A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto de Ensino Professor Augusto Francisco Teixeira CONHECENDO PARIS NOVA ANDRADINA - MS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto de Ensino Professor Augusto Francisco Teixeira CONHECENDO PARIS NOVA ANDRADINA - MS."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto de Ensino Professor Augusto Francisco Teixeira CONHECENDO PARIS NOVA ANDRADINA - MS

2 O MUNDO CONTEMPORÂNEO DISPONIBILIZA AOS JOVENS E ADOLESCENTES VÁRIAS OPÇÕES DE LUGARES E COISAS PARA SE CONHECER. DENTRE ESTES LUGARES PODEMOS CITAR COMO EXEMPLO AS GRANDES CAPITAIS MUNDIAIS DE COMPRAS E VISITAÇÕES, COMO WASHINGTON, NEW YORK, SÃO PAULO, BUENO AIRES, PARIS, BERLIN, TORONTO E ETC. SABENDO QUE AS CONDIÇÕES FINANCEIRAS DA COMUNIDADE ACADÊMICA DE NOSSA ESCOLA NÃO TEM COMO DISPONIBILIZAR A ESTES UMA VIAGEM PARA ESTAS CIDADES, TÃO COMENTADAS E APRESENTADAS EM TVS E EM OUTROS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO, RESOLVEMOS MONTAR ESTES PROJETO QUE DISPONIBILIZA RÁ AOS ALUNOS A POSSIBILIDADE EM REALIZAR UMA VIAGEM, NÃO TÃO BEM PRAZEROSA QUANTO SE RAL FOSSE, MAS TÃO INTERESSANTE E INFORMATIVA QUANTO, E COM UMA VANTAGEM, SEM ÔNIBUS AOS VIAJANTES. INTRODUÇÃO O MUNDO CONTEMPORÂNEO DISPONIBILIZA AOS JOVENS E ADOLESCENTES VÁRIAS OPÇÕES DE LUGARES E COISAS PARA SE CONHECER. DENTRE ESTES LUGARES PODEMOS CITAR COMO EXEMPLO AS GRANDES CAPITAIS MUNDIAIS DE COMPRAS E VISITAÇÕES, COMO WASHINGTON, NEW YORK, SÃO PAULO, BUENO AIRES, PARIS, BERLIN, TORONTO E ETC. SABENDO QUE AS CONDIÇÕES FINANCEIRAS DA COMUNIDADE ACADÊMICA DE NOSSA ESCOLA NÃO TEM COMO DISPONIBILIZAR A ESTES UMA VIAGEM PARA ESTAS CIDADES, TÃO COMENTADAS E APRESENTADAS EM TVS E EM OUTROS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO, RESOLVEMOS MONTAR ESTES PROJETO QUE DISPONIBILIZA RÁ AOS ALUNOS A POSSIBILIDADE EM REALIZAR UMA VIAGEM, NÃO TÃO BEM PRAZEROSA QUANTO SE RAL FOSSE, MAS TÃO INTERESSANTE E INFORMATIVA QUANTO, E COM UMA VANTAGEM, SEM ÔNIBUS AOS VIAJANTES. Objetivo Objetivo Levar os alunos a conhecerem novos lugares e apresentar suas impressões aos colegas através do uso da internet. Levar os alunos a conhecerem novos lugares e apresentar suas impressões aos colegas através do uso da internet. Incentivar aos colegas através do uso da internet. Incentivar aos colegas através do uso da internet. Incentivar os alunos a usarem a internet como ferramenta de pesquisa, fácil, prática e atual. Incentivar os alunos a usarem a internet como ferramenta de pesquisa, fácil, prática e atual. Possibilitar o uso da ferramenta Power Point. Possibilitar o uso da ferramenta Power Point.

3 Metodologia Os alunos envolvidos serão distribuídos em grupos de 5, onde deverão buscar na web todas as informações possíveis, como fotos, textos e filmes da cidade de Paris, na França. Os alunos envolvidos serão distribuídos em grupos de 5, onde deverão buscar na web todas as informações possíveis, como fotos, textos e filmes da cidade de Paris, na França. Quando a pesquisa tiver uma grande quantidade de material, os alunos deverão organizar estas informações começando pelas mais relevantes e montando no Power point uma apresentação por grupo com no mínimo 5 slides e no máximo10. Quando a pesquisa tiver uma grande quantidade de material, os alunos deverão organizar estas informações começando pelas mais relevantes e montando no Power point uma apresentação por grupo com no mínimo 5 slides e no máximo10. Os alunos deverão escolher dentre os integrantes, dois alunos que deverão apresentar o projeto aos demais. Os alunos deverão escolher dentre os integrantes, dois alunos que deverão apresentar o projeto aos demais.

4 Público atendido Alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Fátima Gaiotto Sampaio. Cronograma Cronograma Junho: Elaboração e montagem do projeto Junho: Elaboração e montagem do projeto Julho: Execução do projeto Julho: Execução do projeto

5 Série: 1º ano B Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa, Geografia, História,Artes. Aulas utilizadas: 3 aulas Número de alunos: 12 Professores envolvidos: Augusto= autor do projeto Ailton e Luciane= relatores e escritores da redação. Características da turma Série: 1º ano B Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa, Geografia, História,Artes. Aulas utilizadas: 3 aulas Número de alunos: 12 Professores envolvidos: Augusto= autor do projeto Ailton e Luciane= relatores e escritores da redação.

6 Desenvolvimento do Projeto Notamos, que a turma é muito animada e participativa demonstrando muita alegria e interesse na realização das atividades. Percebemos ainda, que durante o desenvolvimento do trabalho o professor levantava questionamentos sendo um deles o por quê dos alunos tratarem a respeito de um museu citando um texto e não adicionarem as imagens do mesmo. Os trabalhos foram apresentados em forma de leituras de textos extraídos da internet, onde cada aluno montou seu trabalho com seus assuntos preferidos a respeito de Paris, exemplos: pontos turísticos, culturas, histórias, esportes, dentre outros. Ocorreram alguns contratempos durante a execução do trabalho, como o computador travar algumas vezes, a câmera digital da escola não funcionar, sendo necessário ir em busca de outra, mas nada de relevante até mesmo porque um dos professores foi transmitindo orientações aos alunos sobre o projeto. Durante a pesquisa em que os alunos buscavam imagens da cidade de Paris capital da França, surgiram o termo cidade luz que está relacionada ao movimento do iluminismo e algumas vezes fotos inesperadas da cantora Paris Hilton em fotos sensuais. Depois de algumas apresentações o professor Augusto como executor do projeto, resolveu limitar o tempo de apresentação de cada grupo para três minutos, pois faltavam apenas dez minutos para se encerrar a aula. Concluindo o projeto o professor fez alguns comentários sobre os trabalhos e parabenizou toda a turma pelo bom resultado obtido, ressaltou que os alunos atingiram o que foi lhes proposto em apenas três aulas.

7 Relatos dos Projetos Os alunos aqui apresentados estão assistindo a apresentação do projeto de um dos grupos. Os alunos aqui apresentados estão assistindo a apresentação do projeto de um dos grupos.

8 Relatos dos Projetos Aqui podemos ver o professor auxiliando na elaboração do trabalho. Alunos expondo o trabalho que tinha como tema: Um passeio à Paris.

9 Relatos dos alunos sobre o projeto 1) Como a atividade foi desenvolvida? Grupo A: através de uma pesquisa na internet, e montando um slide com textos e imagens. Grupo B: Com grande trabalho e interesse com os colegas para ajudar-nos na nota. Grupo C: Através de uma pesquisa na sala de tecnologia pela internet. Grupo D: Através de uma pesquisa na internet, e montando um slide com textos e imagens. Grupo E: A atividade foi feita em grupos, com uma pesquisa na internet, montando um slide com fotos, textos sobre a França.

10 2) Segundo sua observação responda: A) O que você considera mais importante nesta atividade? O que gostou? Grupo A: O mais importante é conhecer outras culturas, que são muito diferentes da nossa. Grupo A: O mais importante é conhecer outras culturas, que são muito diferentes da nossa. O que mais gostei da Arte e da Arquitetura. O que mais gostei da Arte e da Arquitetura. Grupo B: O aprendizado e o conhecimento. Grupo B: O aprendizado e o conhecimento. De conhecer novas coisas na França. De conhecer novas coisas na França. Grupo C: Que com a pesquisa adquirimos mais conhecimentos sobre outros países, como no caso a França. Grupo C: Que com a pesquisa adquirimos mais conhecimentos sobre outros países, como no caso a França. Grupo D: O mais importante é conhecer outras culturas que são muito diferentes da nossa. Grupo D: O mais importante é conhecer outras culturas que são muito diferentes da nossa. Gostei da arte e arquitetura. Gostei da arte e arquitetura. Grupo E: O importante, pois você conhece muitos coisas através das pesquisas como, suas culturas que são diferentes das nossas. Grupo E: O importante, pois você conhece muitos coisas através das pesquisas como, suas culturas que são diferentes das nossas.

11 B) O que não gostou? Por quê? Grupo A: O computador, poderia ter programas mais modernos, pois esses muito antigos são difíceis de mexer e não disponibiliza muitos recursos. Grupo A: O computador, poderia ter programas mais modernos, pois esses muito antigos são difíceis de mexer e não disponibiliza muitos recursos. Grupo B: Da seleção da França. Porque não joga nada. Grupo B: Da seleção da França. Porque não joga nada. Grupo C: O computador. Que o computador está muito lento, deveria ter programas mais modernos. Grupo C: O computador. Que o computador está muito lento, deveria ter programas mais modernos. Grupo D: Não gostei do computador pois, é muito lento. Grupo D: Não gostei do computador pois, é muito lento. Grupo E: Do computador, pois ele é muito lento quando você baixa algo “ele demora um século para entrar.” Grupo E: Do computador, pois ele é muito lento quando você baixa algo “ele demora um século para entrar.”

12 3) Se tivesse oportunidade o que faria de diferente? Grupo A: Computadores um pouco melhores e internet mais rápida. Grupo A: Computadores um pouco melhores e internet mais rápida. Grupo B: Iria a Torre Eifel. Grupo B: Iria a Torre Eifel. Grupo C: Um computador mais potente e rápido e a sala um pouco maior. Grupo C: Um computador mais potente e rápido e a sala um pouco maior. Grupo D: Consegui conhecer um pouco mais sobre a famosa cidade. Gostaria que a internet fosse mais avançada. Grupo D: Consegui conhecer um pouco mais sobre a famosa cidade. Gostaria que a internet fosse mais avançada. Grupo E: Eu mudaria os computadores, colocaria uma internet mais avançada e aumentaria o número de computadores. Grupo E: Eu mudaria os computadores, colocaria uma internet mais avançada e aumentaria o número de computadores.

13 4) Que aprendizado você conseguiu reter com essa aula? Grupo A: Consegui aprender um pouco mais sobre essa famosa cidade e até teria curiosidade de conhecê-la. Grupo A: Consegui aprender um pouco mais sobre essa famosa cidade e até teria curiosidade de conhecê-la. Grupo B: Da economia, esporte, cultura da França. Grupo B: Da economia, esporte, cultura da França. Grupo C: Muita coisa, pois através da internet podemos conhecer outros países, e até mesmo aprender outras línguas. Grupo C: Muita coisa, pois através da internet podemos conhecer outros países, e até mesmo aprender outras línguas. Grupo D: É ter mais curiosidade da cidade famosa e bonita. Grupo D: É ter mais curiosidade da cidade famosa e bonita. Grupo E: Muita coisa, pois aprendemos que com isso podemos conhecer vários lugares através de uma aula na internet, pois aprendemos suas culturas, suas festas, etc. Grupo E: Muita coisa, pois aprendemos que com isso podemos conhecer vários lugares através de uma aula na internet, pois aprendemos suas culturas, suas festas, etc.

14 5) Os recursos disponibilizados em sua escola foram suficientes para seu aprendizado? Que recursos você considera importante que ainda não estão disponíveis em sua escola? Grupo A: Sim. Grupo A: Sim. Grupo B: Sim. Quadra coberta. Grupo B: Sim. Quadra coberta. Grupo C: Sim, mas poderia serem melhores. Grupo C: Sim, mas poderia serem melhores. Grupo D: Sim, mas poderia estarem disponíveis também web cans. Grupo D: Sim, mas poderia estarem disponíveis também web cans. Grupo E: Sim. O que falta é web can e uma internet mais avançada. Grupo E: Sim. O que falta é web can e uma internet mais avançada.

15 Resultados obtidos Pelo que pudemos perceber todos os alunos conseguiram aprender o que foi proposto, pois o passo inicial era desenvolver uma aula que os tirassem da rotina diária levando-os a planejarem sua própria aula, conseguindo assim serem autores do seu roteiro de viagem. Conforme eles eram orientados em sua pesquisa sobre a França percebemos que cada um buscava aquilo que mais gostava ou seja o que mais lhe interessava. O professor dessa forma tinha o papel de orientador, e o aluno era agente do seu próprio conhecimento, nessa prática percebemos que podemos acreditar no potencial de nossos alunos e investir em novas tecnologias afim de desenvolver as competências necessárias dos nossos educandos uma vez que os mesmos estão cercados por mídias futurísticas. Pelo que pudemos perceber todos os alunos conseguiram aprender o que foi proposto, pois o passo inicial era desenvolver uma aula que os tirassem da rotina diária levando-os a planejarem sua própria aula, conseguindo assim serem autores do seu roteiro de viagem. Conforme eles eram orientados em sua pesquisa sobre a França percebemos que cada um buscava aquilo que mais gostava ou seja o que mais lhe interessava. O professor dessa forma tinha o papel de orientador, e o aluno era agente do seu próprio conhecimento, nessa prática percebemos que podemos acreditar no potencial de nossos alunos e investir em novas tecnologias afim de desenvolver as competências necessárias dos nossos educandos uma vez que os mesmos estão cercados por mídias futurísticas.

16 Conclusões Aprendemos que usar as mídias disponíveis em sala de aula não é assim “um bicho de sete cabeças” e que podemos sim enriquecer as nossas aulas. Integrar o nosso planejamento anual escolar aos recursos tecnológicos será muito agradável, pois através de pesquisas via internet os alunos tem um turbilhão de informações favoráveis ao seu conhecimento, sendo assim o professor deverá ser um orientador e filtrar as informações adequadas a formação do aluno. Não acreditamos que seja necessário mudar o planejamento, mas sim deixar como sugestão o uso de novas mídias para que as aulas sejam enriquecidas. Aprendemos que usar as mídias disponíveis em sala de aula não é assim “um bicho de sete cabeças” e que podemos sim enriquecer as nossas aulas. Integrar o nosso planejamento anual escolar aos recursos tecnológicos será muito agradável, pois através de pesquisas via internet os alunos tem um turbilhão de informações favoráveis ao seu conhecimento, sendo assim o professor deverá ser um orientador e filtrar as informações adequadas a formação do aluno. Não acreditamos que seja necessário mudar o planejamento, mas sim deixar como sugestão o uso de novas mídias para que as aulas sejam enriquecidas.


Carregar ppt "Projeto de Ensino Professor Augusto Francisco Teixeira CONHECENDO PARIS NOVA ANDRADINA - MS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google