A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Portugal Os verdadeiros Pastéis de Belém

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Portugal Os verdadeiros Pastéis de Belém"— Transcrição da apresentação:

1 Portugal Os verdadeiros Pastéis de Belém
Os pastéis de nata ou Pastéis de Belém são uma especialidade doceira da gastronomia portuguesa. CLICAR

2 Em 1835, em Belém, próximo ao. Mosteiro dos Jerónimos, numa
Em 1835, em Belém, próximo ao Mosteiro dos Jerónimos, numa tentativa de subsistência, os clérigos daquele mosteiro puseram à venda, numa loja rudimentar, uns pastéis de nata. Nessa época, aquela zona ficava longe da cidade de Lisboa e o seu acesso era assegurado por barcos a vapor. A presença do Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém atraíam inúmeros visitantes que depressa se habituaram àquele doce conventual.

3

4 175 anos No início os pastéis foram postos à venda numa refinaria de açúcar, por Domingos Rafael, confeiteiro português regressado do Brasil. Em 1837 foram inauguradas as instalações onde se situa atualmente a centenária pastelaria.

5 Aproveite a visita à região e prepare-se para enfrentar a fila que geralmente há na entrada da confeitaria. Mas vale a pena esperar...

6

7 A receita, transmitida e exclusivamente conhecida pelos mestres pasteleiros que os fabricam artesanalmente na Oficina do Segredo, mantém-se igual até aos dias de hoje. Tanto a receita original como o nome "Pastéis de Belém" estão patenteados.

8

9 Após 175 anos, esta especialidade doceira continua a sua secular existência. O elevado número de pastéis são ali fabricados diariamente.

10

11 Prove um, dois, três ou quatro, deixe-se entusiasmar...
Quando se trata dos Pastéis de Belém, são assim os verdadeiros apreciadores.

12

13 O Pastel de Belém é o doce mais famoso de Portugal, e é conhecido no Brasil como Pastel de Nata. Só que em Lisboa, na Fábrica dos Pastéis de Belém é que ele tem um sabor especial devido à sua receita original.

14

15 A Fábrica dos Pastéis de Belém tem um labirinto de salas forradas a antigos azulejos, onde poderá entrar e juntar-se à multidão que saboreia os deliciosos doces.

16

17

18 Nas suas vitrinas um autêntico museu de receitas e utensílios, guardados com todo o cuidado e que recordam as várias e antigas fases de fabrico.

19 Em 2011, o Pastel de Belém foi eleito uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal.

20

21

22 FIM Desenhos: Mónica Cid e Filipe L.F. Música: Ballade - A. Rieu
Formatação fotos e texto: de JBVieira FIM Novembro / 2012


Carregar ppt "Portugal Os verdadeiros Pastéis de Belém"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google