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Técnicas Digitais e de Microprocessadores II Síntese de Circuitos Seqüenciais TDM II.

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Apresentação em tema: "Técnicas Digitais e de Microprocessadores II Síntese de Circuitos Seqüenciais TDM II."— Transcrição da apresentação:

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2 Técnicas Digitais e de Microprocessadores II Síntese de Circuitos Seqüenciais TDM II

3 Prof. Corradi Exemplo de projeto completo - incluindo especificação inicial - usando flip-flops JK 1. Especificação inicial Problema: Problema: construir um circuito que, tendo uma entrada, a) a) pisque uma lâmpada a cada 2 pulsos positivos de entrada b) b) deixe a lâmpada permanentemente acesa após 10 pulsos positivos da entrada (E) Entrada Saída (Y) Clock = 1 Lâmpada Acesa = 0 Lâmpada Apagada

4 Prof. Corradi O Circuito será síncrono A cada transição positiva do clock, verifica-se a entrada E E = 1 veio pulso E = 0 não veio pulso cada pulso de E deve ser contado exatamente uma vez não pode ser perdido não pode ser contado em dobro pulsos de E devem ter duração superior ao período do clock deve haver mecanismo que desabilite contagem enquanto E não volta ao valor 0 lâmpada piscará pela duração do período do clock

5 Prof. Corradi Construção de um Fluxograma de Estados novo estado testes ações executadas no estado corrente

6 Prof. Corradi Fluxograma de Estados A cada transição positiva do clock o sistema avança para um próximo estado LÂMPADA APAGADA S0 S1 E=1 S N E=1 S N LÂMPADA ACESA S3 Cont=10 S N LÂMPADA APAGADA LÂMPADA ACESA S2 CONTADOR = CONTADOR + 2

7 Prof. Corradi Como tratar o contador ? Como tratar o contador ? - Acrescentar uma saída C = 0 nenhuma ação = 1 Contador = Contador Acrescentar uma entrada T (teste) = 0 Contador ≠ 10 = 1 Contador = 10 Separação entre Bloco Operacional e Bloco de Controle Bloco Operacional : onde estão o contador e o comparador Bloco de Controle : é o que estamos projetando B C B O Y E C T

8 Prof. Corradi 2. Máquinas de Mealy e Moore exemplos das aulas anterioresexemplos das aulas anteriores - saídas = f (estado atual, entradas ) Máquina de Mealy exemplo da lâmpadaexemplo da lâmpada - valor da saída (lâmpada acesa / apagada) depende apenas do estado atual - saídas = f (estado atual ) Máquina de Moore - isto ficará evidente no diagrama e na tabela de estados

9 Prof. Corradi 3. Diagrama de Estados (FSM) - Moore S10,0 S00,0 S21,1 T=1 T=0 S31,X E=X E=X T=X T=X E=0 Si SiY,C Contador + 2 LâmpadaEstado X = don’t care E=1 E=0 E=1

10 Prof. Corradi 4. Tabela de transição EntradasEstado Atual Próximo Estado Saídas E TYC 0XS0 00 1X S100 0X 00 1X S200 X0 S011 X1S2S31X XX 1x Codificação: S0 = 00 S1 = 01 S2 = 10 S3 = 11

11 Prof. Corradi 5. Tabela da Verdade – (Memória usada – FF JK) EntradasEstado Atual Próximo EstadoSaídasEntradas para os FF’s ETQ1Q0Q1+tQ0+tYCJ1K1J0K0 0X X0X 0X XX0 1X X1X 1X XX1 X X10X X011111XX0X0 X110111XX01X X111111XX0X0

12 Prof. Corradi 6. Simplificação – Utilizando Mapa K Será utilizado o custo mínimo, ou seja, utilizaremos os Dont’ cares. J1=Q0.E K1 = Q0’.T’ J0 = Q1’.E + Q1.T K0 = Q1’.E Y = C = Q1

13 Prof. Corradi 7. Circuito Lógico final


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