A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Caso: Será que a indústria fonográfica consegue mudar o ritmo?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Caso: Será que a indústria fonográfica consegue mudar o ritmo?"— Transcrição da apresentação:

1 Caso: Será que a indústria fonográfica consegue mudar o ritmo?
Diego Ximenes Fernando Gusmão Pedro Campos Roberta Pepe

2 Abordagem do Caso Lançamento do programa Napster e seus impactos na indústria fonográfica a partir de então. Soluções encontradas para resolver o problema. Necessidade de uma mudança de estratégia na indústria fonográfica como um todo. Impactos gerais.

3 1) Descreva o problema levantado por este caso
1) Descreva o problema levantado por este caso. O que provocou o problema? Quais foram os impactos? Lançamento do Napster: usuários podiam localizar qualquer arquivo MP3 dentro de um bilhão de arquivos armazenados dentro dos computadores de outros membros online, copiando-os gratuitamente em sua máquina. Podiam baixar legalmente material sem direitos autorais registrados, mas reproduzir e distribuir arquivos com copyright é ilegal. Destinatário não está recompensando proprietário pelo uso da propriedade intelectual.

4 Oportunidade enxergada pela Apple: ITunes
2) A indústria fonográfica identificou corretamente o problema e seus aspectos humanos, organizacionais e tecnológicos? Na opinião do grupo, NÃO. Apontaram desaquecimento as economia como principal causa da queda das vendas. Acreditavam que as gravadoras não estavam mais lançando tantos títulos. Tendência de crescimento do mercado era maior para consumidores que utilizavam serviços online. Oportunidade enxergada pela Apple: ITunes

5 Punir cada usuário ou punir o software?
3) De quais soluções contra o download ilegal de músicas se dispunha? Qual é mais efetiva? A solução correta foi a escolhida? Processo da RIAA (representava Universal Music, Sony Music, Warner Music, BMG e EMI) contra o Napster. Napster: Um computador que centralizava a troca de arquivos entre membros. Kazaa: software ficava instalado no computador de cada membro. Punir cada usuário ou punir o software? ITunes: solução encontrada para ponderar ambos os lados. Compra de músicas online a um preço abaixo da média do mercado comum.

6 4) Você acha que a solução atual é viável? Por quê? Explique.
Viabilidade das soluções entra no campo da subjetividade Período de transição tecnológica Solução atual vista apenas como uma forma de contenção dos problemas Nova era digital impondo novos limites -> adequação da sociedade

7 Conclusão Mudança de estratégia da indústria fonográfica: novas formas de ganhar dinheiro. Aumento do compartilhamento de músicas online, também decorrente do sucesso das redes sociais e do YouTube, facilitou o lançamento de novas músicas. Campanhas feitas em favor do combate a pirataria.

8


Carregar ppt "Caso: Será que a indústria fonográfica consegue mudar o ritmo?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google