» NT Novo Testamento

14

15 Ef 5, 21-32 Cristo e a Igreja: modelo de amor conjugal - 21Submetei-vos uns aos outros, no respeito que tendes a Cristo: 22as mulheres, aos seus maridos como ao Senhor, 23porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da Igreja - Ele, o salvador do Corpo. 24Ora, como a Igreja se submete a Cristo, assim as mulheres, aos maridos, em tudo. 25Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela, 26para a santificar, purificando-a, no banho da água, pela palavra. 27Ele quis apresentá-la esplêndida, como Igreja sem mancha nem ruga, nem coisa alguma semelhante, mas santa e imaculada. 28Assim devem também os maridos amar as suas mulheres, como o seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. 29De facto, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo; pelo contrário, alimenta-o e cuida dele, como Cristo faz à Igreja; 30porque nós somos membros do seu Corpo. 31Por isso, o homem deixará o pai e a mãe, unir-se-á à sua mulher e serão os dois uma só carne. 32Grande é este mistério; mas eu interpreto-o em relação a Cristo e à Igreja.

16 “Aquele que não ama não chegou a conhecer a Deus, pois Deus é amor.”
1 Jo 4, 8

17 1 Jo 4, 7-21 É preciso amar, pois Deus é amor - 7Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus, e todo aquele que ama nasceu de Deus e chega ao conhecimento de Deus. 8Aquele que não ama não chegou a conhecer a Deus, pois Deus é amor. 9E o amor de Deus manifestou-se desta forma no meio de nós: Deus enviou ao mundo o seu Filho Unigénito, para que, por Ele, tenhamos a vida. 10É nisto que está o amor: não fomos nós que amámos a Deus, mas foi Ele mesmo que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de expiação pelos nossos pecados. 11Caríssimos, se Deus nos amou assim, também nós devemos amar-nos uns aos outros. 12A Deus nunca ninguém o viu; se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós e o seu amor chegou à perfeição em nós. 13Damos conta de que permanecemos nele, e Ele em nós, por nos ter feito participar do seu Espírito. 14Nós o contemplámos e damos testemunho de que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo. 15Quem confessar que Jesus Cristo é o Filho de Deus, Deus permanece nele e ele em Deus. 16Nós conhecemos o amor que Deus nos tem, pois cremos nele. Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele. 17É nisto que em nós o amor se mostra perfeito: em estarmos cheios de confiança no dia do juízo, pelo facto de sermos neste mundo como Ele foi. 18No amor não há temor; pelo contrário, o perfeito amor lança fora o temor; de facto, o temor pressupõe castigo, e quem teme não é perfeito no amor. 19Nós amamos, porque Ele nos amou primeiro. 20Se alguém disser: «Eu amo a Deus», mas tiver ódio ao seu irmão, esse é um mentiroso; pois aquele que não ama o seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. 21E nós recebemos dele este mandamento: quem ama a Deus, ame também o seu irmão.

18 A música do “momento” Timo Tolkki with Michael Kiske (vocalista) – The Key To The Universe is love Another day, is passing by Nothing feels the same anymore I see it clear, without fear Complete order in my life As I look into the blue sky I feel so much alive I have never felt like this before We are the same, everywhere We just want to be loved We are confused, we are scared Still we have to find our own way Life is not always very easy, there is time when it all fells black But I tell you that there is always a way And the key to the universe is love And this key could free the mankind Trust yourself The voice within will guide you on your path of life The key to the universe is love (solo) And the key to the universe is love And this key could free the mankind Trust yourself The voice within will guide you on your path of life The key to the universe is love


Carregar ppt "" Como eu vos Amei, Amai-vos uns aos outros... ""

Apresentações semelhantes


Anúncios Google